Gabriel Gomez anota mais um pódio na F4 Italiana em Mugello

Único brasileiro do grid é segundo pela manhã e quinto na corrida da tarde

Gabriel Gomez

Único brasileiro no grid da F4 Italiana, Gabriel Gomez garantiu neste sábado mais um troféu. Ele foi segundo colocado na corrida 1 em Mugello e quinto na segunda prova com o carro #78 da equipe US Racing. Nas duas, o catarinense recebeu a bandeira quadriculada nas mesmas posições em que havia largado.

Leia também:

As duas baterias em Mugello foram interrompidas com interferências do carro de segurança, que abreviaram oportunidades de ataque do brasileiro aos pilotos da equipe Prema.

Pela manhã, Gomez duelou com o japonês Kean Nakamura Berta em duas ocasiões, com a mais clara logo na tomada da curva 1 após a largada. Nas relargadas, o concorrente foi sagaz para neutralizar ataques do campeão da Winter Series.

Na largada pela manhã, o piloto da equipe fundada pelo ex-F1 Ralf Schumacher emparelhou depois de tracionar melhor no apagar das luzes e atacou por fora, mas Nakamura defendeu bem a posição colocando o carro no meio da pista.

A margem oscilou na casa de 1.5s nas primeiras voltas e caiu para zero na volta 4, quando foi ativado o Safety Car para resgatar um carro que perdera a roda e estava parado no trajeto.

Após o resgate, a luz verde foi acionada na abertura da volta 5, com menos de 18 minutos restando para a abertura da volta final. Gomez reagiu bem à aceleração do líder e tentou entrar no vácuo na reta de mais de 1km, mas não teve a oportunidade de atacar na freada da curva 1. A prova então entrou em sua segunda metade com o mesmo panorama da primeira e Gomez em torno de 1s atrás do líder, com idêntica vantagem sobre o terceiro colocado.

Então o Safety Car precisou intervir novamente, para neutralizar o pelotão enquanto um carro atolado numa das caixas de brita de Mugello era resgatado pela equipe de serviço.

A bandeira verde veio na abertura da volta 14 e desta vez Gomez conseguiu entrar no vácuo de Berta, que precisou defender a liderança na curva 1. No mesmo trecho, atrás, houve contato entre dois competidores que acabaram na área de escape, sem a necessidade de retorno do Safety Car.

Na última volta Gomez estava próximo de Berta na linha de chegada, mas sem a possibilidade de ataque na curva 1 pela amarela dupla. Ele então seguiu o japonês até a bandeirada, a 0.775s do piloto da Prema. Alex Powell, americano da equipe R-Ace integrante do programa de desenvolvimento da Mercedes, foi terceiro. Emanuele Olivieri e Luka Sammalisto completaram o top5.

Na corrida 2, a briga de Gomez foi com o americano Sebastian Wheldon. Novamente a principal oportunidade se apresentou na tomada da primeira curva. Foram duas chances claras, com o piloto junior da Andretti bloqueando roda na segunda.

Na abertura da volta 4, Gomez enquadrou Sebastian Wheldon no fim da reta e iniciou ataque. Mas a disputa foi interrompida após uma batida mais forte entre dois outros concorrentes, o que precipitou o ingresso do carro de segurança.

A relargada veio na abertura da volta 7, com pouco mais de 15 minutos restando no cronômetro regressivo. Gomez ensaiou ataque sobre Wheldon e ficou à mercê de Nakamura, mas fechou a porta para o líder do campeonato.

Eis que começou a garoar em alguns trechos da pista, acrescentando drama à corrida. Mas a prova prosseguiu sem nova entrada do Safety Car. Então no início da volta 12 Gomez novamente atacou Wheldon, que deixou a trajetória externa para o brasileiro na tomada da curva 1 e bloqueou roda tentando se defender de toda forma. 

Na penúltima volta, outra vez houve contato entre dois competidores de meio de pelotão no fim da reta, demandando a entrada do Safety Car, que permaneceu na pista até a bandeirada. Alex Powell ganhou de ponta a ponta, seguido pelo chinês Newman Chi e pelo holandês Reno Francot. 

HULK brilha: SAUBER SURPRESA do ano? E Bortoleto? PIASTRI TREMEU vs LANDO? Hamilton e + | Ivan Bruno

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #342:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Gabriel Gomez larga no top 5 das três corridas da F4 Italiana em Mugello

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros