Kobayashi faz a pole provisória para Toyota em Le Mans
Toyota #7 foi o mais rápido da primeira parte da classificação das 24 Horas de Le Mans. Bruno Senna foi o segundo colocado da LMP2




O pontapé inicial das 24 Horas de Le Mans foi dado na tarde/noite desta quarta-feira (14) em La Sarthe. Confirmando o favoritismo da Toyota, o carro #7 da montadora japonesa comandado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Stephane Sarrazin fez o tempo de 3min18s793, seis décimos mais rápido que o LMP1 #8 da mesma equipe, guiado por Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima.
A sessão foi atrasada em cerca de 20 minutos por causa da manutenção em uma das barreiras atingidas nas curvas Porsche na preliminar da sessão.
Na LMP2, o carro de Matthieu Vaxiviere, François Perrodo e Emmanuel Collard foi o mais rápido, pouco mais de meio segundo ao de Bruno Senna, que terá como companhia Julien Canal e Nicolas Prost.
Na mesma classe, André Negrão foi o 13º, Nelsinho Piquet o 14º e Rubens Barrichello, que estreia nas 24 Horas, foi o 19º.
Na LMGTE Pro, o Aston Martin #95 de Marco Sorensen, Nicki Thim e Richie Stanaway foi o mais veloz, com a 32ª posição no geral. Daniel Serra fez a 35ª marca, Pipo Derani a 36ª e Tony Kanaan, apenas a 42ª.
O Corvette de Fernando Rees foi o quinto na classe LMGTE Am e viu o trio de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda, também de Aston Martin, comandar a classe, com o 43º tempo.
Resultado
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | ![]() ![]() ![]() |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 26 | 3'18.793 | 246.811 | ||
2 | 8 | ![]() ![]() ![]() |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 26 | 3'19.431 | 0.638 | 0.638 | 246.021 |
3 | 2 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 21 | 3'19.710 | 0.917 | 0.279 | 245.678 |
4 | 9 | ![]() ![]() ![]() |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 27 | 3'19.958 | 1.165 | 0.248 | 245.373 |
5 | 1 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 21 | 3'21.165 | 2.372 | 1.207 | 243.901 |
6 | 4 | ![]() ![]() ![]() |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 21 | 3'28.887 | 10.094 | 7.722 | 234.884 |
7 | 28 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 22 | 3'29.333 | 10.540 | 0.446 | 234.384 |
8 | 31 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 19 | 3'29.851 | 11.058 | 0.518 | 233.805 |
9 | 25 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 23 | 3'30.502 | 11.709 | 0.651 | 233.082 |
10 | 24 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 25 | 3'30.847 | 12.054 | 0.345 | 232.701 |
11 | 38 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 25 | 3'31.024 | 12.231 | 0.177 | 232.506 |
12 | 36 | ![]() ![]() ![]() |
Alpine A470 | LMP2 | 25 | 3'31.065 | 12.272 | 0.041 | 232.461 |
13 | 35 | ![]() ![]() ![]() |
Alpine A470 | LMP2 | 20 | 3'31.439 | 12.646 | 0.374 | 232.049 |
14 | 13 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 23 | 3'31.636 | 12.843 | 0.197 | 231.833 |
15 | 26 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 25 | 3'31.945 | 13.152 | 0.309 | 231.495 |
16 | 22 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 18 | 3'31.963 | 13.170 | 0.018 | 231.476 |
17 | 40 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 19 | 3'32.477 | 13.684 | 0.514 | 230.916 |
18 | 39 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 18 | 3'32.987 | 14.194 | 0.510 | 230.363 |
19 | 29 | ![]() ![]() ![]() |
Dallara P217 | LMP2 | 23 | 3'33.796 | 15.003 | 0.809 | 229.491 |
20 | 21 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 18 | 3'34.046 | 15.253 | 0.250 | 229.223 |
21 | 32 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 20 | 3'34.166 | 15.373 | 0.120 | 229.095 |
22 | 27 | ![]() ![]() ![]() |
Dallara P217 | LMP2 | 7 | 3'34.407 | 15.614 | 0.241 | 228.837 |
23 | 47 | ![]() ![]() ![]() |
Dallara P217 | LMP2 | 15 | 3'34.846 | 16.053 | 0.439 | 228.370 |
24 | 23 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 24 | 3'35.559 | 16.766 | 0.713 | 227.614 |
25 | 49 | Rik Breukers ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 23 | 3'37.226 | 18.433 | 1.667 | 225.867 |
26 | 45 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 24 | 3'37.814 | 19.021 | 0.588 | 225.258 |
27 | 17 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 24 | 3'40.162 | 21.369 | 2.348 | 222.855 |
28 | 43 | ![]() ![]() ![]() |
Riley Mk. 30 | LMP2 | 18 | 3'40.813 | 22.020 | 0.651 | 222.198 |
29 | 37 | ![]() ![]() ![]() |
Oreca 07 | LMP2 | 3 | 3'41.393 | 22.600 | 0.580 | 221.616 |
30 | 34 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 11 | 3'41.628 | 22.835 | 0.235 | 221.381 |
31 | 33 | ![]() ![]() ![]() |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 22 | 3'42.660 | 23.867 | 1.032 | 220.355 |
32 | 95 | ![]() ![]() ![]() |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 19 | 3'52.117 | 33.324 | 9.457 | 211.377 |
33 | 71 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 22 | 3'52.235 | 33.442 | 0.118 | 211.270 |
34 | 51 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 22 | 3'53.123 | 34.330 | 0.888 | 210.465 |
35 | 97 | ![]() ![]() ![]() |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 23 | 3'53.296 | 34.503 | 0.173 | 210.309 |
36 | 67 | ![]() ![]() ![]() |
Ford GT | LMGTE PRO | 24 | 3'54.118 | 35.325 | 0.822 | 209.571 |
37 | 92 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 18 | 3'54.243 | 35.450 | 0.125 | 209.459 |
38 | 82 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 17 | 3'54.305 | 35.512 | 0.062 | 209.403 |
39 | 91 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 19 | 3'54.564 | 35.771 | 0.259 | 209.172 |
40 | 63 | ![]() ![]() ![]() |
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 22 | 3'54.827 | 36.034 | 0.263 | 208.938 |
41 | 64 | ![]() ![]() ![]() |
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 22 | 3'54.876 | 36.083 | 0.049 | 208.894 |
42 | 68 | ![]() ![]() ![]() |
Ford GT | LMGTE PRO | 20 | 3'55.059 | 36.266 | 0.183 | 208.732 |
43 | 98 | ![]() ![]() ![]() |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 22 | 3'55.134 | 36.341 | 0.075 | 208.665 |
44 | 69 | ![]() ![]() ![]() |
Ford GT | LMGTE PRO | 22 | 3'55.553 | 36.760 | 0.419 | 208.294 |
45 | 77 | ![]() Matteo Cairoli ![]() |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 22 | 3'55.692 | 36.899 | 0.139 | 208.171 |
46 | 66 | ![]() ![]() ![]() |
Ford GT | LMGTE PRO | 20 | 3'55.803 | 37.010 | 0.111 | 208.073 |
47 | 90 | ![]() ![]() ![]() |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 19 | 3'55.953 | 37.160 | 0.150 | 207.941 |
48 | 83 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 22 | 3'55.966 | 37.173 | 0.013 | 207.929 |
49 | 50 | ![]() ![]() ![]() |
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE AM | 19 | 3'56.259 | 37.466 | 0.293 | 207.672 |
50 | 61 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 23 | 3'56.333 | 37.540 | 0.074 | 207.607 |
51 | 88 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 22 | 3'56.507 | 37.714 | 0.174 | 207.454 |
52 | 84 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 17 | 3'56.890 | 38.097 | 0.383 | 207.118 |
53 | 62 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 20 | 3'57.267 | 38.474 | 0.377 | 206.789 |
54 | 60 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 22 | 3'57.321 | 38.528 | 0.054 | 206.742 |
55 | 99 | ![]() ![]() ![]() |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 22 | 3'57.463 | 38.670 | 0.142 | 206.619 |
56 | 93 | ![]() ![]() ![]() |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 22 | 3'58.196 | 39.403 | 0.733 | 205.983 |
57 | 65 | ![]() ![]() ![]() |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 19 | 3'58.249 | 39.456 | 0.053 | 205.937 |

Fratura tira Di Grassi das 24 Horas de Le Mans
Toyota na frente e Di Grassi fora: o dia em Le Mans em fotos

Últimas notícias
Le Mans: Negrão destaca manutenção na liderança do WEC após problemas nas 24h
Time francês que brasileiro faz parte sofreu falha no câmbio no início da corrida
Le Mans: Pietro Fittipaldi destaca primeira participação nas 24 Horas
Brasileiro chegou a estar entre os 10 primeiros, e mesmo com problema no motor, conseguiu terminar prova em estreia no circuito de La Sarthe
Le Mans: Pipo Derani termina em quarto lugar em grande dia para Glickenhaus
Brasileiro também recebeu prêmio especial por ação em prol do Hospital do GRAACC. Capacete pintado pelo artista francês Jisbar foi leiloado por aproximadamente 65 mil reais
24 Horas de Le Mans: Toyota vence pelo quinto ano consecutivo; Serra vai ao pódio na GTE Pro
Carros da marca japonesa tiveram dia tranquilo devido a problemas dos rivais