Conteúdo especial

Lucas di Grassi, o brasileiro da década no esporte a motor

Paulistano pode ser bicampeão da Fórmula E neste fim de semana e coroar a década com mais um título para o país em campeonatos mundiais

Third place Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, approaches the podium

Third place Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, approaches the podium

Alastair Staley / Motorsport Images

Neste fim de semana Lucas di Grassi luta pelo bicampeonato da Fórmula E e pode se consolidar como o maior brasileiro das pistas na última década (veja mais detalhes na galeria abaixo). Para ser campeão, o paulistano depende de  uma combinação de resultados no eprix de Nova Iorque. No entanto, di Grassi está acostumado a viradas, pois conquistou seu primeiro título dessa maneira em 2017.

Leia também:

O Brasil, que teve grande destaque na Fórmula 1 desde os anos 70, vive seu pior momento na categoria, sem conquistar vitórias desde 2009 e sem nenhum piloto no grid há dois anos. Os brasileiros também perderam o protagonismo em outras categorias nos últimos anos.

No entanto, Lucas di Grassi protagonizou grandes momentos para o país no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e na Fórmula E ao longo da década, após um começo apagado na F1 em 2010, quando correu pela fraca Virgin Racing.

"Cheguei na F1 em uma situação que era a única possível, ou seja, eu tinha que aceitar o que estava dado naquele momento", disse o piloto ao Motorsport.com. "O carro era ruim, a equipe não tinha todo o orçamento, havia muita pressão para um novato em um ambiente muito competitivo. Mas era o que existia e eu topei"

Depois disso, di Grassi se reinventou como piloto, partindo dos carros movidos à combustão para ser um dos pioneiros dos carros híbridos e elétricos, assumindo um papel de destaque na implementação de novas tecnologias.

"A última década, para mim, foi cheia de momentos marcantes", disse Lucas di Grassi. "Acho que tive muita sorte na minha carreira por ter vivido, nestes dez anos, mais transformações no esporte do que aconteceu em um século inteiro de indústria e automobilismo esportivo. Pilotei carros a combustão, híbridos e agora totalmente elétricos. E estou desenvolvendo os primeiros carros de corrida com Inteligência artificial, com a Roborace". 

O paulistano conquistou duas vitórias no WEC e subiu três vezes ao pódio da lendária prova das 24h de Le Mans. Paralelamente, disputou a Fórmula E, terminando entre os três primeiros em todas as temporadas da categoria, e sendo campeão mundial em 2017. O brasileiro teve ainda uma boa passagem pela Stock Car Brasil em 2018, onde conquistou três vitórias.

Perguntado sobre os momentos de maior alegria ao longo da carreira, di Grassi destacou vários momentos marcantes.

"Gosto sempre de lembrar do Mundial de F-3 que conquistei em Macau, da assinatura do meu primeiro contrato na F-1, da temporada com a Audi no WEC e, claro, do título da Fórmula E, na qual tive vitórias memoráveis, como a que conquistei este ano no México, passando o líder da prova nos últimos quatro metros de pista, por fora do traçado. Há várias coisas assim para lembrar, felizmente".

Quando abordado sobre qual a maior dificuldade, di Grassi revela que quase abandonou a carreira nas pistas e que uma oportunidade inesperada lhe devolveu a chance de lutar por vitórias.

"Tive vários momentos difíceis também. Um dos piores foi em 2012. Eu tinha acabado de sair da Fórmula 1 e não tinha um emprego. Estava decidindo se voltaria a estudar no Brasil, tentaria uma faculdade e ficaria perto da família. Mas então apareceu a oportunidade de pilotar para a Audi nas 6 Horas de Interlagos, do WEC, e aí tudo mudou. Eu estava no jogo novamente. É por isso que hoje estamos aqui, disputando mais um título".

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Veja a carreira de Lucas di Grassi em imagens:

2004 - F3 Inglesa

2004 - F3 Inglesa

Foto de: Dave Dyer

2004 - F3 Inglesa

2004 - F3 Inglesa

Foto de: Dave Dyer

2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau

2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau

Foto de: Stella-Maria Thomas

2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau

2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau

Foto de: Stella-Maria Thomas

2005 - Copa do Mundo de F3 em Macau

2005 - Copa do Mundo de F3 em Macau

2006 - GP2

2006 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2006 - GP2

2006 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2007 - GP2

2007 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2007 - GP2

2007 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2008 - GP2

2008 - GP2

Foto de: XPB Images

2008 - GP2

2008 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

Foto de: XPB Images

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

Foto de: XPB Images

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

Foto de: XPB Images

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

2008 - Testes pela Renault e pela Honda

Foto de: XPB Images

2009 - GP2

2009 - GP2

Foto de: GP2 Series Media Service

2009 - GP2

2009 - GP2

Foto de: XPB Images

2009 - Anunciado como piloto da Virgin

2009 - Anunciado como piloto da Virgin

Foto de: Virgin Racing

2010 - Fórmula 1 (Virgin )

2010 - Fórmula 1 (Virgin )

Foto de: XPB Images

2012 - Encurance McLaren - 24 Horas de Nurburgring

2012 - Encurance McLaren - 24 Horas de Nurburgring

Foto de: Eric Gilbert

2012 - WEC (Audi)

2012 - WEC (Audi)

Foto de: XPB Images

2012 - WEC (Audi)

2012 - WEC (Audi)

Foto de: XPB Images

24h de Le Mans: 3º Lugar em 2013 (Audi)

24h de Le Mans: 3º Lugar em 2013 (Audi)

Foto de: James Holland

2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)

2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)

Foto de: Eric Gilbert

2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)

2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)

Foto de: Eric Gilbert

2014 - 24h de Le Mans: 2º Lugar em (Audi)

2014 - 24h de Le Mans: 2º Lugar em (Audi)

Foto de: Eric Gilbert

2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)

2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)

Foto de: James Holland

2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)

2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)

Foto de: FIA Formula E

2015 - WEC

2015 - WEC

Foto de: XPB Images

2015 - WEC

2015 - WEC

Foto de: Audi Communications Motorsport

2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: FIA Formula E

2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: FIA Formula E

2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)

2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)

Foto de: Eric Gilbert

2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)

2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)

Foto de: Eric Gilbert

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias

2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias

Foto de: Duda Bairros

2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias

2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias

2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2017/2018 - Fórmula E - Audi Abt Campeã Mundial de Construtores

2017/2018 - Fórmula E - Audi Abt Campeã Mundial de Construtores

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)

2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)

2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

44

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi diz que precisa de "milagre" e Vergne evita pensar no bi da Fórmula E
Próximo artigo F-E: Audi mantém Lucas di Grassi e Daniel Abt para 2019/2020

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil