VÍDEO: Panamá planeja circuito de rua para receber a Fórmula 1
Famoso escritório de arquitetura do país está por trás do projeto que visa sediar a abertura do mundial de 2022

A empresa Mallol Arquitectos, envolvida com importantes projetos de infraestrutura no Panamá, apresentou um pré-projeto para organizar o GP do Panamá dentro de dois anos em um circuito de rua na região de Marbella, conhecida por ser uma área turística e com acesso oceano Pacífico.
Através de um vídeo e um projeto em PDF, a empresa de arquitetos mostrou um circuito com cerca de cinco quilômetros, com um total de 17 curvas e uma reta de largada desenhada ao lado da costa do Pacífico.
O projeto sugere uma possível realização no calendário de 2022. Embora o projeto de vídeo fale de uma data 2021, em seu PDF eles vislumbram a conclusão para um ano depois, colocando-se à frente do GP da Austrália com a ideia de sediar a abertura do campeonato.
Dentre as oportunidades que a empresa vê na região, estão: "um local exótico e vibrante, uma imagem positiva para o Panamá e para a região, além de melhorar a qualidade das vias e do espaço público".
Quanto aos desafios que enfrentariam, citam: “as condições das vias e infraestrutura, a ampliação de ruas muito estreitas e a acessibilidade a uma densa área urbana antes e durante a corrida”.
A Liberty Media, detentora dos direitos da F1, e a FIA não se manifestaram sobre a sugestão até o momento.
Incertezas sobre GP do Brasil
Em meio à chegada do Vietnã, retorno da Holanda e projetos em andamento para um GP em Miami e agora no Panamá, o Brasil passa a estar entre os países que estão ameaçados pela presença de novas pistas no calendário.
A audiência de TV e de público em Interlagos foram recorde em 2019 e isso pesa a favor do país. No entanto, o contrato atual se encerra em 2020 e a disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo para sediar o mundial a partir de 2021 ainda está indefinida.
Veja imagens do projeto do GP do Panamá:
Ouça nossa retrospectiva
O ano de 2019 chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.