Fórmula E: Vandoorne vence e-Prix de Mônaco e assume liderança da temporada; di Grassi é 6º
Belga aproveitou modo de ataque e incidentes no túnel do principado para triunfar pela primeira vez no ano
Stoffel Vandoorne conquistou a vitória no E-Prix de Mônaco da Fórmula E, ultrapassando o pole position Mitch Evans para negar ao piloto da Jaguar uma terceira vitória consecutiva na temporada. Os brasileiros Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara terminaram em sexto e 13º, respectivamente.
Após começar forte para combater qualquer ameaça do companheiro de primeira fila, Pascal Wehrlein, o neozelandês manteve a liderança durante o primeiro terço da prova, ditando o ritmo.
No entanto, à medida que a ação da corrida se desenrolou lentamente, Evans foi ameaçado por Wehrlein, que considerou uma ultrapassagem na Nouvelle Chicane, mas decidiu não fazê-la.
Isso ocorreu no momento em que vários pilotos optaram por gastar suas primeiras ativações do modo de ataque, onde Jean-Eric Vergne foi o primeiro entre os ponteiros a usar o modo de potência de 250kW.
Assim, o carro da DS Techeetah estava em posição de assumir a liderança quando Evans e Wehrlein utilizaram seus próprios modos de ataque, enquanto Wehrlein finalmente passou o pole após ele sofrer com a energia disponível.
Evans perdeu mais um lugar para Vandoorne, enquanto Wehrlein passou por Vergne para assumir a liderança da corrida.
No entanto, Wehrlein começou a perder ritmo, dando a liderança a Vergne, que pegou sua segunda dose de modo de ataque na volta seguinte.
Tomando a linha larga no Casino Square, Vergne não teve opção de deixar Vandoorne e Evans passarem, e sua miséria foi agravada quando o Porsche de Wehrlein parado após o túnel causou uma full course yellow, o que fez seu modo de ataque expirar.
Andre Lotterer, Porsche, Porsche 99X Electric, Stoffel Vandoorne, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02, Robin Frijns, Envision Racing, Audi e-tron FE07
Photo by: Alastair Staley / Motorsport Images
Pouco depois, o Porsche de Andre Lotterer estimulou a chegada do carro de segurança.
Lotterer estava tentando se manter à frente de Oliver Rowland na Sainte Devote, e a investida ambiciosa do britânico não apenas resultou em seu Mahindra batendo na parede, mas também deixou Lotterer sem ter para onde ir, exceto a barreira Tecpro.
Com a corrida recomeçando na volta 21, Vandoorne mal precisou olhar para trás e, embora Evans tenha conseguido diminuir uma diferença que antes era de três segundos, o blga cruzou a linha para garantir a vitória - e a liderança do campeonato.
Evans superou seus problemas de energia anteriores, parcialmente exacerbados por estar na liderança, para construir uma vantagem de dois segundos sobre Vergne e conquistar um segundo lugar conciliador.
O francês completou o pódio após seu período anterior na liderança, embora estivesse sob forte ataque de Robin Frijns no final da corrida, quando o piloto da Envision fez algumas ativações do modo de ataque para subir desde o sétimo lugar no grid.
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE21, Maximilian Gunther, Nissan e.dams, Nissan IM03
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
Resultados completos do e-Prix de Mônaco
Cla | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 30 | 51'12.473 | ||
2 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 30 | 51'13.758 | 1.285 | 1.285 |
3 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 30 | 51'15.766 | 3.293 | 2.008 |
4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 30 | 51'15.940 | 3.467 | 0.174 |
5 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 30 | 51'16.425 | 3.952 | 0.485 |
6 | Lucas di Grassi | Venturi | 30 | 51'20.606 | 8.133 | 4.181 |
7 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 30 | 51'27.746 | 15.273 | 7.140 |
8 | Sébastien Buemi | DAMS | 30 | 51'30.246 | 17.773 | 2.500 |
9 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 30 | 51'30.293 | 17.820 | 0.047 |
10 | Nick de Vries | Mercedes | 30 | 51'30.756 | 18.283 | 0.463 |
11 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 30 | 51'31.823 | 19.350 | 1.067 |
12 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team | 30 | 51'32.229 | 19.756 | 0.406 |
13 | Sergio Camara | Dragon Racing | 30 | 51'35.367 | 22.894 | 3.138 |
14 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing | 30 | 51'35.460 | 22.987 | 0.093 |
15 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 30 | 51'35.671 | 23.198 | 0.211 |
16 | Oliver Askew | Andretti Autosport | 30 | 51'35.905 | 23.432 | 0.234 |
17 | Maximilian Gunther | DAMS | 30 | 51'52.141 | 39.668 | 16.236 |
Edoardo Mortara | Venturi | 23 | 40'23.244 | 7 Laps | 7 Laps | |
Andre Lotterer | Porsche Team | 18 | 30'28.714 | 12 Laps | 5 Laps | |
Oliver Rowland | Mahindra Racing | 18 | 30'28.955 | 12 Laps | 0.241 | |
Pascal Wehrlein | Porsche Team | 15 | 24'11.896 | 15 Laps | 3 Laps | |
Sam Bird | Jaguar Racing | 7 | 11'38.444 | 23 Laps | 8 Laps | |
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