Últimas notícias

FIA confirma troca de sede do Mundial de Kart de 2020; Brasil deve receber edição de 2021

Federação busca sede na Europa em 2020, enquanto Birigui deverá receber o evento no próximo ano

Marijn Kremers

A crise gerada pela pandemia do coronavírus está afetando todas as áreas do esporte a motor, incluindo sua base, o kart. Nesta quarta-feira, a FIA confirmou a troca da sede do Mundial de Kart de 2020.

Conforme anunciado anteriormente pelo Motorsport.com, o Kartódromo Speed Park, em Birigui, que receberia o mundial esse ano, deverá ser a sede em 2021, enquanto a Federação busca um novo local na Europa para receber as provas das categorias OK e OK Junior.

Leia também:

"Devido à crise global de saúde causada pelo coronavírus, o organizador da edição deste ano do Campeonato Mundial de Kart da FIA - OK e Junior, marcado para acontecer no Brasil entre 29 de outubro e 01 de novembro, fez uma proposta à Comissão Internacional de Kart e à FIA para receber o evento no Circuito de Birigui, em São Paulo, em 2021. Isso vem para atender o interesse de pilotos e equipes, pela maioria ser da Europa", diz. o comunicado divulgado nesta quarta.

"A Comissão as circunstâncias por trás deste pedido, e a consideração mostrada aos competidores. Ela está iniciando discussões para buscar um local alternativo na Europa para sediar a edição de 2020, com a intenção de trabalhar com o organizador brasileiro para colocar Birigui no calendário para 2021".

A jornada para trazer o Mundial de Kart ao Brasil foi liderada por uma Comissão, com Felipe Massa, mas que contou ainda com Waldner Bernardo "Dadai", presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Gastão Fráguas Filho, empresário e campeão Mundial de Kart em 1995, Giovanni Guerra, representante brasileiro na Comissão Internacional de Kart, e Ricardo Gracia, proprietário do Kartódromo Speed Park, em Birigui, o local escolhido para Mundial.

Presidente da Comissão Internacional de Kart, Felipe Massa comentou: "Todos estávamos ansiosos pela realização do Campeonato Mundial de Kart no Brasil esse ano, mas essas circunstâncias difíceis tornam necessário o adiamento de Birigui para o próximo ano. Devemos agir pensando no que é melhor para os competidores e nos adaptarmos de acordo. Temos a intenção de trazer de volta para o calendário de 2021 e mal posso esperar!".

Confira os principais nomes do automobilismo que já participaram do Mundial de Kart

Ayrton Senna foi um dos pilotos com passagem pelo Mundial de Kart, assim como
Alain Prost,
Nigel Mansell,
Michael Schumacher,
Fernando Alonso,
Lewis Hamilton,
Sebastian Vettel,
Kimi Raikkonen,
Max Verstappen,
Charles Leclerc, entre outros.
10

VÍDEO: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?

PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Coronavírus deve forçar adiamento de Mundial de Kart no Brasil para 2021
Próximo artigo Federação Mineira anuncia retomada de competições no estado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil