Últimas notícias

Vettel aponta principal fraqueza da Ferrari frente às rivais

Para o tetracampeão, o SF1000 tem arrasto demais, deixando a equipe com uma velocidade de reta menor que seus rivais

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Mark Sutton / Motorsport Images

Nesta quinta-feira, Sebastian Vettel terminou sua participação nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 com o carro de 2020 da Ferrari. Somente hoje o alemão completou 144 voltas, além de fazer o melhor tempo que a equipe italiana fez nesta pré-temporada. Mesmo assim, ainda ficou mais de um segundo atrás da melhor volta até aqui, de Valtteri Bottas na última sexta.

A Ferrari diminuiu suas expectativas para o início da temporada durante os testes, afirmando estar um passo atrás da Mercedes e da Red Bull. O foco da equipe foi melhorar a habilidade de fazer curvas com o novo carro - um dos problemas do ano passado - mas com isso, a velocidade de reta também foi comprometida.

Leia também:

Perguntado pelo Autosport / Motorsport.com sobre a performance em curvas, Vettel explicou que, enquanto o carro melhorou nesta área, agora está atrás na velocidade de reta.

"Posso sentir que o carro está melhor. Acho que o Setor 3 está melhor", disse Vettel. "Nós sabemos também que para melhorar nisso, perdemos em outra área. Temos algum trabalho para fazer, estamos mais devagar do que queremos nas retas porque temos arrasto demais".

"Estamos cientes disso, mas o objetivo era trazer mais downforce para o carro, o que acho que conseguimos. O terceiro setor parece melhor, mas obviamente saindo dali para a Curva 1 não parece tão bom quanto no ano passado".

"Certamente nas curvas é onde sinto a diferença, e onde melhoramos, mas parece que os outros estão ainda mais rápidos. Acho que esse é o ponto que estamos. Há muito trabalho para fazer".

Vettel disse que a decisão de favorecer um carro com mais downforce tem o objetivo de melhorar a performance da Ferrari nas corridas. A equipe teve nove pole positions ano passado, mas venceu apenas três vezes.

"Nós trabalhamos muito durante as férias e acho que nosso carro evoluiu. Atualmente tem mais arrasto, mas acho que estamos alertas", disse Vettel. "Estamos nos esforçando para nos livrarmos do arrasto e tornar o carro mais eficiente. Mas também acreditamos que em dias de corrida, nos dará uma vantagem. Acho que será essencial desenvolver o carro, porque não estamos muito rápidos agora".

A Mercedes chegou a afirmar que a Ferrari estaria subutilizando sua unidade de potência - algo que a equipe negou - para esconder seu ritmo real. Enquanto Vettel concordou que é muito dfícil comparar as equipes da frente devido aos programas de testes variados, ele disse que a performance da Ferrari ainda não impressionou o paddock da F1.

"Eu acho que se você olhar para as grandes equipes, ninguém está tentando fazer algo muito grande", disse. "Acho que a maior parte do trabalho é feito nos bastidores e você realmente não vê".

"Estou curioso para ver onde estaremos na Austrália. Mas, com certeza, não estamos deixando a melhor impressão agora. Não estou preocupado e se realmente estiver assim, vamos saber em algumas semanas - não agora, nem amanhã".

Veja imagens da quinta-feira em Barcelona

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Christian Horner, Red Bull Racing

Christian Horner, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Christian Horner, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing

Christian Horner, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi's Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi's Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team

Esteban Ocon, Renault F1 Team

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team

Esteban Ocon, Renault F1 Team

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Giorgio Piola

Franz Tost, AlphaTauri

Franz Tost, AlphaTauri

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Giorgio Piola e Andrea Stella, McLaren

Giorgio Piola e Andrea Stella, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point

Lance Stroll, Racing Point

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop

Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop

Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel

Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel

Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, inspects his car after spinning into the gravel

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, inspects his car after spinning into the gravel

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Mechanics wheel Nicholas Latifi, Williams FW43 back into the garage

Mechanics wheel Nicholas Latifi, Williams FW43 back into the garage

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension

Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension

Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension

Foto de: Giorgio Piola

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams Racing

Nicholas Latifi, Williams Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams Racing

Nicholas Latifi, Williams Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams Racing

Nicholas Latifi, Williams Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nose and bodywork detail of Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Nose and bodywork detail of Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nose detail on Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Nose detail on Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly's AlphaTauri AT01 steering wheel

Pierre Gasly's AlphaTauri AT01 steering wheel

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Rear wheel and rake detail on Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Rear wheel and rake detail on Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB16 front wing

Red Bull Racing RB16 front wing

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 front wing

Red Bull Racing RB16 front wing

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 front wing

Red Bull Racing RB16 front wing

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 front wing

Red Bull Racing RB16 front wing

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 front wing and front suspension

Red Bull Racing RB16 front wing and front suspension

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 rear

Red Bull Racing RB16 rear

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 side

Red Bull Racing RB16 side

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 side

Red Bull Racing RB16 side

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB16 side

Red Bull Racing RB16 side

Foto de: Giorgio Piola

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

The rear wing on Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

The rear wing on Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas VF-20

Kevin Magnussen, Haas VF-20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits

Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits

Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

McLAren MCL35 front

McLAren MCL35 front

Foto de: Giorgio Piola

Nicholas Latifi, Williams FW43

Nicholas Latifi, Williams FW43

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

The Max Verstappen Red Bull Racing RB16 is returned to the pits on the back of a truck

The Max Verstappen Red Bull Racing RB16 is returned to the pits on the back of a truck

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team

Kevin Magnussen, Haas F1 Team

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Kevin Magnussen, Haas F1 Team

Kevin Magnussen, Haas F1 Team

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

The engine in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

The engine in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nicholas Latifi, Williams Racing

Nicholas Latifi, Williams Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pierre Gasly, AlphaTauri

Pierre Gasly, AlphaTauri

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport and Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda

Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport and Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Red Bull Racing RB 16 engine

Red Bull Racing RB 16 engine

Foto de: Giorgio Piola

115

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Equipes se reúnem para discutir situação do GP da Austrália
Próximo artigo Ricciardo lidera última manhã de testes da pré-temporada da F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil