Le Mans: Toyota #7 confirma favoritismo e vence; Negrão e Fraga conseguem pódios
Trio com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Pexito Lopez fazem história mais uma vez

A 89ª 24 Horas de Le Mans virou história. Neste domingo (22) a maior corrida de endurance do mundo completou mais uma edição com a confirmação do favoritismo da Toyota Gazoo Racing na geral, ao vencer pela quarta vez consecutiva.
Praticamente de ponta a ponta, o carro #7 comandado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Pexito Lopez liderou a dobradinha da marca japonesa, com o #8 chegando na segunda posição, com Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley.
Na terceira posição, a primeira presença brasileira. André Negrão ajudou a Alpine para fechar o pódio, junto com Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxivière. Com isso, o brasileiro conseguiu seu quarto pódio em Le Mans, após duas vitórias e um terceiro lugar na classe LMP2.
Pipo Derani, que fez parte do conjunto da Glickenhaus com Olivier Pla e Franck Mailleux, ficou na quarta colocação na Hypercar e na geral.
Na LMP2, a vitória do Team WRT, com Robert Kubica, Louis Deletraz e Ye Yifei estava perto, mas o carro #41 teve problemas na última volta.Com isso, o triunfo ficou com o outro carro do time, com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi.
Felipe Nasr, que tinha a companhia de Ryan Cullen e Oliver Jarvies na Risi Competizione, teve qua abandonar com uma quebra de motor por volta da 20ª hora.
Daniel Serra não conseguiu repetir o feito de triunfar pela GTE Pro. De Ferrari, o brasileiro da AF Corse terminou na quinta colocação, junto com Miguel Molina e Sam Bird, mesmo enfrentando uma série de problemas, incluindo um pneu estourado, danificando a dianteira direita.
Mas os companheiros de Serra do carro #51, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Come Ledogar, levaram a melhor na classe.
A AF Corse também comemorou a vitória na GTE Am, com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera, com a Ferrari #83.
Felipe Fraga conquistou a segunda posição na classe, ao lado de Ben Keating e Dylan Pereira no Aston Martin #33.
Marcos Gomes foi o primeiro a abandonar a corrida após forte acidente de seu Aston Martin na terceira hora da corrida.
Resultado final
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 371 | 33 | ||||||||
2 | 8 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 369 | 2 laps | 37 | |||||||
3 | 36 | Alpine A480 | HYPERCAR | 367 | 4 laps | 31 | |||||||
4 | 708 | Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 367 | 2'34.103 | 28 | |||||||
5 | 709 | Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 364 | 6.095 | 29 | |||||||
6 | 31 | Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 31.721 | 34 | ||||||
7 | 28 | Oreca 07 | LMP2 | 363 | 0.727 | 35 | |||||||
8 | 65 | Oreca 07 | LMP2 | 362 | 9 laps | 34 | |||||||
9 | 23 | Oreca 07 | LMP2 | 361 | 10 laps | 33 | |||||||
10 | 34 | Jakub Smiechowski |
Oreca 07 | LMP2 | 360 | 11 laps | 34 | ||||||
11 | 48 | Oreca 07 | LMP2 | 359 | 12 laps | 35 | |||||||
12 | 26 | Franco Colapinto |
Aurus 01 | LMP2 | 358 | 13 laps | 34 | ||||||
13 | 38 | Oreca 07 | LMP2 | 358 | 47.211 | 32 | |||||||
14 | 30 | Oreca 07 | LMP2 | 357 | 14 laps | 39 | |||||||
15 | 21 | Oreca 07 | LMP2 | 356 | 15 laps | 34 | |||||||
16 | 29 | Oreca 07 | LMP2 | 356 | 29.252 | 35 | |||||||
17 | 70 | Esteban Garcia |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 2'19.918 | 34 | ||||||
18 | 20 | Oreca 07 | LMP2 | 353 | 18 laps | 37 | |||||||
19 | 39 | Arnold Robin Maxime Robin |
Oreca 07 | LMP2 | 352 | 19 laps | 31 | ||||||
20 | 51 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 345 | 26 laps | 23 | |||||||
21 | 63 | Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 345 | 41.686 | 23 | |||||||
22 | 92 | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 344 | 27 laps | 24 | |||||||
23 | 91 | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 343 | 28 laps | 23 | |||||||
24 | 44 | Matej Konopka |
Oreca 07 | LMP2 | 342 | 29 laps | 35 | ||||||
25 | 83 | Alessio Rovera |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 340 | 31 laps | 25 | ||||||
26 | 33 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 339 | 32 laps | 25 | |||||||
27 | 80 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 338 | 33 laps | 25 | |||||||
28 | 74 | John Corbett |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 338 | 2'07.162 | 34 | ||||||
29 | 49 | Oreca 07 | LMP2 | 336 | 35 laps | 35 | |||||||
30 | 60 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 335 | 36 laps | 25 | |||||||
31 | 77 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 335 | 33.045 | 26 | |||||||
32 | 84 | Nigel Bailly |
Oreca 07 | INNOVATIVE CAR | 334 | 37 laps | 32 | ||||||
33 | 777 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 333 | 38 laps | 26 | |||||||
34 | 18 | Andrew Haryanto |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 332 | 39 laps | 26 | ||||||
35 | 95 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 332 | 26.571 | 24 | |||||||
36 | 85 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 332 | 2'19.723 | 24 | |||||||
37 | 52 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 331 | 40 laps | 23 | |||||||
38 | 69 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 330 | 41 laps | 24 | |||||||
39 | 54 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 329 | 42 laps | 25 | |||||||
40 | 22 | Oreca 07 | LMP2 | 328 | 43 laps | 34 | |||||||
41 | 71 | Brendan Iribe |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 327 | 44 laps | 24 | ||||||
42 | 88 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 327 | 1'05.840 | 26 | |||||||
43 | 86 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 322 | 49 laps | 26 | |||||||
44 | 64 | Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 313 | 58 laps | 23 | |||||||
45 | 41 | Oreca 07 | LMP2 | 362 | 3'33.661 | 34 | |||||||
46 | 82 | Oreca 07 | LMP2 | 275 | 95 laps | 29 | |||||||
47 | 388 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 271 | 99 laps | 21 | |||||||
48 | 24 | Oreca 07 | LMP2 | 261 | 109 laps | 32 | |||||||
49 | 72 | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 227 | 143 laps | 19 | |||||||
50 | 79 | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 139 | 231 laps | 11 | |||||||
51 | 46 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 138 | 232 laps | 11 | |||||||
52 | 57 | Takeshi Kimura |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 128 | 242 laps | 9 | ||||||
53 | 66 | Neubauer Thomas Rodrigo Sales |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 117 | 253 laps | 9 | ||||||
54 | 55 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 109 | 261 laps | 8 | |||||||
55 | 25 | Rui Andrade |
Aurus 01 | LMP2 | 108 | 262 laps | 11 | ||||||
56 | 47 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 90 | 280 laps | 6 | |||||||
57 | 56 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 84 | 286 laps | 6 | |||||||
58 | 32 | Oreca 07 | LMP2 | 75 | 295 laps | 7 | |||||||
59 | 1 | Oreca 07 | LMP2 | 74 | 296 laps | 6 | |||||||
60 | 99 | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 66 | 304 laps | 6 | |||||||
61 | 98 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 45 | 325 laps | 3 |
F1: SENNA na Ferrari? Saiba detalhes da REUNIÃO SECRETA que quase colocou tricampeão na escuderia
PODCAST: Qual piloto merece uma segunda chance na F1?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.