Relato da corrida

F-E: Cassidy domina e vence ePrix chuvoso em Xangai, com líder Rowland fora dos pontos; Di Grassi é 9º

Restam apenas cinco corridas e três etapas antes da conclusão da temporada 2024-25

Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing

A chuva veio com tudo em Xangai neste domingo, forçando a Fórmula E a alterar a programação do segundo ePrix em território chinês. Após um atraso de mais de duas horas, Nick Cassidy dominou uma corrida difícil, administrando a ponta com um ritmo inigualável. A dupla da Porsche completou o pódio, com Pascal Wehrlein à frente de António Félix da Costa.

Líder do Mundial, Oliver Rowland completou seu primeiro final de semana do campeonato fora do pódio, terminando apenas em 13º, enquanto Lucas di Grassi foi o nono colocado, voltando a pontuar.

Leia também:

Depois de mais de duas horas e meia de espera e adiamentos contínuos devido à chuva forte, a corrida finalmente começou atrás do SC, que permaneceu na pista por sete voltas antes que a direção de prova permitissem que os carros corressem.

Cassidy, que largou da pole conquistada na classificação, interrompida pela manhã devido à intransitabilidade da pista, aproveitou imediatamente o fato de poder correr com ar limpo, sem a nuvem de água levantada por outro carro.

La Safety Car della FIA guida Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing e il campo di gara

O piloto do Safety Car da FIA, Nick Cassidy, a Jaguar TCS Racing e a equipe

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

O neozelandês da Jaguar deu uma esticada nos últimos estágios do SC e, assim como Wehrlein e Da Costa, ativou imediatamente o Modo Ataque, resultando em um aumento de potência, mas com uma diferença: duração.

Wehrlein conseguiu tirar proveito do Modo Ataque por mais tempo, conseguindo se aproximar, mas sem encontrar a deixa para a ultrapassagem. A partir daí, também graças a cerca de 5% a mais de energia, a corrida de Cassidy se transformou em um monólogo. O neozelandês continuou a aumentar sua vantagem de forma constante, até cruzar a linha de chegada sete segundos à frente de Wehrlein.

Cassidy administrou a corrida com sabedoria, levando a Jaguar de volta à vitória em uma temporada que, até agora, ofereceu pouca satisfação, apesar de outro triunfo no ePrix de São Paulo, onde a entrada do Safety Car em um momento favorável foi decisiva.

Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing

Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images via Getty Images

Completaram o pódio os dois Porsches de Wehrlein e Da Costa, com o português sofrendo com problemas de equilíbrio, especialmente na traseira. Foi um pódio duplo importante para a fabricante alemã, não tanto em termos do campeonato de pilotos, onde Oliver Rowland mantém uma vantagem de 60 pontos sobre a concorrência, mas também para as classificações das equipes e dos construtores.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pontos Abandono
1 New Zealand N. Cassidy Jaguar Racing 37 31

45'54.828

    25  
2 Germany P. Wehrlein Porsche Team 1 31

+7.126

46'01.954

7.126   18  
3 Portugal A. Felix da Costa Porsche Team 13 31

+19.444

46'14.272

12.318   15  
4 United Kingdom J. Hughes Maserati Racing 55 31

+21.034

46'15.862

1.590   12  
5 France J. Vergne DS Penske 25 31

+27.705

46'22.533

6.671   10  
6 Switzerland N. Müller Andretti Formula E 51 31

+40.675

46'35.503

12.970   8  
7 Belgium S. Vandoorne Maserati Racing 2 31

+42.242

46'37.070

1.567   6  
8 Netherlands R. Frijns Virgin Racing 4 31

+47.642

46'42.470

5.400   4  
9 Brazil L. di Grassi LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 11 31

+52.170

46'46.998

4.528   2  
10 United Kingdom T. Barnard McLaren 5 31

+52.965

46'47.793

0.795   1  
11 Barbados Z. Maloney LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 22 31

+58.578

46'53.406

5.613      
12 Netherlands N. de Vries Mahindra Racing 21 31

+1'00.357

46'55.185

1.779      
13 United Kingdom O. Rowland Nissan e.dams 23 31

+1'01.595

46'56.423

1.238      
14 New Zealand M. Evans Jaguar Racing 9 31

+1'03.205

46'58.033

1.610      
15 United Kingdom S. Bird McLaren 8 31

+1'04.363

46'59.191

1.158      
16 United Kingdom D. Ticktum Cupra Kiro 33 31

+1'05.259

47'00.087

0.896      
17 United Kingdom J. Dennis Andretti Formula E 27 31

+1'07.093

47'01.921

1.834      
18 Switzerland S. Buemi Virgin Racing 16 31

+1'07.892

47'02.720

0.799      
19 Switzerland E. Mortara Mahindra Racing 48 31

+1'09.668

47'04.496

1.776      
20 Germany D. Beckmann Cupra Kiro 3 31

+1'11.727

47'06.555

2.059      
21 France N. Nato Nissan e.dams 17 31

+1'12.814

47'07.642

1.087      
dnf Germany M. Gunther DS Penske 7 18

+13 Laps

27'46.420

13 Laps     Abandono

PIASTRI CRAVA NORRIS e É POLE! Max e Russell FAZEM MESMO TEMPO, Bortoleto BRILHA em 12º! | MIT CUP

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F-E: Gunther garante vitória em 1-2 da DS Penske na corrida 1 de Xangai; Di Grassi termina em 18º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros