ANÁLISE: O que esperar de Carlos Sainz na Ferrari em 2021?
Carlos Sainz finalmente terá sua oportunidade, que também é seu maior desafio, um que Vettel sucumbiu
Charles Leclerc, Ferrari, Carlos Sainz Jr., McLaren and George Russell, Williams Racing in the Press Conference
Simon Galloway / Motorsport Images
A trajetória de Carlos Sainz na Fórmula 1 foi, às vezes, repleta de obstáculos, muito diferente do que pensam alguns, que acreditam que o espanhol entrou na elite do automobilismo apoiado pelo seu sobrenome, com o patrocínio da Red Bull e com o apoio de empresas de seu país.
O filho do bicampeão mundial de rali cresceu como atleta, tendo o pai como modelo e Fernando Alonso como referência, padrões muito altos, mas que, de maneiras diferentes, o inspiraram a continuar a andar com a cabeça erguida, mesmo quando a caminhada se tornou difícil.
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Por um momento, parecia que seu sonho de alcançar a F1 estava ficando distante. O dia da confirmação, após testar a Red Bull na pista de Abu Dhabi em novembro de 2014 foi, sem dúvida, o melhor de sua carreira até agora.
Helmut Marko havia dado um voto de confiança a outros colegas da Academia da Red Bull antes dele. Primeiro, Daniil Kvyat, depois, Max Verstappen, que caiu de paraquedas. E é fácil esquecer, mas o espanhol se classificou em oitavo em sua estreia na F1, à frente do holandês.
Em sua temporada de estreia, Verstappen criou uma atmosfera de muita tensão na Toro Rosso, resultando em um ambiente muito competitivo, dentro e fora do carro, com ambos tendo pais com experiência no mais alto nível competitivo do automobilismo.
A saída de Sainz das asas da Red Bull era compreensível. Já que não seria promovido à equipe principal de seus chefes, o caminho para continuar subindo a escada da F1 teria que ser outro. Seu próximo passo foi a Renault, mas a contratação de Daniel Ricciardo pela equipe francesa complicou seu futuro.
Sem a aposentadoria de Alonso no final de 2018, talvez Sainz tivesse dificuldades para encontrar uma boa vaga para 2019. A decisão de seu compatriota, indiretamente, deu a Sainz o impulso mais importante de sua carreira.
O piloto chegará à Ferrari para disputar sua sétima temporada na F1. E é curioso que seu caminho é semelhante ao de Alonso: da equipe de Faenza, que primeiro se chamava Minardi e, posteriormente, Toro Rosso, foi para a Renault e seguiu para a McLaren, antes de chegar à Ferrari.
No entanto, eles chegam em condições muito diferentes. Alonso chegou bicampeão e, na Ferrari, vinha com a expectativa de aumentar seu número de títulos. Embora Felipe Massa já fosse piloto da casa e tivesse chegado perto do título, ele voltou em 2010 buscando retomar sua carreira após o acidente na Hungria no ano anterior.
Veja imagens da trajetória de Carlos Sainz na F1
Carlos Sainz Jr., Toro Rosso
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso y Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Foto de: XPB Images
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Foto de: XPB Images
Carlos Sainz, Scuderia Toro Rosso
Foto de: XPB Images
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso y Marco Matassa, Scuderia Toro Rosso
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR12, pasa el coche chocado de Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team
Foto de: Renault F1
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team, Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team,
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team RS17
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren, Carlos Sainz Jr., McLaren
Foto de: McLaren
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
Foto de: Erik Junius
Podio: tercer lugar Carlos Sainz Jr, McLaren celebra con el trofeo
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Lando Norris, McLaren MCL34
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Daniel Ricciardo, Renault F1, y Carlos Sainz Jr., McLaren, en la conferencia de prensa
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., McLaren
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., McLaren
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Com isso, Alonso já chegou como o número um e seu status na Scuderia nunca foi questionado.
Sainz chegará à Ferrari depois de Charles Leclerc ter completado duas temporadas em Maranello, continuando sua consolidação, dependendo dos resultados apresentados e do quão competitivo o SF1000 será.
Sergio Pérez me disse na entrevista que fizemos essa semana para o Motorsport.com que as equipes tem um "molde" do que procuram em um piloto, falando sobre o que a Ferrari poderia esperar do futuro companheiro de equipe de Leclerc.
Da mesma forma, ele observou que a chegada e o desempenho do monegasco em 2019 foram peças fundamentais no divórcio entre Sebastian Vettel e a Ferrari, colocando Leclerc como sua aposta a longo prazo, após renovar seu contrato até o final de 2024 antes mesmo do Natal.
Sim, claro. A relação do alemão com a equipe foi se degradando com o passar da temporada, chegando a um ponto baixo no infame toque em Interlagos. É claro que existem elementos adicionais, mas os mencionados são os mais importantes.
Carregar o logotipo da Ferrari no peito é um privilégio de poucos, talvez o sonho de todos, mas que envolve também entrar em um ambiente mais político do que nas outras equipes. Nada que Sainz não saiba.
Da mesma forma, entrar em uma equipe, que sempre teve o status de protagonista, significa subir para uma outra esfera, onde triunfos são conquistados, derrotas significam crises em potencial, e onde todos os erros passam por escrutínio de todos os tifosi. É preciso ter uma pele grossa.
Exceto pela dupla da Ferrari na maior parte de 1968, formada por Jacky Ickx e Chris Amon, com média de menos de 24 anos de idade, a formação de 2021 será a composição mais jovem da história moderna da equipe italiana na F1, sendo apenas alguns meses mais velhos. Mas ambos terão bem mais corridas que o belga e o neozelandês tinham na época.
Leclerc endureceu no ambiente ferrarista ao longo de 2019, além da extraordinária maturidade que ele tem para uma pessoa de apenas 22 anos, e desfruta de um forte apoio político e da torcida pelo seu desempenho.
Já Sainz percorreu um caminho até chegar a Ferrari marcado pelo crescimento e fortalecimento do piloto, de apenas 25 anos. Agora, sua grande oportunidade chegou, como recompensa de uma excelente primeira temporada com a McLaren combinada com o trabalho de tantos anos.
Em 2021, ele enfrentará seu maior desafio, o mesmo que Vettel, com seus quatro títulos e 53 vitórias, acabou sucumbindo.
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1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: motosport.com
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