Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Últimas notícias

Vettel leva reprimenda e multa, mas mantém 2º lugar no grid

Direção de prova reconhece que alemão cometeu irregularidades, mas fato de ter desligado o motor e pesado corretamente evita punição no grid

Sebastian Vettel, Ferrari in the press conference

Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e uma multa por ter desrespeitado o procedimento de pesagem durante a sessão classificatória para o GP do Brasil, em Interlagos. Isso significa que o alemão mantém a segunda posição no grid da prova.

Ao fim do Q2, Vettel estava apressado para retornar à garagem, já que havia a ameaça de uma chuva mais forte. O piloto da Ferrari, então, foi convocado para subir com seu carro na balança da FIA, algo que é corriqueiro durante as sessões.

Contudo, Vettel demonstrou impaciência ao gesticular para os fiscais, e, ao deixar a balança, danificou o equipamento da FIA. O procedimento comum é que os pilotos desliguem seus motores, já que isso proporciona resultados mais precisos na pesagem. Além disso, os carros devem ser empurrados para fora da balança para evitar qualquer dano.

Os comissários admitiram que Vettel cometeu uma infração, mas que, ao menos, foi possível fazer uma pesagem precisa do carro do alemão. Assim, o piloto recebeu uma reprimenda e uma multa de € 25 mil.

O veredito foi: “Os comissários reviram as evidências em vídeo da câmera onboard e das câmeras de segurança e analisaram a telemetria do motor, além de ouvir o piloto do carro #5 um representante da equipe.”

“Primeiramente, os comissários consideraram se houve um descumprimento do Artigo 29.1. Como o piloto parou na garagem da FIA e mais tarde desligou o motor, mesmo que não no momento esperado pelo procedimento estabelecido, e o peso foi obtido, estes elementos satisfazem os pré-requisitos do regulamento, e, portanto, os comissários consideraram que não houve descumprimento.”

“Mesmo assim, os comissários dão direções aos pilotos na balança para que o procedimento de pesagem seja feito de forma ordenada e segura, sem a possibilidade de danificar a balança.”

“Os comissários observaram que o piloto não desligou o motor no momento em que lhe foi pedido, derrubou um cone de sinalização para evitar que o piloto suba na balança, o que ele fez posteriormente. Naquele momento, lhe foi mostrado uma placa que pedia para que os freios fossem acionados por um fiscal que estava à sua frente. E, enquanto ele não atingiu o fiscal, ele o forçou para fora da balança enquanto subiu. E aí ele desligou o motor.”

“Uma vez que o peso foi obtido, ele não esperou que o fiscal empurrasse o carro para fora da balança. Por mais que os comissários aceitem que ele talvez tenha entendido errado a indicação, ele ligou o carro novamente e dirigiu para sair da balança, o que não é o procedimento, já que isso pode danificar a balança – o que aconteceu.”

“Por mais que ninguém tenha se machucado e os comissários aceitarem que ele não tenha deixado a balança de forma imprudente, o procedimento é estabelecido exatamente para evitar danos ou situações perigosas.”

Artigo anterior Hamilton culpa Sirotkin por quase ter causado acidente
Próximo artigo Verstappen: Renault perde 1s por volta, mas recuperamos 0s5 com chassi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros