Recomendado para você

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Diogo Moreira tem "todas as qualidades para se tornar um dos maiores da MotoGP", diz chefe da LCR Honda
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Audi já fez primeiros testes no simulador com carro de 2026; saiba mais
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Chegada à MotoGP é um "sonho virando realidade", diz Diogo Moreira
F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton

F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Hakkinen dá prazo para adaptação da Ferrari para Hamilton
F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen

F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin ficou "lisonjeada" com rumores sobre Verstappen
F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin

F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto fez "lição de casa" após Singapura e está "confiante" para Austin
Indy: Caio Collet realiza novo teste com AJ Foyt Racing em Indianapolis

Indy: Caio Collet realiza novo teste com AJ Foyt Racing em Indianapolis

Indy
Indy
Indy: Caio Collet realiza novo teste com AJ Foyt Racing em Indianapolis

Ferrari e Porsche 'sob holofotes' e fim de prova para Alpine: as primeiras horas em Le Mans

Mudança de clima com pouco mais de uma hora fez as equipes arriscarem estratégias, com as fabricantes italiana e alemã se destacando com o acerto na troca de pneus; time alegou suspeita de problemas no motor

#50 Ferrari AF Corse Ferrari 499P: Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen

Foto de: Rainier Ehrhardt

As 11h (Brasília) foi dada a largada das 24 Horas de Le Mans, neste sábado. E logos nas primeiras horas muita coisa aconteceu em La Sarthe, na França.

Leia também:

A largada foi bastante movimentada, porém sem incidentes. A pole estava com o Porsche de Laurens Vanthoor. Contudo, o destaque ficou para Nicklas Nielsen na Ferrari #50 que avançou para a segunda colocação e impôs pressão no primeiro, assumindo a ponta pouco tempo depois. Nas outras categorias, a liderança permaneceu com os pole position: o carro #14 da AO by TF na LMP2, e o McLaren #70 da Inception na LMGT3. 

A Ferrari continuou mostrando força na primeira hora de prova, com o segundo carro assumindo a vice-liderança fazendo uma dobradinha para o time italiano. A única bandeira amarela localizada foi causada pelo LMP2 #23 da United Autosports, que ficou parado na brita por alguns instantes. No final da primeira hora, Porsche e Ferrari alternaram a liderança, mas Nielsen se manteve no fim.

 

A segunda hora de prova começou com ritmo mais cadenciado entre as classes, até que o aviso de chuva chegou. Este foi o momento de definir, de forma rápida, qual estratégia adotar já que a previsão era de pista molhada apenas em determinados pontos do circuito e por pouco tempo. 

De forma arriscada, Cadillac e Toyota foram os primeiros a irem para os boxes realizar a troca. A decisão parecia acertada, pela movimentação difícil que os carros de Ferrari e Porsche pareciam ter na pista. Porém, a pista seca predominava, e a chuva demorou alguns minutos para aumentar. Com isso, os líderes pararam seus carros já quase nos momentos finais de chuva.

 

A estratégia deu certo: os dois protótipos rodaram pouco tempo com os pneus de chuva, conseguindo trocar para os de pista seca em uma janela que garantiu a liderança da prova para as duas fabricantes. Uma disputa interessante entre o #50 da Ferrari e #83 da AF Corse ainda brindou os espectadores no final da hora, com uma boa ultrapassagem de Robert Kubica. Porém, Nielsen conseguiu retomar a ponta.

Alguns incidentes chamaram a atenção, sendo o principal deles o sofrido por Robin Frijns. Pouco antes disso, uma bandeira amarela tinha sido agitada por um outro acidente.

 

A corrida entrou em sua quinta hora com o Mustang #77 da Proton Racing nos boxes com problemas. A liderança da prova foi retomada pela Ferrari #83, seguido pelo #50 oficial da equipe italiana. Logo atrás, estava a dupla da Porsche Penske, com Felipe Nasr em um dos carros. Além disso, Felipe Drugovich foi para a pista pela primeira vez. 

 

Por fim, a quinta hora de prova reservou uma baixa: a Alpine #35, após quebra de motor - que acabou  se convertendo em fim de prova para a equipe. Pouco depois, o outro carro também abandonou com o mesmo problema. 

"Confirmamos que o carro #35 e #36 estão fora da corrida devido a uma suspeita de problema no motor. Esse é o primeiro ano da equipe, com Hypercar, nas 24 Horas de Le Mans, no qual sabíamos desde o começo que seria um passo fora da curva. Iremos investigar o problema e voltaremos mais fortes e determinados no próximo ano a Le Mans. O carro mostrou um bom ritmo para conseguir a superpole. Tivemos um bom início de corrida e isso nos encorajo para o futuro", declarou a equipe.

Desempenho dos brasileiros

Ao longo das cinco horas já disputadas, o Brasil teve seus momentos de destaque, principalmente na classe LMGT3. Depois de uma boa largada, Daniel Serra chegou a andar entre os três primeiros colocados. Já Nicolas Costa deu continuidade ao trabalho de Grégoire Saucy e flutuou entre o top-5, e, mesmo após uma parada, continua na briga dentro do top-10. Destaque também para Felipe Nasr com o hypercar #4 da Porsche, que foi da 19ª para o top-5.

Top 10 após 5 horas de prova

Hypercar
1º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, com 80 voltas
2º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, +17s732
3º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, +25s013
4º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, +47s965
5º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, +1min43s124
6º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, +1min52s063
7º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, +2min05s443
8º - Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, +2min10s737

LMP2
1º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 76 voltas
2º - Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) - COOL Racing #37, +6s072
3º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) - United Autosports #22, +34s926
4º - PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) - AO by TF #14, + 2min29s816
5º - Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) - Nielsen Racing #24, +2min53s017
6º - Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) - Proton Competition #9, + 1 volta
7º - François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) - AF Corse #183, +1 volta
8º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, + 1 volta
9º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, + 1 volta
10º - John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) - Duqueine Team #30, + 1 volta

LMGT3
1º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 71 voltas
2º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, +1 volta
3º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, + 1 volta
4º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, + 1 volta
5º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, + 1 volta
6º - Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) - Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, + 1 volta
7º - Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, + 1 volta
8º - Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) - Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, + 1 volta
9º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, + 1 volta
10º - Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) - McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, + 1 volta

Confira ao vivo

 

QUER SENTIR A EMOÇÃO DE LE MANS EM SÃO PAULO? GARANTA JÁ OS SEUS INGRESSOS PARA AS 6 HORAS DE SÃO PAULO, EM JULHO. CLIQUE AQUI

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Márquez na Ducati oficial, Martín na Aprilia: Jorge será sabotado em 2024? E Bagnaia? Mugello e mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior AO VIVO: Assista às emoções das 24 Horas de Le Mans
Próximo artigo Ferrari ‘sobrevive’ em Le Mans e brilha pelo segundo ano seguido; Farfus garante pódio na LMGT3

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros