Recomendado para você

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

Fórmula 1
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026
Últimas notícias

Zonta relembra título andando com F3 em Cascavel

Piloto paranaense comemora duas décadas após título da F3 Sul-Americana correndo em pista que o consagrou

Thiago Vivacqua e Ricardo Zonta
Zonta e Vivacqua
Thiago Vivacqua e Ricardo Zonta
Ricardo Zonta de F3

O ano de 1995 foi especial para Ricardo Zonta. O paranaense iniciou a arrancada para sua carreira internacional que culminou em uma chegada à Fórmula 1 n ano de 1999.  Isso passou pelo título da F3 Sul-Americana, conquistado há duas décadas pela equipe Cesário, que até hoje domina a Fórmula 3 Brasil – nos dois últimos anos com Pedro Piquet e neste ano com Matheus Iorio.

E a pista de Cascavel, uma das mais desafiadoras do Brasil, foi palco de uma de suas vitórias naquele ano. Neste final de semana, depois de 21 anos, o piloto retornou a um carro da Fórmula 3 para algumas voltas de brincadeira.

Desta vez seu carro foi o da equipe Shell, que neste final de semana em Cascavel corre com Thiago Vivacqua de 19 anos.

"Foi um dia incrível”, falou Zonta, que teve a última experiência em um monoposto em 2007, testando pela Renault na F1.

“Eu não ando num carro de F3 há mais de 20 anos, quando conquistei o título sul-americano. Foi meu último ano correndo no Brasil antes de ir para a Europa e a experiência me ajudou muito a conseguir lutar pelos títulos nas categorias de base até chegar na F1.”

Foram apenas cinco voltas, mas o suficiente para Zonta se lembrar com carinho dos tempos de F3. "Mudou muita coisa, já é a quarta ou quinta geração diferente de chassi, o motor é mais potente. Não acelerei tudo porque afinal de contas o Thiago (Vivacqua) tem rodada tripla aqui e tinha que trazer o carro inteiro", brincou.

Vivacqua contou que ficou honrado com a estreia na Academia Shell Racing tendo um piloto com tantos títulos mundiais e diversos anos na F1 andando em seu carro.

"Já me perguntaram se não fiquei com ciúmes do carro (risos), mas na verdade foi uma grande honra e foi ótimo poder conversar com o (Ricardo) Zonta sobre o carro. Este é um dos grandes benefícios de participar de um programa de desenvolvimento como o da Academia Shell Racing", explicou Thiago.

Artigo anterior Pilotos são favoráveis a layout tradicional de Barcelona
Próximo artigo Em treino agitado, Bastianini garante pole no final

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros