Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir
Últimas notícias

FIA revisa sistema de pontos para obtenção de superlicença

A “antiga” F3 passará a dar 25 pontos ao campeão; cada piloto poderá usar somente uma categoria por temporada para acumular pontos

Guanyu Zhou, PREMA Theodore Racing Dallara F317 - Mercedes-Benz, Nikita Troitskiy, Carlin Dallara F317 - Volkswagen

O Conselho Mundial da FIA confirmou a revisão do sistema de pontos para a obtenção da superlicença, o que agora passa a incluir a F3 European Masters, continuação daquela que foi, até 2018, a F3 Europeia.

O campeão da categoria passará a receber 25 pontos, apenas cinco a menos do que a nova FIA F3, que substitui a GP3.

Como esperado, isso coloca a F3 European Masters em pé de igualdade com a nova F3 Regional da FIA, que também dará 25 pontos ao seu campeão.

Isso serve como um golpe para a Eurofórmula Open, que se encaixará como “F3 Nacional” e dará apenas 10 pontos para o campeão – menos até do que os 12 pontos dados aos campeões das F4.

O DTM também recebeu um aumento de pontos, já que ele e o Super GT japonês dividirão o regulamento. Ambas passarão a premiar os nove mais bem colocados, com o campeão recebendo 20 pontos – cinco a mais do que acontecia até então.

A F-Renault Eurocup, que usará chassis da F3 regional, dará 18 pontos, o mesmo que as F3 da Ásia e dos Estados Unidos.

A Super Fórmula japonesa também ganhou importância: dará 25 pontos ao campeão, e não apenas 20.

A FIA também reduziu o número de campeonatos que poderão ser usados por um piloto durante o ano para marcar pontos: agora, apenas uma campanha por ano pode ser utilizada.

Isso deve afetar principalmente os pilotos de F4, que competem em campeonatos distintos, ou aqueles que conciliam a Super Fórmula com a F2.

O regulamento para a obtenção da superlicença pede que um piloto marque pelo menos 40 pontos em um espaço de três anos para poder tirar a documentação necessária para competir na F1.

Artigo anterior GP de Macau quer manter atuais F3 após acidente de Floersch
Próximo artigo Após roubo, peças do carro de Floersch são apreendidas em Macau

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros