Relato da corrida

F2: Stanek herda vitória após punição a Hadjar por incidente com Bortoleto na largada

Largando em 2º, Bortoleto abandonou antes mesmo da primeira curva, enquanto Enzo foi instruído pela equipe a largar do pitlane após a volta de apresentação

GJUx_ejWwAACmmJ

A Fórmula 2 entregou neste sábado uma corrida sprint caótica, com diversos incidentes e duas intervenções do safety car. Isack Hadjar assumiu cedo a liderança e dominou para vencer com tranquilidade, mas acabou perdendo o triunfo horas depois, recebendo uma punição pelo incidente causado na largada e que levou ao abandono de Gabriel Bortoleto.

Com isso, a vitória ficou com Roman Stanek. E em um dia de desastre para os dois brasileiros do grid, Enzo Fittipaldi foi obrigado a largar do pitlane, e fez uma boa corrida de recuperação, mas ficou fora dos pontos, terminando em 13º.

Leia também:

Com a inversão do top 10 da classificação da sexta-feira, a pole da sprint ficou com Roman Stanek, enquanto Gabriel Bortoleto saiu da segunda posição. Já Enzo Fittipaldi, que bateu no quali ontem, ficou apenas em 18º para ambas as provas.

Para Enzo, os problemas começaram antes mesmo da largada, com o brasileiro sendo avisado pela equipe para retornar aos boxes após a volta de apresentação para sair do pitlane.

Na largada, confusão. Stanek chegou a sair melhor, enquanto Bortoleto, em segundo, tomou um toque de Martí, levando ao abandono de ambos na saída dos boxes. Antes do acionamento do SC pela direção de prova, Stanek já havia perdido a liderança para Hadjar.

 

No replay da transmissão, foi possível ver que Hadjar, ao tentar ultrapassar Stanek, acaba fechando Martí, seu companheiro de equipe. O espanhol, sem ter para onde ir, acaba acertando o brasileiro, que terminou sem a asa dianteira. O caso foi colocado sob investigação.

A prova foi retomada na sétima volta, de um total de 23. Hadjar se manteve com tranquilidade na frente com Stanek em segundo, Aron, Maloney e Maini completando o top 5, enquanto Fittipaldi era o 19º.

Enquanto Hadjar abria com facilidade na frente, chegando a 4s na volta 10, Stanek se protegia das investidas de Aron, Maini e Antonelli. Já o líder do campeonato Maloney acabava cometendo um erro e caindo para 11º.

Mas o SC precisou ser acionado novamente na sequência após uma colisão tripla entre Aron, Antonelli e Verschoor. Destes, apenas o primeiro conseguiu retornar à pista e continuar na prova.

 

A corrida foi retomada novamente na volta 14, com Hadjar conseguindo novamente uma boa saída, abrindo 1s para Stanek rapidamente, com Maini, Hauger e Colapinto completando o top 5, enquanto Fittipaldi subia para 15º, aproveitando os abandonos

Isack Hadjar acabou dominando para vencer com 6s8 de vantagem para Roman Stanek, mas sua vitória segue em xeque até o fim da investigação pelo incidente na largada. Dennis Hauger completou o pódio. Kush Maini, Franco Colapinto, Ritomo Miyata, Victor Martins e Oliver Bearman fecharam o top 8 da zona de pontos. Já Enzo Fittipaldi foi o 13º.

Horas após o fim da corrida, foi confirmada a punição de 10s a Hadjar, que caiu para a sexta posição, deixando a vitória com Stanek, enquanto Hauger e Maini completaram o top 3.

O grid da F2 volta à pista de Melbourne na noite de sábado para a corrida que fecha a terceira etapa da temporada 2024. A largada está marcada para 21h15, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro

FERRARI lidera na AUSTRÁLIA, mas pode BATER Red Bull? Mercedes tem que se PREOCUPAR?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F2: Hauger faz pole na Austrália em classificação repleta de incidentes; Bortoleto é 9º e Fittipaldi 18º
Próximo artigo F2: Hadjar vence corrida principal caótica na Austrália; Fittipaldi é 18º e Bortoleto abandona

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil