Zonta relembra título andando com F3 em Cascavel

Piloto paranaense comemora duas décadas após título da F3 Sul-Americana correndo em pista que o consagrou

Zonta relembra título andando com F3 em Cascavel
Zonta e Vivacqua
Thiago Vivacqua e Ricardo Zonta
Ricardo Zonta de F3
Carregar reprodutor de áudio

O ano de 1995 foi especial para Ricardo Zonta. O paranaense iniciou a arrancada para sua carreira internacional que culminou em uma chegada à Fórmula 1 n ano de 1999.  Isso passou pelo título da F3 Sul-Americana, conquistado há duas décadas pela equipe Cesário, que até hoje domina a Fórmula 3 Brasil – nos dois últimos anos com Pedro Piquet e neste ano com Matheus Iorio.

E a pista de Cascavel, uma das mais desafiadoras do Brasil, foi palco de uma de suas vitórias naquele ano. Neste final de semana, depois de 21 anos, o piloto retornou a um carro da Fórmula 3 para algumas voltas de brincadeira.

Desta vez seu carro foi o da equipe Shell, que neste final de semana em Cascavel corre com Thiago Vivacqua de 19 anos.

"Foi um dia incrível”, falou Zonta, que teve a última experiência em um monoposto em 2007, testando pela Renault na F1.

“Eu não ando num carro de F3 há mais de 20 anos, quando conquistei o título sul-americano. Foi meu último ano correndo no Brasil antes de ir para a Europa e a experiência me ajudou muito a conseguir lutar pelos títulos nas categorias de base até chegar na F1.”

Foram apenas cinco voltas, mas o suficiente para Zonta se lembrar com carinho dos tempos de F3. "Mudou muita coisa, já é a quarta ou quinta geração diferente de chassi, o motor é mais potente. Não acelerei tudo porque afinal de contas o Thiago (Vivacqua) tem rodada tripla aqui e tinha que trazer o carro inteiro", brincou.

Vivacqua contou que ficou honrado com a estreia na Academia Shell Racing tendo um piloto com tantos títulos mundiais e diversos anos na F1 andando em seu carro.

"Já me perguntaram se não fiquei com ciúmes do carro (risos), mas na verdade foi uma grande honra e foi ótimo poder conversar com o (Ricardo) Zonta sobre o carro. Este é um dos grandes benefícios de participar de um programa de desenvolvimento como o da Academia Shell Racing", explicou Thiago.

compartilhar
comentários
Fortunato conquista pole em treino marcado por chuva
Artigo anterior

Fortunato conquista pole em treino marcado por chuva

Próximo artigo

Matheus Iorio domina sábado na Fórmula 3 em Cascavel

Matheus Iorio domina sábado na Fórmula 3 em Cascavel