Rafael Câmara chega otimista ao Campeonato Mundial de Kart na Espanha
Piloto da Oak Racing Team disputou quatro campeonatos em 2021, com um vice-campeonato e três títulos
Depois de três títulos e um vice conquistados em 2021, Rafael Câmara chega à pista espanhola de Campillos para o evento mais importante da temporada: o Campeonato Mundial de Kart.
Vice-campeão na classe OK Jr há dois anos, o piloto da Oak Racing Team (ORT) está inscrito com o kart #2 preparado pela tradicional equipe Kart Republic.
Ele vem credenciado por vitórias e grandes desempenhos desde o início do ano. O mais recente deles foi no último fim de semana, nesta mesma pista de Campillos. O pernambucano terminou em segundo lugar na final do campeonato Champions of the Future, conquistando os pontos necessários para assegurar o título do evento, que antes havia passado pelas pistas de Genk (Bélgica) e Zuera (Espanha).
Correndo pela competitiva e profissional classe OK, ele iniciou 2021 dominante nas pistas italianas. Levantou o WSK Champions Cup em Adria e depois o título do WSK Super Masters Series, campeonato que passou por Adria, Lonato, Sarno e La Conca.
Então veio o Campeonato Europeu, com quatro etapas. Rafa passou a primeira metade na liderança dos pontos, vencendo a etapa de Genk e terminando em segundo a de Aunay les Bois (França). Quebra na final em Sarno derrubou o brasileiro do topo dos pontos na terceira etapa e ele foi combativo até o final em Zuera para terminar como vice-campeão.
Ao lado do bicampeão brasileiro, a lista de inscritos na classe OK tem nada menos que 75 pilotos. É a nata do kartismo mundial em 2021, muitos deles afiliados a plataformas de desenvolvimento de pilotos das principais organizações da F1.
Estão na lista de inscritos nomes como o italiano Andrea Kimi Antonelli (integrante do programa de jovens talentos da Mercedes), o britânico Arvid Lindblad (Red Bull) e o norte-americano Ugo Ugochukwu (McLaren) - todos companheiros de Rafa na equipe Kart Republic. Também está confirmado na competição o finlandês Tuuka Taponen, que, assim como o pernambucano, foi um dos quatro finalistas da seletiva global da Ferrari Driver Academy em Maranello há duas semanas.
O cronograma do Mundial conta com treinos livres na sexta, assim como o quali. O sábado é dedicado às corridas preliminares. No domingo acontece a última classificatória e a final.
Após o quali, os 76 inscritos são ranqueados e divididos em cinco grupos, de A a E. O mais veloz fica no A, o segundo no B e assim sucessivamente. Então acontecem as eliminatórias, sempre envolvendo competidores de apenas dois grupos, A-B por exemplo, ou C-D. A cada prova os competidores acumulam pontos de acordo com a classificação final. O vencedor fica com zero e a seguir os pilotos vão somando tentos conforme a ordem de chegada.
Após o fim das preliminares (são quatro na classe OK) é elaborado um ranking encabeçado pelo competidor com menos pontos acumulados. Ele é o pole da final, com o restante do grid formado da mesma maneira. A prova decisiva tem 19 voltas ou 30 km e seu vencedor será o novo campeão mundial de kart.
“Chegou o campeonato mais importante da temporada. Tivemos grandes corridas ao longo do ano, com muito aprendizado e sempre desenvolvendo o equipamento. Agora é a hora de colocar tudo na pista e tentar trazer para o Brasil esse título tão importante”
O canal da FIA Karting no Youtube transmite o campeonato, com a largada da grande final prevista para domingo às 9h45 (pelo horário de Brasília).
RUBENS BARRICHELLO NA BAND: Rubinho será comentarista convidado no GP de São Paulo de F1; saiba mais
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #141 - É o fim da linha para Mercedes e Hamilton após GP dos EUA?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.