Pipo Derani visa tríplice coroa do endurance em Le Mans
Brasileiro vencedor das 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring mira outra conquista histórica
Pipo Derani, que vai correr sua segunda 24 Horas de Le Mans no Ligier-Nissan número #31 na classe LMP2, poderá estar no lugar mais alto do pódio de Daytona, Sebring e Le Mans no mesmo ano. Mas o brasileiro sabe que terá um caminho difícil pela frente em La Sarthe.
"Os Orecas serão muito competitivos, com um ano de experiência a mais, depois de vencerem a última temporada", disse Derani ao Motorsport.com.
"O Ligier JS P2 que temos é dez centímetros mais largo que o Oreca e por isso são mais lentos nas retas. Quando você combina isso com o fim do ciclo de desenvolvimento da LMP2, com as novas regras em vigor para 2017, atingimos um nível muito bom do Ligier, mas o Oreca é um adversário difícil."
O jovem de 22 anos, que foi a revelação em Daytona e Sebring no início deste ano, parece estar se divertindo com o seu novo status na equipe ESM.
"Acho que tudo acontece naturalmente quando você ganha grandes corridas e mostra que você pode fazer um bom trabalho", disse Derani, que terminou em quarto lugar na classe LMP2 do ano passado Le Mans.
"O sentimento dentro da equipe é que você é um pouco mais respeitado e isso é uma sensação agradável, mas também traz um pouco mais de pressão também."
"A confiança que a equipe e eu temos um no outro é realmente positiva. Você sabe, Rubens [Barrichello] me disse depois Daytona: 'Lembre-se que você é tão bom quanto sua última corrida'."
"Ele está certo e é essa mentalidade que eu tenho que continuar tendo."
Tríplice Coroa seria incrível
A última vez que um piloto ficou perto da tríplice coroa foi em 2000, quando Olivier Beretta, Dominique Dupuy e Karl Wendlinger venceram em Daytona no geral e, em seguida, tiveram vitórias em suas classes em Sebring e Le Mans.
"Seria incrível ter essas três vitórias em Daytona, Sebring e na classe LMP2 em Le Mans, mas como eu disse, será muito difícil", continuou o brasileiro.
"Também estamos focados no título do WEC, estamos em uma boa posição após as duas primeiras corridas e é muito importante para nós, por isso devemos objetivar bons pontos, de qualquer maneira."
Ele acrescentou: "o ano passado não foi apenas a minha primeira Le Mans, mas também a minha primeira corrida de 24 horas, então eu sinto que este ano estou muito mais preparado."
"Acho que ter a experiência agora de ter ganhado uma corrida de 24 Horas [Daytona] irá me ajudar a chegar a Le Mans em um lugar muito melhor."
O sucesso da Derani garantiu muitas especulações de algumas das equipes da LMP1 interessadas em seu trabalho no futuro.
"Me sinto pronto para dar o próximo passo, eu só preciso ter a chance de mostrar o que posso fazer", disse ele. "Eu sinto que tenho a experiência necessária de pelo menos ter uma chance."
"Quando você olha para um cara como Brendon [Hartley] e o grande trabalho que ele está fazendo e você olha para a experiência dele antes de ir para a Porsche, então é semelhante a que vou ter no final deste ano."
"Eu só preciso estar no topo de qualquer lista quando as oportunidades surgirem."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.