Últimas notícias

Novo carro da FIA F3, antiga GP3, é revelado

Carro que será usado no novo campeonato de suporte da Fórmula 1 terá sistema DRS e halo

 FIA F3 2019 car

FIA F3

 FIA F3 2019 car
FIA F3 2019 car
FIA F3 2019 car
FIA F3 2019 car
FIA F3 2019 car

O carro que será usado no novo campeonato FIA F3 - que substitui a GP3 foi revelado nesta quinta-feira. O campeonato será formado a partir da união da FIA European Formula 3 e a GP3 Series, com o objetivo de simplificar a escada júnior de monopostos.

Como previsto pela Motorsport.com no início do ano, o carro, com chassi Dallara, é baseado no atual carro da GP3 com um motor Mecachrome naturalmente aspirado de 3,4 litros acoplado a um câmbio de seis velocidades da Hewland.

Espera-se que a velocidade máxima seja de 300km/h, fazendo de 0 a 100em três segundos.

O carro tem uma nova frente "com uma gama de possibilidades de configuração de suspensão", com halo e painéis laterais anti-intrusão para melhorar a segurança.

A F2 foi atualizada com o halo no começo deste ano, onde foi testada em competições pela primeira vez em um incidente em que Tadasuke Makino alegou ter sido ajudado pelo dispositivo.

Assim como a GP3, o carro terá tecnologia do virtual safety car, enquanto a aerodinâmica foi “otimizada para facilitar a ultrapassagem”, uma área que tem sido elogiada em relação ao novo carro da F2.

"Nosso foco era fornecer um carro seguro e desafiador, que permitiria corridas próximas e incentivaria as ultrapassagens", disse o chefe da categoria, Bruno Michel.

“Ao projetar esse carro, também consideramos a relação custo-benefício a fim de limitar os custos operacionais para as equipes, mas também entregar um pacote atraente.”

“Estou muito confiante de que este carro, que corresponde aos padrões de segurança da FIA Formula 3 2019, proporcionará excelentes corridas e proporcionará aos fãs entretenimento de alta qualidade.”

"É a ferramenta perfeita para os jovens pilotos subirem a escada do automobilismo com o objetivo de se formarem para a Fórmula 2 e, finalmente, correrem na Fórmula 1."

O diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting, acrescentou: “A Fórmula 3 tem uma longa e rica história, e vê-la se tornar uma parte regular dos finais de semana dos GPs é o começo de um excitante novo capítulo.”

“A categoria continuará a preparar e educar os jovens pilotos, dando-lhes a melhor oportunidade possível para atingir as suas ambições.”

O carro já começou a ser testado, recebendo um teste inicial no dia 11 de outubro em uma escola de corridas francesa perto de Magny-Cours, antes de duas semanas de testes na pista de Magny Cours.

A série está planejando mais testes para “garantir que um carro confiável seja entregue às equipes”.

O primeiro carro será entregue às equipes em meados de janeiro, seguido pelo segundo e terceiro em fevereiro. Haverá um pequeno teste em fevereiro com um carro por equipe autorizado a participar para se acostumar com o novo equipamento.

Um total de 10 equipes com três carros foram escolhidas para competir na categoria no ano que vem.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alemã relata 11 horas de cirurgia e promete voltar às pistas
Próximo artigo Associação de pilotos da F1 quer discutir acidente de alemã em Macau

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil