FIA revisa sistema de pontos para obtenção de superlicença
A “antiga” F3 passará a dar 25 pontos ao campeão; cada piloto poderá usar somente uma categoria por temporada para acumular pontos
O Conselho Mundial da FIA confirmou a revisão do sistema de pontos para a obtenção da superlicença, o que agora passa a incluir a F3 European Masters, continuação daquela que foi, até 2018, a F3 Europeia.
O campeão da categoria passará a receber 25 pontos, apenas cinco a menos do que a nova FIA F3, que substitui a GP3.
Como esperado, isso coloca a F3 European Masters em pé de igualdade com a nova F3 Regional da FIA, que também dará 25 pontos ao seu campeão.
Isso serve como um golpe para a Eurofórmula Open, que se encaixará como “F3 Nacional” e dará apenas 10 pontos para o campeão – menos até do que os 12 pontos dados aos campeões das F4.
O DTM também recebeu um aumento de pontos, já que ele e o Super GT japonês dividirão o regulamento. Ambas passarão a premiar os nove mais bem colocados, com o campeão recebendo 20 pontos – cinco a mais do que acontecia até então.
A F-Renault Eurocup, que usará chassis da F3 regional, dará 18 pontos, o mesmo que as F3 da Ásia e dos Estados Unidos.
A Super Fórmula japonesa também ganhou importância: dará 25 pontos ao campeão, e não apenas 20.
A FIA também reduziu o número de campeonatos que poderão ser usados por um piloto durante o ano para marcar pontos: agora, apenas uma campanha por ano pode ser utilizada.
Isso deve afetar principalmente os pilotos de F4, que competem em campeonatos distintos, ou aqueles que conciliam a Super Fórmula com a F2.
O regulamento para a obtenção da superlicença pede que um piloto marque pelo menos 40 pontos em um espaço de três anos para poder tirar a documentação necessária para competir na F1.
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