Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

Nyck de Vries é 8º e conquista título da Fórmula E; Nato vence em Berlim

Piloto da Mercedes se beneficiou de acidentes com outros postulantes ao título. A vitória em Berlim ficou com Norman Nato

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

A Fórmula E tem um novo campeão. Nyck de Vries conquistou seu primeiro título na categoria dos carros totalmente elétricos ao finalizar o ePrix de Berlim em oitavo lugar. A vitória da corrida 2 na Alemanha foi de Norman Nato. Oliver Rowland e Stoffel Vandoorne fechou o pódio.

Os brasileiros não foram bem. Lucas di Grassi – que tinha chances matemáticas de título, nunca conseguiu avançar e ainda foi punido com um drive through por ocasionar um acidente com António Félix da Costa. Sérgio Sette Câmara foi o 18º.

Leia também:

A corrida foi marcada pelos incidentes com postulantes ao título. Logo na largada, Mitch Evans ficou parado no grid e foi atingido por Edorado Mortara. Na relargada, foi a vez de Jake Dennis dar adeus à disputa, ao passar reto na curva 1 e bater.

A Corrida

Stoffel Vandoorne foi o pole position, seguido de Oliver Rowland na primeira fila. O melhor entre os que brigavam pelo título era Mitch Evans, largando na terceira posição.

Na largada, Evans ficou parado no grid e teve sua traseira sendo atingida em cheio por Edoardo Mortara. O safety car chegou a entrar na pista, mas a direção de prova optou pela bandeira vermelha.

Os pilotos neozelandês e suíço davam adeus à disputa pelo título.

A relargada foi decidida por ser atrás do safety car, em movimento, com Vandoorne na ponta, Jake Dennis passou reto na primeira curva e também dava adeus ao título. A amarela em todo o circuito foi acionada.

Nova relargada aconteceu com 36 minutos para o final, com Vandoorne em primeiro, Rowland em segundo e Sims em terceiro. O melhor brasileiro era Sérgio Sette Câmara, em 10º e Lucas di Grassi, vivo pelo título, era o 14º. Nyck de Vries, em nono era o campeão naquele momento.

Em quarto, Norman Nato foi o primeiro a usar o modo ataque. Sims, de Vries, Vergne e da Costa fizeram o mesmo no giro seguinte.

Segundo colocado, Rowland pegava o seu primeiro modo ataque com 30 minutos para o final.

Com a potência extra, Nato assumia a liderança, após manobrar sobre Vandoorne.

De Vries, da Costa, Evans, Vandoorne e di Grassi eram anunciados como os contemplados do FanBoost.

O brasileiro da Audi pegou seu modo ataque com 23 minutos para o final. Neste momento, Nato era o líder, seguido de Sims e Rowland. De Vries continuava como virtual campeão com a sexta posição na pista.

Com 17 minutos para o final, de Vries avançava para a quarta posição, ao manobrar sobre seu companheiro de equipe, Vandoorne, e se aproveitando de que Lotterer tentava o modo ataque.

No minuto seguinte, quem teve problemas era da Costa, parado na pista após disputa com di Grassi, trazendo a amarela local e o safety car na sequência. O brasileiro estava sendo investigado pelo incidente.

Na relargada, de Vries tentou avançar para o terceiro lugar, mas errou, e caiu para a sétima posição.

 

Pelo incidente com da Costa, di Grassi foi punido com drive through, quando faltavam nove minutos para o final. Ele retornou na 20ª posição, com suas chances para o bicampeonato – que já eram pequenas – indo para o ralo.

Nos minutos finais, Nato sustentava diferença de dois segundos sobre Rowland, que tinha Vandoorne próximo. Sette Câmara era o 18º.

E foi assim que acabou. Com o oitavo lugar, de Vries conquistou seu primeiro título da Fórmula E.

Resultado final

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Abandono Pontos
1   71 France Norman Nato Monaco Venturi 36 1:11'57.152         25
2   22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 36 1:11'59.422 2.270 2.270     18
3   5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes 36 1:11'59.989 2.837 0.567     15
4   36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 36 1:12'04.257 7.105 4.268     12
5   29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 36 1:12'05.605 8.453 1.348     10
6   99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 36 1:12'05.999 8.847 0.394     8
7   10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing 36 1:12'07.625 10.473 1.626     6
8   17 Netherlands Nick de Vries Germany Mercedes 36 1:12'08.260 11.108 0.635     4
9   33 Germany René Rast Germany Audi Sport Team Abt 36 1:12'09.341 12.189 1.081     2
10   88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 36 1:12'09.831 12.679 0.490     1
11   25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 36 1:12'10.589 13.437 0.758      
12   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 36 1:12'10.900 13.748 0.311      
13   94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 36 1:12'11.518 14.366 0.618      
14   23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 36 1:12'11.844 14.692 0.326      
15   28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 36 1:12'12.680 15.528 0.836      
16   6 Sweden Joel Eriksson United States Dragon Racing 36 1:12'13.092 15.940 0.412      
17   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 36 1:12'13.458 16.306 0.366      
18   7 Brazil Sergio Camara United States Dragon Racing 36 1:12'14.113 16.961 0.655      
19   8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 36 1:12'18.228 21.076 4.115      
20   11 Brazil Lucas di Grassi Germany Audi Sport Team Abt 36 1:12'32.307 35.155 14.079      
21   13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 21 52'42.154 15 Laps 15 Laps      
22   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 2 28'45.550 34 Laps 19 Laps      
23   48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 0 0.000          
24   20 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing 0 0.000  

MAX WILSON vê colaboração "MARAVILHOSA" de BAND no automobilismo, com F1 "até no PROGRAMA DO NETO"

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?

 

 

Artigo anterior Mercedes deve abandonar Fórmula E antes de próxima geração
Próximo artigo F-E: De Vries e Mercedes são campeões mundiais de pilotos e equipes; confira classificação final

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros