Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

F1: Verstappen quase foi parar nas arquibancadas em briga com pneus

Piloto da Red Bull explica que perda de aderência em Ímola quase o fez parar com o carro na arquibancada. Pneus duros foram problema o holandês

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Max Verstappen sentiu como se estivesse "dirigindo no gelo" com os pneus duros no GP de Emilia Romagna, dizendo que "quase foi parar na arquibancada". Verstappen, superou por pouco Lando Norris, da McLaren, depois de ter conseguido uma vantagem sobre o britânico no primeiro stint com pneus médios, mas teve dificuldades com o composto duro no final da prova.

Leia também:

Verstappen explicou que não conseguiu manter os pneus duros no funcionamento correto, o que levou a uma falta de aderência que, segundo ele, quase o fez bater na curva 7 do grampo de Tosa.

"Na média, estava muito bom", disse Verstappen depois de conquistar sua quinta vitória na temporada. "Mas, assim que troquei para os pneus duros, talvez não nas primeiras cinco ou dez voltas, mas depois disso, eu pensei: 'Não tenho certeza se vou conseguir levar isso até o fim'.

"Os pneus simplesmente saíram da janela de operação e foi como dirigir no gelo, muito rápido. Na Curva 7 (Tosa), quase fui parar na arquibancada, para minha surpresa, em algum momento. Então, foi muito difícil, tive que tomar linhas muito estranhas."

Em corridas anteriores, Verstappen teria simplesmente tido a vantagem de chegar ao final de qualquer maneira. Contudo, na McLaren MCL38 amplamente atualizada, Norris conseguiu encostar no tricampeão mundial, perseguindo-o nas últimas 10 voltas.

Verstappen admitiu que tinha dúvidas sobre como manter Norris atrás dele, mas se concentrou em conseguir uma boa saída para a reta principal de Imola, que era a única oportunidade de ultrapassagem possível para o britânico.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Norris não chegou a entrar no alcance do DRS da Red Bull, mas fechou em sete décimos no final.

"Eu estava realmente tentando sobreviver naquele momento e, de repente, Lando realmente aumentou o ritmo", explicou Verstappen.

"Eu podia vê-lo se aproximar e não tinha certeza se conseguiria mantê-lo atrás. Assim que ele fez meio segundo na volta, isso é muito. Mas, por outro lado, você não pode fazer nada a respeito. Você não pode tentar forçar meio segundo de repente quando não precisa se equilibrar.

"Eu estava apenas tentando não cometer erros, contornar os problemas de equilíbrio e ser rápido na reta. Com a asa traseira que tínhamos, éramos bastante rápidos na reta."

Uma dor de cabeça adicional foi uma bandeira preta e branca para os limites da pista, o que significava que Verstappen estava sob constante ameaça de receber uma penalidade de cinco segundos.

"Depois disso, estava deixando um pouco mais de margem. As últimas voltas, quando o Lando estava me alcançando, foram um pouco mais difíceis, porque eu tinha que usar a pista o máximo que pudesse. Exige um pouco mais de concentração, então a cada saída você tem que ter certeza do que está fazendo."

F1 AO VIVO: Verstappen SOFRE no fim mas segura NORRIS e vence o GP da Emilia Romagna em Ímola | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #282 – Histeria contra Hulkenberg na F1 é justificável?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Russell não ficou feliz com estratégia de paradas no GP de Ímola
Próximo artigo F1: Verstappen "faz a limpa" no fim de semana com vitórias em Ímola e nas 24h Virtuais de Nurburgring

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil