WEC: Cadillac lidera primeiro dia de classificação em Le Mans; quatro brasileiros avançam para disputa da hiperpole
Nos hipercarros, Peugeot e Aston Martin ficaram de fora da briga pela pole; os quatro brasileiros da LMGT3 não participarão do quali desta quinta-feira

As 24h de Le Mans teve nesta quarta-feira o primeiro dia de classificação da edição de 2025, definindo os trios que avançam para a disputa da pole nesta quinta-feira. A Cadillac conquistou o melhor tempo entre os hipercarros, enquanto quatro dos oito brasileiros presentes no grid deste ano avançaram para a segunda parte do quali.
Entenda o novo formato da classificação de Le Mans:
Na quarta-feira é realizado o primeiro dia do quali, com duas sessões de 30 minutos, uma para os LMP2 e LMGT3 (41 carros no total) e a segunda para os hipercarros (21 trios). Ao final das sessões, avançam para as disputas da quinta os 15 melhores nos hipercarros e 12 na LMP2 e LMGT3 cada.
Na quinta são feitas quatro sessões para a hiperpole (H1 / H2), para os hipercarros e para LMP2/LMGT3. No final do H1, avançam o top 8 da LMP2 e da LMGT3 e o top 10 dos hipercarros para a H2, que define a pole. Fica determinado também que quem disputa a H2 não pode ser o mesmo da H1.
Hipercarros: Cadillac lidera à frente de BMW e Ferrari
Alex Lynn, que divide o Cadillac #12 da Team Jota com Norman Nato e Will Stevens, marcou o melhor tempo da sessão, 03min22s847, ficando apenas 0s040 à frente de Dries Vanthoor com o BMW #15, ao lado de Kevin Magnussen e Raffaele Marciello.
A sessão noturna foi marcada por temperaturas mais altas do que o esperado, e começou com a Ferrari mostrando o melhor ritmo, com 03min23s994 com o #84 de Yifei Ye. Aos poucos, os tempos foram caindo, com o trio de Felipe Drugovich, o #311 da Cadillac e com Jack Aitken a bordo, chegou a assumir a ponta com 03min23s890.
A Ferrari fechou o top 3 com Antonio Giovinazzi no #51 com 03min23s163, seguido de Kevin Éstre, no Porsche #6 e Sébastien Bourdais com o Cadillac #38. O trio de Drugovich ficou em nono com um tempo de 03min23s890 e o Porsche Penske #4 de Felipe Nasr, Nick Tandy e Pascal Wehrlein ficou em 14º, com o brasileiro marcando 03min24s584.
Do resultado final, chamou a atenção o fato de nenhum carro da Aston Martin e da Peugeot terem avançado para a disputa da hiperpole na quinta-feira.
Cla | equipe | # | PilotOS | VOLTAS | MELHOR VOLTA | DIFERENÇA | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
Cadillac Hertz Team JOTAHYPERCAR
|
12 | W. StevensN. NatoA. Lynn | 8 |
3'22.847 |
241.825 | |
2 |
BMW M Team WRTHYPERCAR
|
15 | D. VanthoorR. MarcielloK. Magnussen | 7 |
+0.040 3'22.887 |
0.040 | 241.777 |
3 |
FERRARI AF CORSEHYPERCAR
|
51 | A. Pier GuidiJ. CaladoA. Giovinazzi | 8 |
+0.316 3'23.163 |
0.276 | 241.449 |
4 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
6 | K. EstreL. VanthoorM. Campbell | 6 |
+0.513 3'23.360 |
0.197 | 241.215 |
5 |
Cadillac Hertz Team JOTAHYPERCAR
|
38 | E. BamberS. BourdaisJ. Button | 8 |
+0.620 3'23.467 |
0.107 | 241.088 |
6 |
FERRARI AF CORSEHYPERCAR
|
50 | A. FuocoN. NielsenM. Molina | 8 |
+0.667 3'23.514 |
0.047 | 241.033 |
7 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
5 | J. AndlauerM. ChristensenM. Jaminet | 7 |
+0.697 3'23.544 |
0.030 | 240.997 |
8 |
BMW M Team WRTHYPERCAR
|
20 | R. RastR. FrijnsS. Van Der Linde | 8 |
+0.958 3'23.805 |
0.261 | 240.688 |
9 |
Cadillac WhelenHYPERCAR
|
311 | J. AitkenF. DrugovichF. Vesti | 8 |
+1.043 3'23.890 |
0.085 | 240.588 |
10 |
Alpine Endurance TeamHYPERCAR
|
36 | M. SchumacherF. MakowieckiJ. Gounon | 8 |
+1.098 3'23.945 |
0.055 | 240.523 |
11 |
Toyota RacingHYPERCAR
|
8 | S. BuemiB. HartleyR. Hirakawa | 7 |
+1.141 3'23.988 |
0.043 | 240.472 |
12 |
AF CorseHYPERCAR
|
83 | R. KubicaY. YeP. Hanson | 5 |
+1.147 3'23.994 |
0.006 | 240.465 |
13 |
Cadillac WTRHYPERCAR
|
101 | R. TaylorJ. TaylorF. Albuquerque | 8 |
+1.183 3'24.030 |
0.036 | 240.423 |
14 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
4 | F. NasrN. TandyP. Wehrlein | 8 |
+1.737 3'24.584 |
0.554 | 239.772 |
15 |
Alpine Endurance TeamHYPERCAR
|
35 | P. ChatinF. Habsburg-LothringenC. Milesi | 6 |
+1.820 3'24.667 |
0.083 | 239.675 |
16 |
Aston Martin THOR TeamHYPERCAR
|
009 | A. RiberasM. SorensenR. De Angelis | 8 |
+2.022 3'24.869 |
0.202 | 239.438 |
17 |
Toyota RacingHYPERCAR
|
7 | M. ConwayK. KobayashiN. De Vries | 8 |
+2.215 3'25.062 |
0.193 | 239.213 |
18 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
94 | L. DuvalM. JakobsenS. Vandoorne | 8 |
+2.393 3'25.240 |
0.178 | 239.006 |
19 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
93 | P. di RestaM. JensenJ. Vergne | 8 |
+2.647 3'25.494 |
0.254 | 238.710 |
20 |
Proton CompetitionHYPERCAR
|
99 | N. JaniN. Pino
N. Varrone
|
8 |
+2.680 3'25.527 |
0.033 | 238.672 |
21 |
Aston Martin THOR TeamHYPERCAR
|
007 | H. TincknellT. GambleR. Gunn | 8 |
+3.502 3'26.349 |
0.822 | 237.721 |
LMP2: Délétraz lidera e brasileiros ficam no top 5
A sessão foi interrompida por uma bandeira vermelha após o #60 da Iron Lynx ficar parado na área de escape da chicane Dunlop. Louis Délétraz, do #199 da AO by TF já ocupava a liderança e ficou ali até o fim da regressiva, com uma nova interrupção, por causa do #150 da AF Corse, que tinha o brasileiro Custódio Toledo a bordo, ficando parado na saída da chicane Daytona.
O trio de Délétraz, que divide o carro com Dane Cameron e P.J. Hyett, terminou à frente com um tempo de 03min35s472. Em segundo, ficou o #23 da United Autosport, com Ben Hanley a bordo, com um tempo de 03min35s657. O trio tem o brasileiro Daniel Schneider no carro, junto com o britânico Oliver Jarvis. A Algarve Pro Racing ficou em terceiro com 03min35s954 no #45 de Alex Quinn, Nicky Catsburg e George Kutz.
Pietro Fittipaldi colocou o #22 da United Autosport, que divide com Renger van der Zande e David Hansson, terminou na quinta posição, avançando para a disputa da hiperpole com uma marca de 03min36s536.
Confira a tabela de classificação da sessão conjunta LMP2 / LMGT3 no fim da nota.
LMGT3: Trio de Rossi na frente, brasileiros ficam fora da quinta-feira
Entre os LMGT3, a liderança ficou com o #46 da WRT, trio de Valentino Rossi, Ahmad al Harthy e Kelvin van der Linder, com uma marca de 03min56s875.
Em uma sessão desastrosa para os brasileiros da classe, o trio de Daniel Serra, o #57 da Kessel Racing, que ele divide com Takeshi Kimura e Casper Stevenson foi o melhor colocado, em 14º, ficando de fora da zona que avança para a hiperpole. Kimura marcou um tempo de 03min59s092, ficando logo à frente do #31 da The Bend Team WRT, de Augusto Farfus, Yasser Shain e Timur Boguslavskiy.
Já o #10 da Racing Spirit of Léman, que tem Eduardo Barrichello ao lado de Dérek DeBoer e Valentin Hasse-Clot, ficou em 17º. Único brasileiro da LMGT3 que disputou a classificação, Custódio Toleto teve problemas com seu Richard Mille AF Corse #150 e ficou na última posição.
As atividades das 24h de Le Mans continuam ainda nesta quarta-feira com o segundo treino livre, disputado das 17h às 19h, horário de Brasília. Na quinta-feira, a classificação continua a partir das 15h, em uma sessão que se estende até às 17h.
Cla | equipe | # | Pilotos | voltas | melhor volta | diferença | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
AO by TFLMP2
|
199 | P. HyettD. CameronL. Délétraz | 7 |
3'35.472 |
227.656 | |
2 |
United AutosportsLMP2
|
23 | D. SchneiderO. JarvisB. Hanley | 7 |
+0.185 3'35.657 |
0.185 | 227.461 |
3 |
Algarve Pro Racing TeamLMP2
|
45 | G. KurtzN. Catsburg
A. Quinn
|
8 |
+0.482 3'35.954 |
0.297 | 227.148 |
4 |
TDS RacingLMP2
|
29 | R. SalesM. BecheC. Novalak | 8 |
+0.691 3'36.163 |
0.209 | 226.928 |
5 |
United AutosportsLMP2
|
22 | R. van der ZandeP. FittipaldiD. Heinemeier Hansson | 8 |
+1.064 3'36.536 |
0.373 | 226.537 |
6 |
VDS Panis RacingLMP2
|
48 |
O. Gray
E. Masson
F. Perera |
8 |
+1.116 3'36.588 |
0.052 | 226.483 |
7 |
Algarve Pro Racing TeamLMP2
|
25 | M. Kaiser
L. Fluxá
T. Pourchaire |
8 |
+1.140 3'36.612 |
0.024 | 226.458 |
8 |
INTER EUROPOL COMPETITIONLMP2
|
43 | J. SmiechowskiT. DillmannN. Yelloly | 7 |
+1.486 3'36.958 |
0.346 | 226.097 |
9 |
IDEC SPORTLMP2
|
28 | P. LafargueJ. Van UitertS. Alvarez | 8 |
+1.532 3'37.004 |
0.046 | 226.049 |
10 |
RLR MSportLMP2
|
16 |
M. Jensen
R. CullenP. Pilet |
8 |
+1.647 3'37.119 |
0.115 | 225.929 |
11 |
AF CorseLMP2
|
183 | F. PerrodoM. VaxivièreA. Félix Da Costa | 8 |
+1.922 3'37.394 |
0.275 | 225.643 |
12 |
CLX Pure RxcingLMP2
|
37 |
A. Malykhin
T. BlomqvistT. Vautier |
7 |
+2.180 3'37.652 |
0.258 | 225.376 |
13 |
Proton CompetitionLMP2
|
11 | G. RodaR. BinderB. Viscaal | 7 |
+2.295 3'37.767 |
0.115 | 225.257 |
14 |
IDEC SPORTLMP2
|
18 | J. Chadwick
M. Jaubert
A. Lotterer |
8 |
+2.468 3'37.940 |
0.173 | 225.078 |
15 |
Iron Lynx - ProtonLMP2
|
9 | J. Ried
M. Capietto
R. de Gerus |
7 |
+3.076 3'38.548 |
0.608 | 224.452 |
16 |
INTER EUROPOL COMPETITIONLMP2
|
34 | N. BoulleJ. SimmenauerL. Ghiotto | 6 |
+3.856 3'39.328 |
0.780 | 223.654 |
17 |
NIELSEN RACINGLMP2
|
24 |
N. Rao
C. BolukbasiC. Braun |
7 |
+4.799 3'40.271 |
0.943 | 222.696 |
18 |
TEAM WRTLMGT3
|
46 | A. Al HarthyV. RossiK. van der Linde | 7 |
+21.403 3'56.875 |
16.604 | 207.086 |
19 |
Heart of Racing TeamLMGT3
|
27 | I. JamesM. DrudiZ. Robichon | 7 |
+21.611 3'57.083 |
0.208 | 206.904 |
20 |
Manthey 1st PhormLMGT3
|
92 | R. HardwickR. PeraR. Lietz | 7 |
+21.783 3'57.255 |
0.172 | 206.754 |
21 |
AKKODIS ASP TeamLMGT3
|
78 |
A. Robin
J. HawksworthF. Gehrsitz |
7 |
+21.849 3'57.321 |
0.066 | 206.697 |
22 |
TF SportLMGT3
|
81 | T. RompuyR. AndradeC. Eastwood | 7 |
+22.218 3'57.690 |
0.369 | 206.376 |
23 |
Proton CompetitionLMGT3
|
88 | S. GattusoG. LevoratoD. Olsen | 7 |
+22.355 3'57.827 |
0.137 | 206.257 |
24 |
Ziggo Sport TempestaLMGT3
|
193 |
J. Hui
C. Froggatt
E. Cheever |
7 |
+22.488 3'57.960 |
0.133 | 206.142 |
25 |
United AutosportsLMGT3
|
59 |
J. Cottingham
G. SaucyS. Baud |
7 |
+22.634 3'58.106 |
0.146 | 206.015 |
26 |
Vista AF CorseLMGT3
|
21 | F. HeriauS. MannA. Rovera | 7 |
+22.644 3'58.116 |
0.010 | 206.007 |
27 |
Vista AF CorseLMGT3
|
54 | T. FlohrF. CastellacciD. Rigon | 7 |
+23.160 3'58.632 |
0.516 | 205.561 |
28 |
IRON LYNXLMGT3
|
61 | M. BerryL. HodeniusM. Martin | 6 |
+23.260 3'58.732 |
0.100 | 205.475 |
29 |
United AutosportsLMGT3
|
95 | D. LeungS. GelaelM. Sato | 7 |
+23.505 3'58.977 |
0.245 | 205.264 |
30 |
Proton CompetitionLMGT3
|
77 | B. SousaB. TuckB. Barker | 7 |
+23.532 3'59.004 |
0.027 | 205.241 |
31 |
AKKODIS ASP TeamLMGT3
|
87 | R. UmbrărescuJ. LópezC. Schmid | 6 |
+23.565 3'59.037 |
0.033 | 205.213 |
32 |
Kessel RacingLMGT3
|
57 |
T. Kimura
D. SerraC. Stevenson |
7 |
+23.620 3'59.092 |
0.055 | 205.166 |
33 |
The Bend Team WRTLMGT3
|
31 | Y. ShahinT. BoguslavskiyA. Farfus | 7 |
+23.816 3'59.288 |
0.196 | 204.998 |
34 |
TF SportLMGT3
|
33 | B. KeatingJ. EdgarD. Juncadella | 7 |
+23.907 3'59.379 |
0.091 | 204.920 |
35 |
Racing Spirit of LemanLMGT3
|
10 | D. DeBoerV. Hasse-ClotD. Barrichello | 7 |
+24.000 3'59.472 |
0.093 | 204.840 |
36 |
IRON DAMESLMGT3
|
85 | C. MartinR. FreyS. Bovy | 7 |
+24.554 4'00.026 |
0.554 | 204.367 |
37 |
MantheyLMGT3
|
90 |
A. Au
L. Hartog
K. Bachler |
7 |
+24.978 4'00.450 |
0.424 | 204.007 |
38 |
AWALMGT3
|
13 | O. FidaniL. KernM. Bell | 7 |
+25.627 4'01.099 |
0.649 | 203.458 |
39 |
IRON LYNXLMGT3
|
60 |
A. Gilbert
L. Nicolas Hanafin
F. Rueda |
3 |
|
||
40 |
IRON LYNXLMGT3
|
63 | S. Grove
B. Grove
L. Stolz |
0 |
|
||
41 |
RICHARD MILLE AF CORSELMGT3
|
150 | C. ToledoL. Wadoux
R. Agostini
|
6 |
|
URGENTE: STROLL CONFIRMADO para GP do CANADÁ; DRUGOVICH NÃO fará estreia na F1 e FOCA em LE MANS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.