Regra deve tirar possibilidade de superlicença de Ticktum

Categoria que britânico compete não cumpre requisitos que FIA impõe para dar pontos de superlicença

Regra deve tirar possibilidade de superlicença de Ticktum

A Asian F3 Winter Series (AWS) foi incluída na lista de categorias da FIA, publicada em dezembro de 2018, à qual seriam atribuídos pontos de superlicença para Fórmula 1.

A Red Bull contava com a terceira posição de Dan Ticktum - que tem 35 dos 40 pontos necessários - na AWS, o que faria o piloto britânico chegar a esta marca.

Mas surgiram no último final de semana em Sepang rumores de de que os pontos não seriam concedidos porque a categoria não atende critérios da FIA.

Os regulamentos do Apêndice L da FIA estipulam que para ser elegível, uma categoria “deve ser composta por um mínimo de cinco finais de semana de corridas” e “ser realizada em um mínimo de três pistas diferentes.”

A AWS acontece em apenas três etapas, disputadas em dois circuitos diferentes, com a abertura em Buriram na Tailândia e o segundo e terceiro eventos no antigo local do GP da Malásia, em Sepang.

Apesar disso, e a programação da AWS estava em vigor há alguns meses antes de a FIA publicar sua atualização sobre pontos de superlicença em dezembro, a categoria foi incluída entre as elegíveis.

Davide de Gobbi, organizador da categoria, disse ao Motorsport.com: “Estávamos cientes dos critérios.”

“No entanto, quando a AWS foi listada pela FIA, com todos os detalhes, incluindo a programação, em 18 de setembro, entendemos que isso significava que ficaríamos elegíveis a pontos de superlicença.”

Quando perguntado sobre a situação de Ticktum, que decidiu competir a AWS com a única intenção de ganhar pontos de superlicença, de Gobbi disse: “Acreditamos que agimos de boa fé, com base no Apêndice L publicado pela FIA.”

“Estamos atualmente buscando esclarecimentos da FIA em relação a algumas questões, mas obviamente estamos decepcionados com os desenvolvimentos das coisas.”

“Acreditamos que fizemos grandes progressos na demonstração da eficácia da nova era da F3 [Regional] da FIA, e continuaremos a trabalhar arduamente para fortalecer o Campeonato Asiático de F3, assim como a AWS.”

Quando perguntado sobre o assunto pelo Motorsport.com, o diretor da FIA, Adam Baker, disse: “Todos os campeonatos listados na tabela são elegíveis para pontos de superlicença, caso os critérios definidos no Apêndice L sejam cumpridos.”

“Como nos anos anteriores, os critérios no Apêndice L incluem o número de fins de semana durante os quais o campeonato é realizado.”

"Qualquer campeonato que não atenda aos requisitos do Apêndice L, infelizmente, não será elegível para pontos de superlicença."

Ticktum, está em oitavo na classificação, após incidentes na etapa de abertura e problemas com o carro no segundo evento.

Se a categoria der pontos de superlicença , ele precisaria compensar um déficit de 35 pontos - com 75 ainda disponíveis, para o terceiro colocado Alessandro Ghiretti e atingir seu objetivo.

À luz dos recentes desenvolvimentos sobre os pontos de superlicença, fontes próximas à Ticktum confirmaram ao Motorsport.com que a decisão será tomada em breve sobre se ele competirá na etapa final nos dias 23 e 24 de fevereiro.

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