Le Mans: Toyota #7 confirma favoritismo e vence; Negrão e Fraga conseguem pódios
Trio com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Pexito Lopez fazem história mais uma vez
A 89ª 24 Horas de Le Mans virou história. Neste domingo (22) a maior corrida de endurance do mundo completou mais uma edição com a confirmação do favoritismo da Toyota Gazoo Racing na geral, ao vencer pela quarta vez consecutiva.
Praticamente de ponta a ponta, o carro #7 comandado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Pexito Lopez liderou a dobradinha da marca japonesa, com o #8 chegando na segunda posição, com Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley.
Na terceira posição, a primeira presença brasileira. André Negrão ajudou a Alpine para fechar o pódio, junto com Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxivière. Com isso, o brasileiro conseguiu seu quarto pódio em Le Mans, após duas vitórias e um terceiro lugar na classe LMP2.
Pipo Derani, que fez parte do conjunto da Glickenhaus com Olivier Pla e Franck Mailleux, ficou na quarta colocação na Hypercar e na geral.
Na LMP2, a vitória do Team WRT, com Robert Kubica, Louis Deletraz e Ye Yifei estava perto, mas o carro #41 teve problemas na última volta.Com isso, o triunfo ficou com o outro carro do time, com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi.
Felipe Nasr, que tinha a companhia de Ryan Cullen e Oliver Jarvies na Risi Competizione, teve qua abandonar com uma quebra de motor por volta da 20ª hora.
Daniel Serra não conseguiu repetir o feito de triunfar pela GTE Pro. De Ferrari, o brasileiro da AF Corse terminou na quinta colocação, junto com Miguel Molina e Sam Bird, mesmo enfrentando uma série de problemas, incluindo um pneu estourado, danificando a dianteira direita.
Mas os companheiros de Serra do carro #51, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Come Ledogar, levaram a melhor na classe.
A AF Corse também comemorou a vitória na GTE Am, com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera, com a Ferrari #83.
Felipe Fraga conquistou a segunda posição na classe, ao lado de Ben Keating e Dylan Pereira no Aston Martin #33.
Marcos Gomes foi o primeiro a abandonar a corrida após forte acidente de seu Aston Martin na terceira hora da corrida.
Resultado final
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 371 | 33 | |||||||
2 | 8 | Sébastien Buemi Kazuki Nakajima Brendon Hartley |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 369 | 2 laps | 37 | ||||||
3 | 36 | André Negrao Nicolas Lapierre Matthieu Vaxivière |
Alpine A480 | HYPERCAR | 367 | 4 laps | 31 | ||||||
4 | 708 | Pipo Derani Franck Mailleux Olivier Pla |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 367 | 2'34.103 | 28 | ||||||
5 | 709 | Ryan Briscoe Richard Westbrook Romain Dumas |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 364 | 6.095 | 29 | ||||||
6 | 31 | Robin Frijns Ferdinand Habsburg Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 31.721 | 34 | ||||||
7 | 28 | Sean Gelael Stoffel Vandoorne Tom Blomqvist |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 0.727 | 35 | ||||||
8 | 65 | Julien Canal Will Stevens James Allen |
Oreca 07 | LMP2 | 362 | 9 laps | 34 | ||||||
9 | 23 | Paul di Resta Alex Lynn Wayne Boyd |
Oreca 07 | LMP2 | 361 | 10 laps | 33 | ||||||
10 | 34 | Jakub Smiechowski Renger van der Zande Alex Brundle |
Oreca 07 | LMP2 | 360 | 11 laps | 34 | ||||||
11 | 48 | Paul Lafargue Paul Loup Chatin Patrick Pilet |
Oreca 07 | LMP2 | 359 | 12 laps | 35 | ||||||
12 | 26 | Roman Rusinov Franco Colapinto Nick de Vries |
Aurus 01 | LMP2 | 358 | 13 laps | 34 | ||||||
13 | 38 | Roberto Gonzalez Antonio Felix da Costa Anthony Davidson |
Oreca 07 | LMP2 | 358 | 47.211 | 32 | ||||||
14 | 30 | Rene Binder Memo Rojas Tristan Gommendy |
Oreca 07 | LMP2 | 357 | 14 laps | 39 | ||||||
15 | 21 | Henrik Hedman Ben Hanley Juan Pablo Montoya |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 15 laps | 34 | ||||||
16 | 29 | Frits van Eerd Giedo van der Garde Job Van Uitert |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 29.252 | 35 | ||||||
17 | 70 | Esteban Garcia Loic Duval Norman Nato |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 2'19.918 | 34 | ||||||
18 | 20 | Dennis Andersen Ricky Taylor Marco Sorensen |
Oreca 07 | LMP2 | 353 | 18 laps | 37 | ||||||
19 | 39 | Vincent Capillaire Arnold Robin Maxime Robin |
Oreca 07 | LMP2 | 352 | 19 laps | 31 | ||||||
20 | 51 | Alessandro Pier Guidi James Calado Come Ledogar |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 345 | 26 laps | 23 | ||||||
21 | 63 | Antonio Garcia Jordan Taylor Nick Catsburg |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 345 | 41.686 | 23 | ||||||
22 | 92 | Kevin Estre Neel Jani Michael Christensen |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 344 | 27 laps | 24 | ||||||
23 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz Frederic Makowiecki |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 343 | 28 laps | 23 | ||||||
24 | 44 | Miro Konopka Oliver Webb Matej Konopka |
Oreca 07 | LMP2 | 342 | 29 laps | 35 | ||||||
25 | 83 | François Perrodo Nicklas Nielsen Alessio Rovera |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 340 | 31 laps | 25 | ||||||
26 | 33 | Ben Keating Dylan Pereira Felipe Fraga |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 339 | 32 laps | 25 | ||||||
27 | 80 | Matteo Cressoni Rino Mastronardi Callum Ilott |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 338 | 33 laps | 25 | ||||||
28 | 74 | James Winslow John Corbett Tom Cloet |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 338 | 2'07.162 | 34 | ||||||
29 | 49 | Anders Fjordbach Jan Magnussen Kevin Magnussen |
Oreca 07 | LMP2 | 336 | 35 laps | 35 | ||||||
30 | 60 | Claudio Schiavoni Paolo Ruberti Raffaele Giammaria |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 335 | 36 laps | 25 | ||||||
31 | 77 | Christian Ried Jaxon Evans Matt Campbell |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 335 | 33.045 | 26 | ||||||
32 | 84 | Takuma Aoki Nigel Bailly Matthieu Lahaye |
Oreca 07 | INNOVATIVE CAR | 334 | 37 laps | 32 | ||||||
33 | 777 | Satoshi Hoshino Tomonobu Fujii Andrew Watson |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 333 | 38 laps | 26 | ||||||
34 | 18 | Andrew Haryanto Alessio Picariello Marco Seefried |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 332 | 39 laps | 26 | ||||||
35 | 95 | John Hartshorne Ollie Hancock Ross Gunn |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 332 | 26.571 | 24 | ||||||
36 | 85 | Rahel Frey Sarah Bovy Michelle Gatting |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 332 | 2'19.723 | 24 | ||||||
37 | 52 | Daniel Serra Miguel Molina Sam Bird |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 331 | 40 laps | 23 | ||||||
38 | 69 | Robert Renauer Ralf Bohn Rolf Ineichen |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 330 | 41 laps | 24 | ||||||
39 | 54 | Thomas Flohr Giancarlo Fisichella Francesco Castellacci |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 329 | 42 laps | 25 | ||||||
40 | 22 | Philip Hanson Fabio Luca Scherer Filipe Albuquerque |
Oreca 07 | LMP2 | 328 | 43 laps | 34 | ||||||
41 | 71 | Brendan Iribe Ollie Millroy Ben Barnicoat |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 327 | 44 laps | 24 | ||||||
42 | 88 | Julien Andlauer Dominique Bastien Lance David Arnold |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 327 | 1'05.840 | 26 | ||||||
43 | 86 | Michael Wainwright Ben Barker Tom Gamble |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 322 | 49 laps | 26 | ||||||
44 | 64 | Tommy Milner Nick Tandy Alexander Sims |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 313 | 58 laps | 23 | ||||||
45 | 41 | Robert Kubica Louis Deletraz Ye Yifei |
Oreca 07 | LMP2 | 362 | 3'33.661 | 34 | ||||||
46 | 82 | Ryan Cullen Oliver Jarvis Felipe Nasr |
Oreca 07 | LMP2 | 275 | 95 laps | 29 | ||||||
47 | 388 | Pierre Ehret Christian Hook Jeroen Bleekemolen |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 271 | 99 laps | 21 | ||||||
48 | 24 | Patrick Kelly Gabriel Aubry Simon Trummer |
Oreca 07 | LMP2 | 261 | 109 laps | 32 | ||||||
49 | 72 | Dries Vanthoor Alvaro Parente Maxime Martin |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 227 | 143 laps | 19 | ||||||
50 | 79 | Cooper MacNeil Earl Bamber Laurens Vanthoor |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 139 | 231 laps | 11 | ||||||
51 | 46 | Dennis Olsen Anders Buchardt Robby Foley |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 138 | 232 laps | 11 | ||||||
52 | 57 | Takeshi Kimura Scott Andrews Mikkel Jensen |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 128 | 242 laps | 9 | ||||||
53 | 66 | Neubauer Thomas Rodrigo Sales Jody Fannin |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 117 | 253 laps | 9 | ||||||
54 | 55 | Duncan Cameron David Perel Matt Griffin |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 109 | 261 laps | 8 | ||||||
55 | 25 | John Falb Roberto Merhi Rui Andrade |
Aurus 01 | LMP2 | 108 | 262 laps | 11 | ||||||
56 | 47 | Roberto Lacorte Giorgio Sernagiotto Antonio Fuoco |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 90 | 280 laps | 6 | ||||||
57 | 56 | Egidio Perfetti Matteo Cairoli Riccardo Pera |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 84 | 286 laps | 6 | ||||||
58 | 32 | Nico Jamin Jonathan Aberdein Manuel Maldonado |
Oreca 07 | LMP2 | 75 | 295 laps | 7 | ||||||
59 | 1 | Tatiana Calderon Sophia Floersch Beitske Visser |
Oreca 07 | LMP2 | 74 | 296 laps | 6 | ||||||
60 | 99 | Harry Tincknell Vutthikorn Inthrapuvasak Florian Latorre |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 66 | 304 laps | 6 | ||||||
61 | 98 | Paul Dalla Lana Nicki Thiim Marcos Gomes |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 45 | 325 laps | 3 |
F1: SENNA na Ferrari? Saiba detalhes da REUNIÃO SECRETA que quase colocou tricampeão na escuderia
PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.