Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real o treino livre 3 do GP do México

F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real o treino livre 3 do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real o treino livre 3 do GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação do GP do México
F1 - Marko ri de 'profecia' da McLaren sobre 2026 da Red Bull: "A Mercedes disse o mesmo em 2021"

F1 - Marko ri de 'profecia' da McLaren sobre 2026 da Red Bull: "A Mercedes disse o mesmo em 2021"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Marko ri de 'profecia' da McLaren sobre 2026 da Red Bull: "A Mercedes disse o mesmo em 2021"
MotoGP: Por que 'chute' entre Rossi e Márquez na Malásia ainda divide fãs 10 anos depois

MotoGP: Por que 'chute' entre Rossi e Márquez na Malásia ainda divide fãs 10 anos depois

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Por que 'chute' entre Rossi e Márquez na Malásia ainda divide fãs 10 anos depois
FRECA: Pedro Clerot conquista pódio na corrida de sábado na Itália

FRECA: Pedro Clerot conquista pódio na corrida de sábado na Itália

Fórmula 3 Regional Europeia
Fórmula 3 Regional Europeia
News
FRECA: Pedro Clerot conquista pódio na corrida de sábado na Itália
MotoGP: Aldeguer perde pódio na sprint da Malásia após punição; entenda

MotoGP: Aldeguer perde pódio na sprint da Malásia após punição; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Aldeguer perde pódio na sprint da Malásia após punição; entenda
VÍDEO: Batida 'assustadora' fere fotógrafos na Supercars australiana

VÍDEO: Batida 'assustadora' fere fotógrafos na Supercars australiana

Supercars
Supercars
Gold Coast 500
VÍDEO: Batida 'assustadora' fere fotógrafos na Supercars australiana
Stock Car: Camilo conquista a pole da etapa de Campo Grande

Stock Car: Camilo conquista a pole da etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Camilo conquista a pole da etapa de Campo Grande
Últimas notícias

Exclusivo: detalhes do formato “Mario Kart” da Fórmula E

Motorsport.com teve acesso às propostas para um novo formato de corridas da categoria a partir da próxima temporada, que deve contar com o conceito do “hyperboost”

Mitch Evans, Jaguar Racing, Alex Lynn, DS Virgin Racing, Maro Engel, Venturi Formula E Team

Vieram à tona os primeiros detalhes do formato de corrida que a Fórmula E considera implementar a partir da temporada 2018/2019, o que tem sido chamado de “hyperboost”. 

O sistema, primeiramente revelado pelo Motorsport.com no mês passado, está sendo avaliado como parte da tentativa de manter um elemento de entretenimento na estratégia das corridas na mudança para os novos carros.

Isso acontece porque os novos modelos terão baterias capazes de durar uma corrida inteira, o que elimina a necessidade de troca de carros. 

O sistema hyperboost foi apresentado ao grupo esportivo da Fórmula E, e o Motorsport.com teve acesso às informações. 

Entende-se que o sistema passará por ajustes nos próximos meses, além de receber um novo nome. 

O fundador e diretor executivo da Fórmula E, Alejandro Agag, não confirmou nenhum detalhe do sistema, mas anteriormente o descreveu como “parecido com Mario Bros quando eles pegam a estrela e andam mais rápidos”. 

A proposta inicial do sistema, que ainda precisa de aprovação e verificação da FIA, indica que os pilotos que passarem por uma zona específica, fora do traçado de corrida e com 10m de duração, poderão usar um modo de potência maior. 

O local da zona variaria de acordo com cada circuito, sendo que telas digitais indicaria a área aos fãs. 

A sugestão é de que o hyperboost esteja disponível por duas voltas por corrida, sem estar disponível nas duas últimas voltas da prova. 

Os pilotos teriam de ativar um botão em seus carros para poder coletar o hyperboost antes de chegarem à zona. Uma vez que eles passem pela área, isso ativaria, por quatro minutos, um aumento de potência a 225kW. 

Isso se traduziria em um ganho de aproximadamente 1s por volta durante o período de ativação.

Seria obrigatório o uso do sistema por duas vezes a cada corrida, sendo que, após sua ativação, os carros voltariam aos 200kW normais. 

Também entende-se que o sistema do hyperboost estaria integrado aos gráficos de televisão e às luzes de LED que estarão integradas ao halo, com uma luz vermelha acendendo durante o uso. 

O halo ficaria verde assim que um piloto ativasse o fanboost e amarelo durante momentos de bandeira amarela ou safety car. 

A Fórmula E não esteve disponível para comentar sobre a possível introdução do hyperboost, enquanto que um porta-voz da FIA disse que a entidade não se manifestaria a respeito de qualquer proposta de formato de corridas. O assunto será discutido no Conselho Mundial da FIA, no próximo mês. 

Artigo anterior TABELA: Terceiro deixa Vergne com 40 pontos de frente na F-E
Próximo artigo VÍDEO: Massa faz primeiro teste com a Venturi na Fórmula E

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros