F3: Bortoleto afirma que trabalha neste fim de semana em Spa sem pensar em título

Brasileiro pode se tornar campeão neste domingo na Bélgica

Gabriel Bortoleto

Três dias após deixar Budapeste, na Hungria, o circo da Fórmula 3 já está completamente armado em Spa-Francorchamps, na Bélgica, onde será disputada neste fim de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, a nona e penúltima etapa da temporada 2023.

Leia também:

Atual líder da classificação com 144 pontos, Gabriel Bortoleto, de apenas 18 anos, terá a sua primeira oportunidade de concretizar o título já neste domingo, com uma rodada de antecedência. Bortoleto, que lidera o campeonato desde o primeiro fim de semana da temporada, está muito animado e pronto para encarar mais este grande desafio em sua carreira.

Para que se consagre campeão neste fim de semana, contudo, ele terá que desvendar os segredos da mais extensa e desafiadora pista do calendário. O circuito de Spa-Francorchamps, um dos mais icônicos do mundo, conta com extensão de 7.004 metros separados por 19 curvas.

A principal característica do traçado é a altíssima velocidade, sem contar a grande diferença de altitude nos diferentes trechos da pista.  Na F3 o recorde atual é de 2min05s125 estabelecido em 2019 pelo piloto Jehan Daruvala com média de velocidade de impressionantes 201,5 km/h. Neste fim de semana a Sprint Race, a ser disputada no sábado, terá duração de 12 voltas e a Feature Race, no domingo, será concluída com 15 voltas (105,05 km).

Apesar da chance de sair da Bélgica com o título da temporada, Bortoleto se diz muito focado em seus compromissos da corrida desse fim de semana e, com isso, evita os pensamentos de título.

“Não dá para esquecer a possibilidade de já sair daqui campeão”, disse ele. “Porém, procuro evitar ao máximo ficar pensando nisso. Eu e minha equipe fizemos exatamente a mesma preparação que executamos durante todo o ano seja ela no simulador, física ou mental.”

“Procurei manter a minha rotina a mais tranquila possível e nesse pequeno intervalo da Hungria para cá, tentei descansar bastante nos meus momentos de folga. Eu gosto muito da pista de Spa, ano passado ganhei corrida aqui pela FRECA e a Trident, minha equipe, tem um excelente retrospecto com os carros da F3.”

“Vamos trabalhar no desenvolvimento do equipamento e levar em conta também a previsão de chuva para todo o fim de semana. Nosso objetivo é 100% focado para extrairmos o máximo de mim e do equipamento no fim de semana e, com tudo correndo bem, a conquista antecipada do título será uma coisa natural”, explicou o piloto de São Paulo.

Como em todas as etapas da temporada, a programação oficial do FIA F3 terá início nesta sexta-feira com o treino livre e a classificação. No sábado, acontece a Sprint Race com o grid invertido dos 12 pilotos mais velozes da classificação e, no domingo, a Feature Race. Toda a programação será exibida, ao vivo, pelo canal Bandsports.

 

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F3: O que Gabriel Bortoleto precisa fazer para ser campeão no fim de semana
Próximo artigo F3: Marti 'voa' na Bélgica e crava pole; Bortoleto é 15º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil