Fórmula E ePrix de Al-Diriyah II

F-E: Wehrlein repete a dose com estilo e volta a vencer em Diriyah

Alemão ‘varre’ fim de semana na Arábia Saudita ao derrotar Jake Dennis novamente. Lucas di Grassi foi o melhor brasileiro, ao terminar em 16º

Pascal Wehrlein, Porsche

A Fórmula E fechou a programação da rodada dupla de Diriyah neste sábado, com a segunda corrida nas ruas da Arábia Saudita.

E assim como aconteceu nesta sexta-feira, a vitória ficou com Pascal Wehrlein, que mais uma vez viu Jake Dennis no retrovisor, na segunda posição. Rene Rast terminou em terceiro lugar, após briga com Sam Bird.

Os brasileiros tiveram uma corrida para esquecer. O melhor deles foi Lucas di Grassi, em 16º. Sérgio Sette Câmara, que havia largado da 13ª colocação, finalizou em 18º.

A Corrida

Na largada, Evans pulou à frente de Hughes, seguidos de Rast, Wehrlein e Mortara. Sette Câmara conseguiu uma posição, chegando ao 12º lugar nas primeiras voltas.

Aos poucos, os pilotos da parte de trás começavam optar pelo modo ataque. Sette Câmara fez o primeiro uso na nona volta, com isso, o mineiro caiu de volta ao 13º posto.

Evans foi o primeiro entre os ponteiros a buscar o modo ataque, com isso, ele caiu para o terceiro lugar, cedendo as posições aos dois pilotos da McLaren.

No giro seguinte, foi a vez de Hughes ir para o local em que se ganha potência-extra, caindo também para a terceira colocação. Já Rast, foi para o modo ataque na 11ª volta, mas conseguiu retornar à frente. O alemão conseguiu diferença superior a dois segundos após o período de maior velocidade.

Na 13ª volta, Wehrlein assumiu a segunda posição, após bela manobra sobre Evans.

A corrida ganhou um novo líder quando Rast optou pelo modo ataque na abertura da 18ª volta e Wehrlein assumiu a ponta.

Na metade da prova, Wehrlein liderava com Rast em segundo, seguidos de Evans, Hughes e Mortara no top 5. Sette Câmara era o 18º e Di Grassi o 19º.

Quem crescia aos poucos era Dennis, que na 24ª volta assumia a segunda posição, após superar Rast. A esta altura ele ainda não havia buscado o modo ataque na corrida.

No giro seguinte o britânico foi para o modo ataque e buscava tirar uma diferença de quase três segundos.

Bird também crescia e a essa altura era o terceiro colocado.

Na 27ª volta, Nico Muller parou seu carro na curva 1 e trouxe o safety car. O retorno aconteceu na 31ª, sem mudanças na ponta e com a informação de que uma volta seria adicionada no final, somando assim 40 giros no total.

Oliver Rowland abandonava na sequência.

Em seguida, Dennis pegou o modo ataque, buscando diminuir a diferença que estava em quase dois segundos.

Bird, que usava o modo ataque, chegou a passar por Rast na curva 1, mas exagerou na dose e foi parar na área de escape. Por sorte, ele ainda conseguiu retornar em quarto.

No final, Wehrlein confirmou a vitória em Diriyah, seguido de Dennis e Rast. O melhor brasileiro foi Di Grassi, em 16º. Sette Câmara terminou na 18ª posição.

A próxima etapa da Fórmula E acontece na Índia, no dia 11 de fevereiro.

Resultado

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Abandono Pontos
1   94 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 40 50'40.304         25
2   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 40 50'41.556 1.252 1.252     18
3   58 Germany René Rast United Kingdom McLaren 40 50'44.858 4.554 3.302     15
4   10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 40 50'45.155 4.851 0.297     13
5   5 United Kingdom Jake Hughes United Kingdom McLaren 40 50'51.173 10.869 6.018     13
6   16 Switzerland Sébastien Buemi United Kingdom Virgin Racing 40 50'51.251 10.947 0.078     8
7   9 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 40 50'51.392 11.088 0.141     6
8   23 France Sacha Fenestraz Japan Nissan e.dams 40 50'52.713 12.409 1.321     4
9   48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Maserati Racing 40 50'53.057 12.753 0.344     2
10   33 United Kingdom Dan Ticktum United Kingdom NIO Formula E Team 40 50'53.579 13.275 0.522     1
11   1 Belgium Stoffel Vandoorne United States Dragon Racing 40 50'53.876 13.572 0.297      
12   13 Portugal Antonio Felix da Costa Germany Porsche Team 40 50'55.533 15.229 1.657      
13   36 Germany Andre Lotterer United States Andretti Autosport 40 50'55.927 15.623 0.394      
14   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 40 50'57.342 17.038 1.415      
15   17 France Norman Nato Japan Nissan e.dams 40 50'59.873 19.569 2.531      
16   11 Brazil Lucas di Grassi India Mahindra Racing 40 51'01.100 20.796 1.227      
17   25 France Jean-Eric Vergne United States Dragon Racing 40 51'01.525 21.221 0.425      
18   3 Brazil Sergio Camara United Kingdom NIO Formula E Team 40 51'02.547 22.243 1.022      
19   4 South Africa Kelvin van der Linde Germany Audi Sport Team Abt 40 51'05.595 25.291 3.048      
20   7 Germany Maximilian Gunther Monaco Maserati Racing 40 51'07.441 27.137 1.846      
  dnf 8 United Kingdom Oliver Rowland India Mahindra Racing 30 40'01.832 10 Laps 10 Laps   Abandono  
  dnf 51 Switzerland Nico Müller Germany Audi Sport Team Abt 25 30'35.005 15 Laps 5 Laps   Abandono

VÍDEO: Rico Penteado explica otimismo sobre novo chefe da Ferrari

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #214 – Quem pode surpreender na temporada 2023 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Hughes derrota Evans e larga na pole em Diriyah; Sette Câmara é 13º
Próximo artigo F-E: Fim de semana perfeito deixa Wehrlein líder do campeonato; veja tabela

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil