Pilotos da Indy dizem que 'escudo' é caminho a seguir
Will Power, James Hinchcliffe, Charlie Kimball e Max Chilton acreditam que novo conceito de proteção de cockpit deve servir de inspiração para a Indy







Na próxima semana, em Silverstone, a Fórmula 1 deve realizar o primeiro teste de pista com o 'escudo', nova solução para proteger a cabeça dos pilotos no cockpit. Na Indy, o conceito é visto como o caminho a seguir.
No sábado, o presidente de competições e operações da categoria, Jay Frye, disse ao Motorsport.com que uma das duas soluções para proteger o cockpit em 2018/2019 é muito similar ao 'escudo'. Alguns pilotos da Indy se manifestaram sobre o tema e aprovam a idea apresentada pela F1.
“Parece o caminho certo para nós, definitivamente. Se o teste mostrar que o conceito funciona em termos de visibilidade para o piloto, não haverá motivos para não instalar isso nos carros. Creio que é algo que precisamos ter", disse Will Power ao Motorsport.com.
James Hinchcliffe concordou com o colega de grid e acrescentou: “Acredito fortemente que é o futuro. Desde quando nos foram mostrados os primeiros esboços de algo similar em um carro da Indy, creio que todos gostamos."
“Creio que é uma solução muito boa e o caminho a seguir. Se isso já existisse, poderia ter evitado a concussão que sofri em 2014, quando um pedaço de asa atingiu minha cabeça", afirmou.
Charlie Kimball e Max Chilton, da Ganassi, também se mostraram entusiasmados com o escudo.
“Isso parece ser sobre fazer a coisa certa. A parte complicada será em lugares como Iowa, Texas e até mesmo Pocono - pistas onduladas, nas quais precisaremos nos certificar de que não haja muita diferença de visualização ao olhar através do 'escudo' ou não", disse Kimball.
“Creio que a Indy deve seguir este caminho, é o melhor para nós - ainda seremos uma categoria de cockpit aberto, mas com aerodinâmica melhor e uma proteção adicional para a cabeça."
Chilton ressalta a importância da redução de riscos com a introdução do 'escudo', mas reconhece que nem sempre a peça pode ser eficiente.
“Gostei assim que vi pela primeira vez. Não é algo que vai nos salvar de tudo - como o acidente de (Josef) Newgarden no Texas, ano passado. Entretanto, vai reduzir os riscos de nos machucarmos em uma situação como a do acidente de Henry Surtees, vai impedir que detritos atinjam diretamente nossas cabeças, o que é importante."
“Vamos aguardar e ver o que será dito por quem teste isso, não queremos que visão seja muito afetada. Se alguém disse que isso afetará a visão na base de cinco por cento mas melhora a segurança muito mais, então esse será o caminho a seguir. Não é isso?"
"Outra coisa que eu estava pensando é que isso irá empurrar a tecnologia de como manter o vidro limpo, fazê-lo repelir a água e assim por diante. Essa é definitivamente a melhor solução que eu vi para carros monopostos.", completou Chilton.

Castroneves encerra jejum de três anos e vence em Iowa
Castroneves comemora: "É exatamente como na primeira vez"

Últimas notícias
Indy: Dixon triunfa em meio a caos em Nashville, à frente de McLaughlin
Neozelandês chega a 53 triunfos na categoria e ultrapassa Mario Andretti para se tornar o segundo maior vencedor da Indy, atrás somente de AJ Foyt; confira
IndyCar: McLaughlin bate Grosjean pela pole em Nashville; veja
Com a marca de 1min14s5555 Scott bateu o ex-Fórmula 1 francês Romain Grosjean, da Andretti, por 0s1420 para conquistar a posição de honra no grid de largada
Indy no misto de Indianápolis: Rossi volta a vencer e Power assume a liderança
Brasileiro Helio Castroneves fez prova discreta com a Meyer Shank e terminou em 19º; Rossi vence pela primeira vez desde Elkhart Lake-2019
Indy: Rosenqvist é pole no IMS e líder Ericsson é último após problemas
Brasileiro Helio Castroneves larga em 16º com a Meyer Shank; veja o grid de largada completo