FIA formaliza novo formato de corridas da F-E
Entidade confirma mudanças para temporada 2018/2019 que incluem áreas de ativação de potência extra e provas com 45 minutos de duração e mais uma volta
A FIA formalizou planos para o novo formato das provas da Fórmula E, que não será chamado de Hyperboost quando entrar em vigor, e oficialmente definirá os dois modos de potência obrigatórios que os pilotos terão que usar durante cada corrida.
Com a configuração de corrida padrão definida em 200kW, o modo de maior potência (225kW) será ativado assim que o piloto passar por uma zona de ativação.
Entende-se que as zonas estarão fora do traçado de corrida, para desacelerar os carros, com telas digitais colocadas nas proximidades para sinalizar a área para os espectadores.
Anteriormente, havia houve a sugestão que o sistema estaria disponível duas vezes durante as corridas F-E e nos últimos quatro minutos.
Mas agora foi confirmado que "o número de ativações e a duração do uso do modo de maior potência serão determinados em cada corrida pela FIA, de acordo com as características do circuito", segundo uma declaração da entidade.
O Motorsport.com apurou que, após o rascunho da proposta do Hyperboost ter sido apresentado ao grupo de trabalho esportivo da F-E, surgiram preocupações de que os efeitos previstos das corridas caóticas não poderiam ser garantidos.
Isso ocorre porque as simulações determinaram que as equipes ativariam o sistema em momentos semelhantes e que impediriam as mudanças desejadas.
Entende-se que a alocação de ativação e duração do modo de alta potência só pode ser confirmada pela FIA nos dias que antecederam a cada corrida.
Os pilotos que receberem a ativação do fanboost durante os eventos F-E da quinta temporada só poderão utilizá-lo quando estiverem no modo de maior potência, o que adicionará 100kJ e aumentará a potência para 250kW.
Mais detalhes sobre o sistema e nome que substituirá o hyperboost ainda não foram divulgados.
A FIA também anunciou que as corridas F-E não irão mais correr para um determinado número de voltas, mas agora terão um limite máximo de tempo de 45 minutos mais uma volta.
"O Campeonato de Fórmula E da ABB FIA sempre produziu competições altamente competitivas e imprevisíveis", disse o CEO da série, Alejandro Agag.
“A fórmula E é sinônimo de inovação e tecnologia pioneira, isso é exatamente o que veremos novamente na próxima temporada com o aumento de desempenho e eficiência do futurístico carro da próxima geração, além de testar conceitos únicos e radicais para inaugurar uma nova geração.”
“O novo formato e os níveis divididos de potência que estão sendo introduzidos para a quinta temporada adicionarão um elemento estratégico extra e continuarão a oferecer uma competição intensa e empolgante entre alguns dos pilotos mais talentosos e as maiores marcas do automobilismo.”
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