Últimas notícias

Após cirurgia, estado de Zanardi é “muito grave”, diz boletim médico

Piloto e atleta paralímpico enfrentou neurocirurgia por duas horas e meia e foi transferido para UTI

Alex Zanardi

Alex Zanardi

BMW AG

O piloto e atleta paralímpico Alex Zanardi se envolveu em um acidente de estrada na província de Siena na Itália nesta sexta-feira. Ele participava de uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore, uma iniciativa que reunia ciclistas paralímpicos.

O acidente aconteceu logo depois das cinco da tarde, horário local, em um trecho de rodovia entre as cidades de Pienza e San Quirico d'Orcia. Zanardi teria passado ligeiramente para o outro lado da pista em uma descida.  

Leia também:

Ele foi levado para o hospital da região, onde teve que passar por uma cirurgia cerebral. Na noite italiana, o Hospital Santa Maria alle Scotte divulgou novo boletim médico após o procedimento.

“Quanto às condições clínicas de Alex Zanardi, hospitalizado em estado grave no Hospital Santa Maria alle Scotte devido a um acidente na estrada na província de Siena, a gerência de saúde informa que a intervenção neurocirúrgica e maxilofacial à qual foi submetido devido ao grave ferimento relatado em sua cabeça, foi iniciada logo após as 19h e concluída pouco depois das 22h [todos em horário local]. O paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva, com prognóstico reservado. Seu estado de saúde é muito grave.”

Zanardi teve passagens pela Fórmula 1 durante os anos 1990, correndo por equipes como Minardi, Jordan e Williams. Nesse mesmo período, competiu também pela Indy onde teve seus melhores resultados, sendo campeão em 1997 e 1998.

O italiano sofreu um gravíssimo acidente em 2001 durante uma prova da Indy em Lausitzig na Alemanha, quando rodou e parou no meio da pista, sendo acertado a mais de 300 km/h por Alex Tagliani. O grave acidente levou a amputação de suas pernas.

Cerca de dois anos depois, já estava de volta ao esporte a motor, competindo com a BMW no Campeonato Mundial de Turismo, e, no mesmo ano, venceu sua primeira prova na categoria, em etapa na Alemanha.

Seu percurso no mundo do esporte paralímpico começou dois anos depois, e, desde então, se firmou como um dos maiores nomes do esporte adaptado. Ele tem seis medalhas paralímpicas, sendo quatro de ouro, duas conquistadas em Londres-2012 e outras duas na Rio-2016. Além disso, Zanardi possui dez ouros nos campeonatos mundiais da modalidade.

Desde que começou sua trajetória no ciclismo, Zanardi divide seu tempo entre a modalidade e o automobilismo. Essa semana, Zanardi anunciou que participaria de uma etapa do campeonato italiano de GT em Monza no mês de novembro, correndo com a BMW.

O Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte também divulgou uma mensagem ao piloto: "Você nunca desistiu, e com sua extraordinária força mental superou mil dificuldades. Vamos Alex Zanardi, não desista. Toda a Itália luta com você".

Christian Fittipaldi relembra batida com companheiro: "Meu respeito por ele é zero"

PODCAST: Entrevista com Christian Fittipaldi: do início no kart até a F1

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Zanardi teve ferimentos graves na cabeça e passa por cirurgia “delicada”
Próximo artigo Médico que operou Zanardi diz que piloto pode ter “melhora lenta” ou piora “repentina”

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil