Rafa Câmara é segundo na etapa francesa do Europeu de Kart e mantém a liderança do campeonato

Piloto ORT crava pole, vence duas eliminatórias e amplia margem no topo da tabela de pontos

Rafa Câmara no Europeu de Kart

Rafa Câmara no Europeu de Kart

Manuela Nicoletti

Rafael Câmara obteve mais um pódio em eventos de primeira linha do kartismo mundial neste domingo. O piloto da Oak Racing Team (ORT) terminou a segunda etapa do prestigiado Campeonato Europeu de Kart na segunda posição e ampliou sua margem na liderança da pontuação de 4 para 13 pontos.

A vitória da etapa na pista francesa de Aunay Les Bois ficou com o italiano Andrea Kimi Antonelli, companheiro do pernambucano na equipe Kart Republic.

Leia também:

O britânico Arvid Lindblad completou o pódio, deixando o representante da ORT entre dois integrantes de programas de desenvolvimento de talentos das equipes de F1. Antonelli participa do projeto da Mercedes, enquanto Lindblad é piloto Red Bull.

A jornada na França começou muito positiva para o brasileiro. Ele cravou a pole na sexta-feira, com o melhor tempo entre os 69 pilotos da classe OK inscritos no evento.

Venceu duas das quatro eliminatórias, terminou uma em sexto e a outra em quarto. Assim garantiu a terceira posição na final.

Após uma largada em falso na prova decisiva, Rafa avançou uma posição quando a prova começou a valer. Nas primeiras cinco das 25 voltas da final, o brasileiro conseguiu pressionar Antonelli, que havia saído da pole. Mas o competidor da Mercedes teve mais rendimento a partir da sexta volta e foi abrindo na liderança.

Câmara então conservou seu ritmo e no fim segurou o ímpeto de Lindblad. O britânico veio escalando o pelotão e tirou mais de um segundo da margem do vice-campeão mundial de 2019. Mas foi insuficiente para alterar a ordem do pódio.

“Foi uma etapa muito disputada e fiquei contente por conseguirmos a pole novamente", disse Câmara. "As corridas foram bem movimentadas e tenho que agradecer a todos na equipe Kart Republic pelo equipamento, novamente muito rápido".

"Conseguimos mais um pódio importante, ampliamos a liderança no campeonato. A motivação segue muito alta para buscar mais esse título para o Brasil e para a ORT. Vamos seguir trabalhando forte”

Após duas das quatro etapas do Europeu de Kart, o piloto ORT segue em altíssimo nível na temporada. Além da liderança neste campeonato, o pernambucano de 16 anos de idade conquistou outros dois títulos em 2021: o WSK Champions Cup e o WSK Super Masters Series.

Sua prioridade no ano é o Campeonato Mundial de Kart, que, pela primeira vez na história, acontecerá no Brasil. O palco é a pista de Birigui, no interior de São Paulo, o mesmo kartódromo onde Rafa Câmara estreou em dezembro de 2020 como integrante da ORT, conquistando seu bicampeonato nacional.

O Europeu de Kart realiza sua terceira etapa entre 8 e 11 de julho em Sarno (Itália) e a final em Zuera (Espanha) entre 22 e 25 de julho.

Europeu de Kart - Aunay Les Bois (top 5)

  1. Andrea Kimi Antonelli (ITA)
  2. Rafa Câmara (BRA)
  3. Arvid Lindblad (GBR)
  4. Artem Severiukhin (RUS)
  5. Yannick de Brabander (BEL)

Europeu de Kart – Classficação (top 5)

  1. Rafa Câmara (BRA) 62 pontos
  2. Arvid Lindblad (GBR) 49
  3. Andrea Kimi Antonelli (ITA) 44
  4. Artem Severiukhin (RUS) 29
  5. Juho Valtanen (FIN) 23

CONHEÇA a SAGA da roda de BOTTAS que causou MAIOR 'pit stop' da HISTÓRIA da F1 e envolveu FERRARI

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Matheus Ferreira é campeão da etapa francesa do Europeu de Kart
Próximo artigo Rafa Câmara volta a impressionar em novo teste coletivo da F4 Italiana

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil