Na estratégia, Dixon vence em Detroit; Kanaan é 14º
Neozelandês fatura primeira vitória do ano, liderando o domínio da Honda em Detroit
Scott Dixon foi o grande nome deste sábado em Belle Island, local da rodada dupla da Indy neste fim de semana. Com a estratégia de duas paradas, contra três dos seus principais concorrentes, o neozelandês triunfou pela primeira vez no ano.
Ryan Hunter-Reay bem que tentou pressionar Dixon no final, mas sem sucesso. Alexander Rossi fez outra boa prova e conseguiu fechar o pódio. Foi a 42ª vitória da carreira de Dixon.
Mais do que os três primeiros lugares, a Honda estampou sua marca nos seis primeiros postos, com Will Power chegando na sétima posição, quebrando a sequência da fabricante japonesa.
Os brasileiros não tiveram um bom sábado. Tony Kanaan foi apenas o 14º colocado, enquanto que Matheus Leist finalizou em 15º.
A Corrida
A largada foi limpa e Marco Andretti manteve a liderança da prova, seguido de Dixon e Wickens. Kanaan pulou para 14º e Leist manteve a 21ª posição. O início chegou a ser investigado pelos comissários, mas, mais tarde, foi definido que foi dentro das regras.
Leist e Kanaan partiram para a estratégia de três paradas e fizeram seus primeiros pit stops na oitava volta, assim como Wickens, que era o terceiro colocado no 10º giro.
Andretti fez sua primeira parada na 24ª volta, com o intuito de parar somente duas vezes. Will Power, Dixon, Ed Jones e Graham Rahal estavam com a mesma tática.
Após o ciclo completo, Hunter-Reay era o novo líder, seguido de Dixon, Rahal e Andretti. Tony era o sétimo colocado e Leist, o 12º, mas ambos em outra estratégia de paradas.
Na metade da prova, Dixon era o líder, seguido de Rahal. Hunter-Reay, com duas paradas, ocupava o terceiro posto. Tony era o 13º e Leist, o 17º.
Na 45ª volta, René Binder passou reto, mas não foi dada a bandeira amarela, ao mesmo tempo, os ponteiros foram para os pits. Já na 47ª, Rahal bateu no muro da curva 13, atingindo em cheio o lado esquerdo do seu carro.
A vantagem de 15 segundos acabava, mas Dixon pôde fazer o seu último pit stop com tranquilidade, assim como seus principais concorrentes. Na relargada, ele era o líder, seguido de Hunter-Reay e Andretti. Tony era o 15º e Leist, o 19º.
A segunda amarela veio com Santino Ferrucci, restando apenas 15 para o fim. O estreante foi tocado por Charlie Kimball, perdendo o controle e batendo na barreira de pneus.
A relargada aconteceu com 10 para o fim. Dixon foi bem e Rossi conseguiu tirar a terceira posição de Andretti. Enquanto isso, os comissários puniam Kimball com um stop-and-go, por ter ocasionado o acidente com Ferrucci.
Hunter-Reay bem que tentou, mas Dixon controlou a liderança até o final, conquistando seu primeiro triunfo de 2018. Rossi foi o terceiro colocado, fechando o pódio. Tony Kanaan terminou em 14º e Matheus Leist foi o 15º.
A segunda corrida da etapa de Detroit acontece neste domingo.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Scott Dixon | 70 | 1:39'24.6189 | 99.285 | ||
2 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 70 | 1:39'26.4438 | 1.8249 | 1.8249 | 99.255 |
3 | 27 | Alexander Rossi | 70 | 1:39'28.7960 | 4.1771 | 2.3522 | 99.216 |
4 | 98 | Marco Andretti | 70 | 1:39'36.1380 | 11.5191 | 7.3420 | 99.094 |
5 | 30 | Takuma Sato | 70 | 1:39'36.4946 | 11.8757 | 0.3566 | 99.088 |
6 | 10 | Ed Jones | 70 | 1:39'38.3838 | 13.7649 | 1.8892 | 99.057 |
7 | 12 | Will Power | 70 | 1:39'39.6922 | 15.0733 | 1.3084 | 99.035 |
8 | 6 | Robert Wickens | 70 | 1:39'46.0904 | 21.4715 | 6.3982 | 98.929 |
9 | 1 | Josef Newgarden | 70 | 1:39'46.1811 | 21.5622 | 0.0907 | 98.928 |
10 | 21 | Spencer Pigot | 70 | 1:39'46.5712 | 21.9523 | 0.3901 | 98.921 |
11 | 5 | James Hinchcliffe | 70 | 1:39'46.9347 | 22.3158 | 0.3635 | 98.915 |
12 | 26 | Zach Veach | 70 | 1:39'47.6810 | 23.0621 | 0.7463 | 98.903 |
13 | 18 | Sébastien Bourdais | 70 | 1:39'47.9630 | 23.3441 | 0.2820 | 98.898 |
14 | 14 | Tony Kanaan | 70 | 1:39'50.8066 | 26.1877 | 2.8436 | 98.851 |
15 | 4 | Matheus Leist | 70 | 1:39'51.1660 | 26.5471 | 0.3594 | 98.846 |
16 | 20 | Jordan King | 70 | 1:39'51.6345 | 27.0156 | 0.4685 | 98.838 |
17 | 22 | Simon Pagenaud | 70 | 1:39'54.4227 | 29.8038 | 2.7882 | 98.792 |
18 | 88 | Gabby Chaves | 70 | 1:39'58.3435 | 33.7246 | 3.9208 | 98.727 |
19 | 23 | Charlie Kimball | 70 | 1:39'58.7100 | 34.0911 | 0.3665 | 98.721 |
20 | 59 | Max Chilton | 70 | 1:39'59.4773 | 34.8584 | 0.7673 | 98.709 |
21 | 32 | Rene Binder | 67 | 1:40'02.9621 | 3 Laps | 3 Laps | 94.423 |
22 | 19 | Santino Ferrucci | 55 | 1:17'27.2558 | 15 Laps | 12 Laps | 100.124 |
23 | 15 | Graham Rahal | 45 | 59'23.5741 | 25 Laps | 10 Laps | 106.831 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.