Kristensen: avaliação de mulheres na FIA prova “qualidade crescente”
Lenda de Le Mans diz que primeiro programa feminino de avaliação de pilotos da FIA provou alto nível de talento no esporte e formará base para novas oportunidades de desenvolvimento
Tom Kristensen, presidente da Comissão de Pilotos da FIA, supervisionou o teste - que durou dois dias no circuito de Navarra, na Espanha - junto com Michele Mouton, presidente da Comissão Feminina da FIA.
Quinze pilotos foram avaliadas em máquinas idênticas aos da Fórmula Renault 2.0 e Porsche Cayman GT4.
“O primeiro programa feminino de avaliação de pilotos foi inestimável para nos fornecer dados concretos para apoiar o que nossas atividades de detecção já revelaram: há um conjunto crescente de mulheres de qualidade em um nível muito alto e bem preparado a progredir para grandes campeonatos”, disse Kristensen.
“Continuamos a avaliar os resultados detalhados da primeira avaliação, mas nossos especialistas técnicos e de engenharia ficaram muito impressionados com toda a gama de critérios de avaliação e foi extremamente gratificante discutir as descobertas iniciais na recente reunião da comissão de pilotos da FIA.”
“Esta iniciativa colaborativa com a comissão de mulheres da FIA vai informar melhor a estratégia de longo prazo para o desenvolvimento de oportunidades para mulheres no automobilismo, para aquelas que já estão em nível avançado, mas também para desenvolver iniciativas de detecção, por meio do qual procuramos inspirar a próxima geração de jovens mulheres.”
A avaliação reuniu uma grande variedade de pilotos do sexo feminino de todo o mundo, incluindo a escola europeia de monopostos, kart, carros esportivos, carros de turismo e stock car. Estiveram representadas 13 diferentes nacionalidades de quatro continentes.
As participantes foram:
Amna Al Qubaisi (Emirados Árabes) - F4 Italiana
Beitske Visser (Holanda) - GT4 Europeu
Carmen Jorda (Espanha) – Ex-piloto de desenvolvimento da Renault
Christina Nielsen (Dinamarca) – 24 Horas de Le Mans e Porsche Motorsport
Gosia Rdest (Polônia) - GT4 Europeu
Jamie Chadwick (Reino Unido) - Fórmula 3 Britânica
Laura Kraihamer (Áustria) - GT4 Europeia / VLN1 e VLN2 + 24h Horas de Nürburgring
Lilou Wadoux (França) - Rencontres Peugeot Sport / 208 Racing Cup
Marta Garcia (Espanha) - Kart
Michelle Gatting (Dinamarca) - Super Turismo Dinamarquês / Nascar Euro
Mikaela Ahlin-Kottulinsky (Suécia) - STCC Suécia
Natalie Decker (EUA) - ARCA
Rahel Frey (Suíça) - ADAC GT
Sophia Florsch (Alemanha) - Fórmula 3 Europeia
Tatiana Calderon (Colômbia) - GP3
Os especialistas técnicos e de engenharia indicados pela FIA compararam o desempenho das pilotos em relação as voltas de referência estabelecidas por dois profissionais, avaliando vários critérios, incluindo velocidade geral, feedback técnico e abordagem, resposta a mudanças de configuração, consistência e progressão. Os tempos de volta não foram divulgados.
Michele Mouton acrescentou: “A comissão está continuamente pressionando para criar novas oportunidades para as mulheres em nossos campeonatos e essa avaliação foi importante para nos colocar em uma posição mais forte com equipes e fabricantes no futuro.”
“Foi interessante que nem todas se conheciam, e também para elas verem que há um grupo de mulheres em um nível muito bom. A avaliação foi significativa por muitas razões diferentes e os resultados positivos foram recebidos com grande otimismo na reunião da comissão [que foi realizada na semana passada].
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.