F-E: Cassidy domina e vence ePrix chuvoso em Xangai, com líder Rowland fora dos pontos; Di Grassi é 9º
Restam apenas cinco corridas e três etapas antes da conclusão da temporada 2024-25

A chuva veio com tudo em Xangai neste domingo, forçando a Fórmula E a alterar a programação do segundo ePrix em território chinês. Após um atraso de mais de duas horas, Nick Cassidy dominou uma corrida difícil, administrando a ponta com um ritmo inigualável. A dupla da Porsche completou o pódio, com Pascal Wehrlein à frente de António Félix da Costa.
Líder do Mundial, Oliver Rowland completou seu primeiro final de semana do campeonato fora do pódio, terminando apenas em 13º, enquanto Lucas di Grassi foi o nono colocado, voltando a pontuar.
Depois de mais de duas horas e meia de espera e adiamentos contínuos devido à chuva forte, a corrida finalmente começou atrás do SC, que permaneceu na pista por sete voltas antes que a direção de prova permitissem que os carros corressem.
Cassidy, que largou da pole conquistada na classificação, interrompida pela manhã devido à intransitabilidade da pista, aproveitou imediatamente o fato de poder correr com ar limpo, sem a nuvem de água levantada por outro carro.

O piloto do Safety Car da FIA, Nick Cassidy, a Jaguar TCS Racing e a equipe
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
O neozelandês da Jaguar deu uma esticada nos últimos estágios do SC e, assim como Wehrlein e Da Costa, ativou imediatamente o Modo Ataque, resultando em um aumento de potência, mas com uma diferença: duração.
Wehrlein conseguiu tirar proveito do Modo Ataque por mais tempo, conseguindo se aproximar, mas sem encontrar a deixa para a ultrapassagem. A partir daí, também graças a cerca de 5% a mais de energia, a corrida de Cassidy se transformou em um monólogo. O neozelandês continuou a aumentar sua vantagem de forma constante, até cruzar a linha de chegada sete segundos à frente de Wehrlein.
Cassidy administrou a corrida com sabedoria, levando a Jaguar de volta à vitória em uma temporada que, até agora, ofereceu pouca satisfação, apesar de outro triunfo no ePrix de São Paulo, onde a entrada do Safety Car em um momento favorável foi decisiva.

Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images via Getty Images
Completaram o pódio os dois Porsches de Wehrlein e Da Costa, com o português sofrendo com problemas de equilíbrio, especialmente na traseira. Foi um pódio duplo importante para a fabricante alemã, não tanto em termos do campeonato de pilotos, onde Oliver Rowland mantém uma vantagem de 60 pontos sobre a concorrência, mas também para as classificações das equipes e dos construtores.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pontos | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
37 | 31 |
45'54.828 |
25 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
1 | 31 |
+7.126 46'01.954 |
7.126 | 18 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
13 | 31 |
+19.444 46'14.272 |
12.318 | 15 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
55 | 31 |
+21.034 46'15.862 |
1.590 | 12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
25 | 31 |
+27.705 46'22.533 |
6.671 | 10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
51 | 31 |
+40.675 46'35.503 |
12.970 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
2 | 31 |
+42.242 46'37.070 |
1.567 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
4 | 31 |
+47.642 46'42.470 |
5.400 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
11 | 31 |
+52.170 46'46.998 |
4.528 | 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
5 | 31 |
+52.965 46'47.793 |
0.795 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
22 | 31 |
+58.578 46'53.406 |
5.613 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
21 | 31 |
+1'00.357 46'55.185 |
1.779 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
23 | 31 |
+1'01.595 46'56.423 |
1.238 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
9 | 31 |
+1'03.205 46'58.033 |
1.610 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
8 | 31 |
+1'04.363 46'59.191 |
1.158 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
33 | 31 |
+1'05.259 47'00.087 |
0.896 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
27 | 31 |
+1'07.093 47'01.921 |
1.834 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
16 | 31 |
+1'07.892 47'02.720 |
0.799 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
48 | 31 |
+1'09.668 47'04.496 |
1.776 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
3 | 31 |
+1'11.727 47'06.555 |
2.059 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
17 | 31 |
+1'12.814 47'07.642 |
1.087 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
7 | 18 |
+13 Laps 27'46.420 |
13 Laps | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
PIASTRI CRAVA NORRIS e É POLE! Max e Russell FAZEM MESMO TEMPO, Bortoleto BRILHA em 12º! | MIT CUP
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.