Nada como um dia após o outro. Depois de bater forte nos treinos de sexta-feira, Sebastian Vettel cravou a pole position com sobras para o GP da Turquia de F-1. O atual campeão liderou uma dobradinha da Red Bull no circuito de Istambul Park.
O alemão ficou na frente nas duas últimas fases da classificação, cravando a posição de honra com a marca de 1min25s049 (a melhor do fim de semana), superando o parceiro Mark Webber em quase quatro décimos. Já a segunda fila terá a Mercedes de Nico Rosberg ao lado da McLaren de Lewis Hamilton.
Já a terceira fila é de campeões mundiais: Fernando Alonso, com a Ferrari, e Jenson Button, da McLaren, mais de oito décimos atrás. Vitaly Petrov foi o melhor Renault, em sétimo, seguido de Michael Schumacher (Mercedes), Nick Heidfeld (Renault) e Felipe Massa (Ferrari), que liderou o Q1, mas não conseguiu registrar tempo no Q3.
Logo atrás de Massa, sai Rubens Barrichello, que foi eliminado na segunda fase por apenas dois décimos para Heidfeld, e divide a sexta fila do grid com o Force India de Adrian Sutil. Veja como foi o treino em detalhes.
Q1
A primeira parte da classificação começou cedo para Massa: antes do início da sessão, o brasileiro trocou o motor de seu carro. Como está dentro da cota de oito propulsores por ano, o ferrarista não recebeu punição. Com oito minutos, Vettel pulou para a ponta, prontamente escoltado por Webber e seguido das duas McLaren. No finalzinho, Massa cravou 1min27s013 e pulou para a ponta. Já no fundão, caíram Kovalainen, Trulli, D'Ambrosio, Liuzzi, Glock, Karthikeyan e Kobayashi.
Q2
Logo cedo, Vettel mostrou potencial ao quebrar a linha do melhor tempo do fim de semana, com 1min25s610, seguido de Hamilton, Webber, Alonso, Button e Massa. No chamado 'happy hour', Rosberg pulou para segundo, seguido de Hamilton, Webber, Schumacher, Alonso, Massa e Button. Barrichello perdeu a vaga por dois décimos para Heidfeld, e acompanhou Sutil, Di Resta, Maldonado, Perez, Buemi e Alguersuari na lista dos eliminados.
Q3
A parte final contou com apenas seis pilotos na pista até três minutos para o fim, sendo eles Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Button e Petrov. O que se provou a decisão acertada, uma vez que Vettel, além da pole, poupou pneus, com Massa saindo em décimo, sem registrar tempos.
O GP da Turquia terá 58 voltas e sua largada está marcada para 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo, pela TV, e das Rádios Bandeirantes, Jovem Pan e Globo/CBN.
Grid de largada