Relato da corrida
FIA F2 Red Bull Ring

F2: Crawford vence com folga a corrida 1 da Áustria; Fittipaldi abandona

Brasileiro teve problemas após incidente envolvendo Kush Maini e que será investigado pelos comissários

Jak Crawford, Hitech GP

A Fórmula 2 teve uma prova movimentada neste sábado no Red Bull Ring. Em meio a intervenções do safety car e do SC Virtual e a ameaça constante da chuva, Jak Crawford aproveitou a confusão para abrir uma boa vantagem e vencer tranquilo, com Victor Martins Clément Novalak completando o pódio.

Enzo Fittipaldi abandonou na segunda metade da prova após um incidente com Kush Maini. O brasileiro tentou ultrapassar o indiano, que fechou a porta, forçando o piloto da Carlin a colocar o carro na grama, perdendo o controle da direção.

Leia também:

Os procedimentos da prova começaram com um minuto de silêncio em homenagem a Dilano Van't Hoff, piloto holandês de 18 anos que morreu neste sábado após um forte acidente durante etapa da FRECA em Spa-Francorchamps.

Com a chuva caindo fraca após o fim da classificação da F1, vimos um grid dividido, com 10 carros optando por sair com pneus intermediários. Seguindo o procedimento da F3, foram feitas duas voltas de formação com o SC, mas uma largada parada.

 

Na largada, deu pra ver que quem optou por sair com pneus macios errou, com escapadas de Martins e Daruvala, com abandono do último, que levaram ao acionamento do SC. 

Após o fim da primeira volta, Leclerc liderava com Pourchaire em segundo e Vesti, Verschoor e Hauger completando o top 5, todos com pneus de chuva, enquanto Fittipaldi caía para 13º.

Nesse período, a grande maioria dos pilotos optou por entrar nos boxes e colocar os pneus macios, apostando na possibilidade da pista secar rapidamente.

 

A relargada aconteceu na volta 5 de 27, quando Leclerc liderava à frente de Verschoor, Crawford, Correa e Maloney, com Enzo em 8º. Mas o SC foi acionado novamente ainda no mesmo giro, devido à batida de Verschoor na saída da curva 1 após passar pela zebra molhada.

Leclerc aproveitou para colocar os pneus slick, mas os mecânicos da DAMS tiveram muitos problemas na hora da troca, jogando o monegasco de primeiro para 18º. Isso atrapalhou também Iwasa, que vinha atrás, deixando-o em 20º.

Na nova relargada, na volta 8, Crawford liderava com Correa, Maloney, Maini e Fittipaldi no top 5, com Maini sendo o único do grid ainda com pneus de chuva.

Quando a prova chegava à metade, Crawford se mantinha na liderança, 1s8 à frente de Martins, com Correa em terceiro, enquanto Novalak, Hadjar e Stanek disputavam a quarta posição. Fittipaldi caía para 10º após um toque durante a relargada que o fez perder rendimento.

 

O SC Virtual foi acionado na volta 19 devido ao abandono de Fittipaldi. O brasileiro vinha em décimo, e tentou colocar de lado em Maini, mas o piloto indiano não deixou espaço para Enzo, que acabou colocando o carro na grama e perdendo o controle.

No final, Jak Crawford garantiu a vitória sem problemas, com 2s5 de vantagem para Victor Martins, enquanto Clément Novalak completou o pódio após segurar Isack Hadjar.

E após uma briga intensa entre quatro carros que durou até a linha de chegada, Juan Manuel Correa segurou a quinta posição, com Roman Stanek, Dennis Hauger, Jack Doohan, Oliver Bearman e Fréderik Vesti completando o top 10.

A Fórmula 2 volta ao Red Bull Ring no domingo para a segunda corrida, que fecha a sétima etapa da temporada 2023. A largada está marcada para 04h55, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F2: Fittipaldi tem sexta positiva liderando treino e largando na 3ª fila nas 2 provas da Áustria
Próximo artigo F2: Verschoor vence corrida 2 da Áustria após largar de 11º; Fittipaldi é 6º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil