O'Ward coloca McLaren e Chevrolet na ponta no último treino antes das 500 Milhas; companheiro de equipe, Alonso é 23º
Brasileiros tiveram novo dia discreto, com Helinho em 17º e Tony em 19º
A sexta-feira que antecede as 500 Milhas de Indianápolis é tradicionalmente reservada para o Carb Day, último treino livre antes da prova, uma das mais importantes do automobilismo mundial. E hoje foi a McLaren e a Chevrolet que terminaram na frente, com Pato O'Ward na liderança, sendo o único piloto a quebrar a barreira de 225 mph da pista.
O americano, que foi classificado como novato após não conseguir competir na edição de 2019, fez a marca de 225.355 mph no 11ª giro, totalizando 84 voltas completadas nesta sexta.
Isso o colocou 0.7 mph a frente da melhor volta de Scott Dixon, vencedor da prova de 2008 que corre com a Chip Ganassi-Honda, enquanto outros dois vencedores da prova, Alexander Rossi e Takuma Sato ficaram em terceiro e quarto. Todos pareciam confiantes com seus ritmos sob tráfego, conseguindo chegar e ultrapassar "muito rápido", como descrito por Dixon.
Oliver Askew, outro novato, foi o quinto, com a segunda Arrow McLaren SP a frente de Zach Veach, que disse ontem que seu carro tinha bom ritmo em meio ao tráfego.
Assim como na classificação, Josef Newgarden foi o mais rápido entre os carros da Penske, enquanto seus companheiros foram apenas 14º, 17º e 24º. O último desses, Will Power, disse ao canal americano NBC que o carro apresentou alguns problemas no início da sessão, mas teve bons ganhos próximo do fim.
Power ficou logo atrás de Fernando Alonso em termos de velocidade, mas a frente do pole position Marco Andretti, que foi apenas o 28º, com um carro que parecia muito nervoso em comparação com seus rivais. Já os brasileiros tiveram um dia discreto, com Helinho Castroneves sendo o melhor, em 17º e Tony Kanaan ficando logo atrás, em 19º.
Confira a classificação do Carb Day das 500 Milhas:
P |
No |
Nome |
VR* |
Voltas |
V. Média |
Motor |
Equipe |
1 |
5 |
Pato O'Ward |
11 |
84 |
225.355 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
2 |
9 |
Scott Dixon |
37 |
59 |
224.646 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
3 |
27 |
Alexander Rossi |
7 |
58 |
224.599 |
Honda |
Andretti Autosport |
4 |
30 |
Takuma Sato |
39 |
85 |
224.580 |
Honda |
Rahal Letterman Lanigan Racing |
5 |
7 |
Oliver Askew |
50 |
82 |
224.128 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
6 |
26 |
Zach Veach |
3 |
73 |
223.957 |
Honda |
Andretti Autosport |
7 |
1 |
Josef Newgarden |
7 |
68 |
223.764 |
Chevy |
Team Penske |
8 |
8 |
Marcus Ericsson |
9 |
105 |
223.700 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
9 |
60 |
Jack Harvey |
58 |
72 |
223.641 |
Honda |
Meyer Shank Racing |
10 |
55 |
Alex Palou |
44 |
91 |
223.570 |
Honda |
Dale Coyne Racing with Team Goh |
11 |
4 |
Charlie Kimball |
38 |
79 |
223.491 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
12 |
29 |
James Hinchcliffe |
8 |
103 |
223.461 |
Honda |
Andretti Autosport |
13 |
88 |
Colton Herta |
16 |
88 |
223.433 |
Honda |
Andretti Harding Steinbrenner Autosport |
14 |
22 |
Simon Pagenaud |
72 |
89 |
223.419 |
Chevy |
Team Penske |
15 |
20 |
Ed Carpenter |
29 |
65 |
223.410 |
Chevy |
Ed Carpenter Racing |
16 |
21 |
Rinus VeeKay |
58 |
92 |
223.385 |
Chevy |
Ed Carpenter Racing |
17 |
3 |
Helio Castroneves |
8 |
93 |
223.093 |
Chevy |
Team Penske |
18 |
47 |
Conor Daly |
8 |
78 |
223.010 |
Chevy |
Ed Carpenter Racing |
19 |
14 |
Tony Kanaan |
28 |
51 |
222.999 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
20 |
41 |
Dalton Kellett |
14 |
73 |
222.951 |
Chevy |
AJ Foyt Enterprises |
21 |
18 |
Santino Ferrucci |
74 |
95 |
222.806 |
Honda |
Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan |
22 |
28 |
Ryan Hunter-Reay |
24 |
81 |
222.731 |
Honda |
Andretti Autosport |
23 |
66 |
Fernando Alonso |
41 |
72 |
222.680 |
Chevy |
Arrow McLaren SP |
24 |
12 |
Will Power |
73 |
81 |
222.578 |
Chevy |
Team Penske |
25 |
15 |
Graham Rahal |
3 |
71 |
222.158 |
Honda |
Rahal Letterman Lanigan Racing |
26 |
45 |
Spencer Pigot |
16 |
48 |
221.789 |
Honda |
RLL with Citrone/Buhl Autosport |
27 |
10 |
Felix Rosenqvist |
23 |
71 |
221.675 |
Honda |
Chip Ganassi Racing |
28 |
98 |
Marco Andretti |
6 |
70 |
221.314 |
Honda |
Andretti Herta with Marco & Curb-Agajanian |
29 |
51 |
James Davison |
53 |
64 |
220.889 |
Honda |
Dale Coyne Racing w/Rick Ware Racing/Byrd/Belardi |
30 |
59 |
Max Chilton |
55 |
80 |
220.666 |
Chevy |
Carlin |
31 |
67 |
JR Hildebrand |
28 |
44 |
219.727 |
Chevy |
Dreyer & Reinbold Racing |
32 |
24 |
Sage Karam |
5 |
38 |
219.396 |
Chevy |
Dreyer & Reinbold Racing |
33 |
81 |
Ben Hanley |
10 |
104 |
217.984 |
Chevy |
DragonSpeed USA |
* VR: Volta na qual o piloto teve sua melhor marca
VÍDEO: Veja a verdade sobre o início da treta de Nelson Piquet e imprensa
PODCAST: O que resta para Massa no automobilismo após sair se sua equipe na F-E?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.