Williams diz que carro deste ano é uma boa referência para 2020
Engenheiro da equipe disse que não há nada gravemente errado no carro de 2019 e que foi unica equipe a dar um passo atrás visando um ganho posterior
O engenheiro sênior de corridas da Williams na F1, Dave Robson, disse que o carro da equipe deste ano servirá como base para o desenvolvimento do modelo de 2020 e que, apesar do mau desempenho não há grandes defeitos no projeto e que os dados coletados nesta temporada servirão de aprendizado.
Perguntado pelo Motorsport.com se o carro desse ano serve como um bom ponto de partida apesar da fraca performance, Robson disse: “Acredito que sim. É bom quando as regras são estáveis ao longo de um ano ou dois, e podemos aprender para o futuro, o que nós fizemos com algumas coisas”.
“Eu não estou certo de que exista algo fundamentalmente errado. Eu apenas acho que nós estamos atrás na curva de desenvolvimento do carro”.
“Nós sabemos que tomamos uma abordagem diferente. No ano passado nós sentimos que atingimos o limite do conceito do carro, e então com o propósito de avançarmos, nós conscientemente demos um passo atrás, e está demorando mais do que esperávamos para voltar e superar o estágio em que estávamos antes”.
Com regras estáveis, e o grande pacote de mudanças chegando em 2021, a maioria dos times está seguindo um caminho similar e buscando refinar os modelos deste ano para a próxima temporada.
“Há sempre novas coisas para aprender, experimentar e pesquisar para o próximo ano”, disse Robson. “O design do carro da próxima temporada já está sendo trabalhado, então a arquitetura principal já está estabelecida”.
“Será uma evolução deste carro em muitos sentidos, já que temos a vantagem de as regras estarem razoavelmente estáveis. Parte de nosso trabalho para o resto deste ano é garantir que nós vamos aprender tudo o que pudermos para aplicarmos no projeto do ano que vem”.
Robson disse que seria errado assumir que o time falhou no projeto da asa dianteira e em outras mudanças aerodinâmicas nesta temporada.
“Tivemos nove corridas e não é como se todos os times tenham usado as mesmas soluções ainda, o que é bastante incomum. As equipes têm diferentes modos de abordar isso".
“Nós começamos a olhar para trás durante os testes na Hungria no último ano, e pensávamos que tínhamos feito progresso, pensamos que ganhamos um pouco de vantagem naquela ocasião. O trabalho ainda está acontecendo no túnel de vento para avaliar se nós seguimos por esse caminho”.
“Como eu disse, todos parecem estar presos à filosofia que eles haviam lançado anteriormente e preferiram desenvolver ao invés de tentar uma grande mudança. Eu acho que ainda não é possível avaliar”.
O engenheiro aproveitou para anunciar que o time trará algumas atualizações na próxima corrida, e mais algumas na Alemanha ou na Hungria.
“Nós estamos trabalhando duro para trazer as atualizações nas próximas corridas, e eu penso que nós veremos algumas mudanças no carro em Silverstone, com mais um pacote chegando em até duas corridas mais tarde. Será apertado, como tudo sempre é na F1”.
Relembre todos os carros da Williams na Fórmula 1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.