F3: O que Gabriel Bortoleto precisa fazer para ser campeão no fim de semana

Brasileiro precisa sair de Spa com diferença igual ou superior a 40 pontos sobre o segundo colocado antes da última etapa em Monza

Gabriel Bortoleto, Trident celebrates in Parc Ferme

Gabriel Bortoleto é, sem dúvida, o maior nome do automobilismo brasileiro entre aqueles que galgam um lugar na Fórmula 1 no futuro, sendo líder da Fórmula 3 desde a primeira etapa e com a possibilidade de título já neste fim de semana em Spa-Francorchamps.

Leia também:

Atualmente, ele ocupa a liderança do campeonato com 144 pontos e vê Zak O'Sullivan com 101. Pepe Marti vem na sequência com um tento a menos. Com a rodada belga sendo a penúltima do ano, já que Monza, na Itália, fecha a temporada, quais são as chances de Bortoleto concretizar o título neste fim de semana?

As chances são grandes, já que a F3 distribui a quem faz um fim de semana perfeito o total de 39 pontos. A principal prova da etapa dá 25 ao vencedor, além de dois para o pole e um para quem faz a volta mais rápida. Na prova de sábado, quem triunfa leva ‘apenas’ 10 pontos, com um ponto adicional a quem fez o giro mais rápido.

Pela matemática, não dá para termos o brasileiro campeão no sábado, mesmo que ele vença (e faça a volta mais rápida) e Zak O'Sullivan não pontue, já que a diferença subiria para 54 pontos, que ainda é recuperável na Feature Race.

Ao mesmo tempo, a disputa pode ser levada a Monza, mas esta confirmação também será somente no domingo. Se O’Sullivan vencer com volta mais rápida e Bortoleto zerar no sábado, a margem cai para 33 pontos, o que também é reversível na prova do dia seguinte.

Confira a distribuição de pontos da F3:

Corrida Sprint - sábado
Pos. Pontos
1 10
2 9
3 8
4 7
5 6
6 5
7 4
8 3
9 2
10 1
   
Corrida Principal - domingo
Pos. Pontos
1 25
2 18
3 15
4 12
5 10
6 8
7 6
8 4
9 2
10 1
   
Pole 2
Volta Rápida 1 (em ambas as corridas)

Em Spa, a F3 conta com um treino livre nesta sexta-feira, às 4h55. Mais tarde, a classificação (que dá 2 pontos ao pole) acontece às 10h. A corrida sprint será no sábado, às 5h, enquanto a Feature Race rola no domingo, às 3h30, todos horários de Brasília.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GP da Bélgica de F1: Horários e como assistir etapa de Spa com F2 e F3
Próximo artigo F3: Bortoleto afirma que trabalha neste fim de semana em Spa sem pensar em título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil