Geral Race Of Champions

Bia Figueiredo faz parte da Comissão Mulheres no Automobilismo da FIA

Pilota brasileira foi indicada pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra

Bia Figueiredo

Indicada pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, Bia Figueiredo passa a integrar a Comissão Mulheres no Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pelo biênio 2022/2023.

Bia ocupa o assento que foi de Fabiana Ecclestone até dezembro passado, eleita para o cargo de vice-presidente de esportes para América do Sul, na chapa vitoriosa do presidente Mohammed Ben Sulayem.

Leia também:

A nova função de Bia Figueiredo se soma à de coordenadora para o Brasil do programa FIA Girls on Track, para a qual foi convidada logo no início da atual gestão da CBA.

Sua missão é emprestar sua experiência ao esforço da FIA em fomentar a participação feminina no esporte, já a partir do kartismo, ao mesmo tempo em que desenvolve políticas contra toda forma de preconceito.

Destaque do kartismo ainda na infância, venceu nos monopostos no Brasil e Estados Unidos, atingindo fama internacional ao competir na Indy. Mais recentemente, esteve no Endurance internacional e na Stock Car. Em 2022, ela disputará a temporada no TCR South America.

"Passei toda a minha vida no automobilismo”, disse Bia. “Desde que me conheço por gente estou nas pistas. Nessa trajetória de tantos anos, obtive sucesso, mas também enfrentei muitas dificuldades. Esse aprendizado me dá condições de orientar jovens pilotas a ultrapassar esses obstáculos sem tantas dificuldades, como era na minha época."

"Eu já estava muito feliz pelo convite do Giovanni Guerra, ainda no início da presidência dele, para coordenar as meninas brasileiras no FIA Girls on Track. Agora, na Comissão de Mulheres, a responsabilidade aumenta, mas os desafios são os mesmos, que são derrubar barreiras e tornar o esporte mais inclusivo, com participação feminina cada vez mais ampla nos kartódromos e autódromos do Brasil e do mundo", resumiu.

Para o presidente Giovanni Guerra, a coisa mais fácil do mundo foi escolher Bia Figueiredo para participar de sua gestão: "Não pensei duas vezes na hora de trazê-la para minha equipe na CBA, pois a Bia é um exemplo de esportista e mulher. Inteligente, talentosa, sempre aberta a ajudar e, sobretudo, uma mulher muito valente e corajosa no enfrentamento de dificuldades", disse Guerra, acrescentando que a indicação para a FIA "foi algo natural por tudo que já fez em sua carreira e pelo excelente trabalho que já realizou no primeiro ano de nossa gestão".

Leclerc IMITA Rosberg, chega à MARCA DE CAMPEÃO e iguala ALONSO; já MAX tem taxa PIOR que LATIFI

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #173: Qual tamanho dos problemas de Verstappen e Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Como uma marca de filtros de ar lidera o automobilismo mundial
Próximo artigo FIA revela detalhes do novo cargo de CEO à medida que busca continua

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil