Relato da corrida
Fórmula E Tóquio I

F-E: Vandoorne vence chuvosa corrida 1 de Tóquio; Di Grassi é 17º

Corrida 2 do ePrix japonês acontecerá no domingo

Stoffel Vandoorne, Maserati MSG Racing

Na chuvosa corrida 1 do ePrix de Tóquio de Fórmula E, Stoffel Vandoorne aproveitou uma aposta na estratégia e uma bandeira vermelha para levar a Maserati de volta à vitória um ano após seu último sucesso, também no Japão. Em uma sessão caótica com quebras e reviravoltas, Oliver Rowland, da Nissan, terminou em segundo lugar e ampliou sua liderança na classificação, enquanto Taylor Barnard, da McLaren, completou o pódio.

Leia também:

A primeira das duas corridas do fim de semana em Tóquio foi fortemente afetada pela chuva, que também levou ao cancelamento do treino classificatório, atrasos, interrupções e muita confusão, dando um resultado inesperado, onde a estratégia e um pouco de sorte fizeram a diferença.

Quem mais aproveitou uma corrida caótica foi Stoffel Vandoorne que, tendo feito o pit stop obrigatório antes da bandeira vermelha que então compactou o grupo, viu-se na liderança do ePrix com ampla vantagem, trazendo a Maserati de volta ao sucesso exatamente um ano após a vitória de Max Gunther, também em Tóquio, obtida com uma forte performance.

Curiosamente, foi o piloto alemão que mudou a cara da corrida quando, após cerca de dez voltas, teve que parar seu DS devido a um problema técnico que levou a direção de prova a mostrar a bandeira vermelha. Uma oportunidade que a Maserati soube aproveitar ao máximo, conquistando uma vitória que prova o quanto o impulso nos boxes pode mudar completamente a sorte de um eP.

Stoffel Vandoorne, Maserati MSG Racing, Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing

Stoffel Vandoorne, Maserati MSG Racing, Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images via Getty Images

Como vimos em Mônaco há algumas semanas, parar no momento certo pode realmente fazer a diferença, especialmente no caso de um Safety Car ou bandeira vermelha: uma estratégia que, mais uma vez, valeu mais do que o esperado. Mas também é verdade que certas oportunidades devem ser buscadas, especialmente em uma corrida condicionada por fatores externos.

Na chuva, em uma pista urbana, uma bandeira vermelha não era improvável, e a Maserati apostou justamente nesse aspecto, antecipando a parada na esperança de uma possível paralisação da corrida. Uma aposta que valeu a pena.

Tendo assumido a liderança no momento em que as outras equipes também fizeram suas paradas nos boxes, Vandoorne se viu na liderança com uma vantagem grande e confortável para administrar, de mais de vinte segundos. Uma margem que lhe permitiu definir o ritmo e economizar energia até a bandeira quadriculada.

Jake Hughes, Maserati MSG Racing

Jake Hughes, Maserati MSG Racing

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images via Getty Images

O belga cruzou a linha de chegada oito segundos à frente de Rowland, apesar de ter rodado, o que ameaçou comprometer uma corrida que parecia estar ao seu alcance. No entanto, Vandoorne conseguiu retomar a corrida sem perder muito tempo, terminando com uma boa reserva de energia, graças a um ritmo de corrida marcado pelo gerenciamento.

No entanto, em uma corrida marcada por episódios, há uma constante: o Nissan de Oliver Rowland, segundo na linha de chegada e ciente de que, em uma corrida mais linear, ele poderia ter transformado a pole position em outra vitória. A marca japonesa provou em seu ePrix da casa que tem potencial para brigar pelo topo novamente, e agora o foco já está na corrida (e na oportunidade) de amanhã.

Enquanto isso, a liderança de Rowland na classificação aumenta ainda mais para 60 pontos, enquanto a Nissan também lidera a classificação da equipe, ultrapassando a Porsche e confirmando sua liderança na classificação dos fabricantes.

Barnard, cada vez menos uma surpresa, completou o pódio, graças a uma excelente primeira parte da temporada e a uma estratégia bem calibrada da McLaren em relação ao momento certo de ir para os boxes. Um pódio que reforça ainda mais a superioridade da Nissan, já que a equipe de Woking é cliente da marca japonesa.

Oliver Rowland, Nissan Formula E Team

Oliver Rowland, Equipe Nissan de Fórmula E

Fotos de: Andreas Beil

Sebastien Buemi também fez uma boa corrida, em quarto lugar, à frente de Dan Ticktum, que alcançou o melhor resultado da temporada para a Cupra Kiro, conseguindo arrancar o quinto lugar nos estágios finais do Mahindra de Edoardo Mortara, que foi forçado a lidar com um problema técnico que o limitou nas voltas finais.

O dia pouco animador da Porsche resultou no sétimo lugar de Antonio Félix da Costa, enquanto o outro carro, o de Pascal Wehrlein, terminou fora da zona de pontos, na 13ª posição. Fechando o top 10 estava o outro Mahindra de Nyck de Vries, com a marca indiana novamente na zona de pontos com os dois carros, à frente do DS de Jean-Éric Vergne e do Envision de Robin Frijns.

Assim como para a Porsche, também não foi um dia fácil para a Jaguar, que ficou fora dos pontos com os dois monopostos: o único consolo veio dos dois carros Envision, que defenderam a honra da marca jaguar, mais uma vez forçada a lamber suas feridas.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pontos Abandono
1 Belgium S. Vandoorne Maserati Racing 2 38

1:17'00.573

       
2 United Kingdom O. Rowland Nissan e.dams 23 38

+8.140

1:17'08.713

8.140      
3 United Kingdom T. Barnard McLaren 5 38

+8.695

1:17'09.268

0.555      
4 Switzerland S. Buemi Virgin Racing 16 38

+9.047

1:17'09.620

0.352      
5 United Kingdom D. Ticktum Cupra Kiro 33 38

+14.499

1:17'15.072

5.452      
6 Switzerland E. Mortara Mahindra Racing 48 38

+15.974

1:17'16.547

1.475      
7 Portugal A. Felix da Costa Porsche Team 13 38

+19.035

1:17'19.608

3.061      
8 Netherlands N. de Vries Mahindra Racing 21 38

+20.781

1:17'21.354

1.746      
9 France J. Vergne DS Penske 25 38

+22.529

1:17'23.102

1.748      
10 Netherlands R. Frijns Virgin Racing 4 38

+23.958

1:17'24.531

1.429      
11 New Zealand N. Cassidy Jaguar Racing 37 38

+25.039

1:17'25.612

1.081      
12 Switzerland N. Müller Andretti Formula E 51 38

+29.794

1:17'30.367

4.755      
13 Germany P. Wehrlein Porsche Team 1 38

+31.111

1:17'31.684

1.317      
14 United Kingdom S. Bird McLaren 8 38

+40.763

1:17'41.336

9.652      
15 France N. Nato Nissan e.dams 17 38

+42.345

1:17'42.918

1.582      
16 Barbados Z. Maloney LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 22 38

+43.600

1:17'44.173

1.255      
17 Brazil L. di Grassi LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 11 38

+46.468

1:17'47.041

2.868      
18 Germany D. Beckmann Cupra Kiro 3 38

+51.851

1:17'52.424

5.383      
19 United Kingdom J. Hughes Maserati Racing 55 37

+1 Lap

1:17'04.865

1 Lap      
dnf New Zealand M. Evans Jaguar Racing 9 21

+17 Laps

53'35.234

16 Laps     Abandono
dq United Kingdom J. Dennis Andretti Formula E 27 20

+18 Laps

51'10.360

1 Lap      
dnf Germany M. Gunther DS Penske 7 11

+27 Laps

19'51.106

9 Laps     Abandono

PIASTRI BATE NORRIS e lidera dia em Ímola! BORTOLETO À FRENTE DE HULK, Gasly 3º, Max 5º, Lewis 11º

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F-E: Na estreia da Yamaha "em casa", Di Grassi mira pontos no ePrix de Tóquio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros