WEC: Negrão inicia trabalho em Le Mans com top 3 em dia de teste
Apesar das dificuldades iniciais da equipe, brasileiro mostra bom ritmo com carro da Alpine na primeira sessão oficial
O brasileiro André Negrão começou bem sua atuação nas 24 Horas de Le Mans de 2023. Participando pela sétima vez da tradicional corrida francesa – que neste ano celebra 100 anos desde sua primeira edição, em 1923 – o brasileiro no Alpine LMP2 #35 ficou em sexto lugar no primeiro treino do test day e em terceiro no segundo.
Negrão é bicampeão da prova na LMP2 e guarda grande expectativa em relação à edição deste ano, muito em função das dificuldades enfrentadas pela equipe nas provas anteriores.
A melhor volta do Alpine que Negrão divide com o britânico Olli Caldwell e o mexicano Memo Rojas foi registrada em 3min36s644 e obtida no segundo ensaio. No agregado das duas sessões o tempo deu a eles o quarto posto do dia entre os 24 modelos inscritos para a categoria LMP2.
A Alpine retornou este ano à LMP2, segunda categoria mais importante do grid, depois de ter sido vice-campeã da Hypercar no ano passado, também contanto com o brasileiro. Mas recomeçar na LMP2 não foi fácil, devido às alterações do regulamento técnico e também ao uso dos pneus Goodyear ao invés dos Michelin.
“Foi um bom início, sentimos o carro um pouco à frente do que nos acostumamos durante este ano até aqui”, iniciou Negrão, vencedor duas vezes das 24 Horas de Le Mans na LMP2, em 2018 e 2019.
“Espero que esse dia de teste seja uma sinalização de que estamos alcançando os demais times em termos de acerto do carro”, disse o brasileiro.
“É claro que é apenas um dia de teste, a pista ainda não está emborrachada, todos estão passando por um período de aclimatação, e queremos ter certeza de tudo nos próximos dias. Porém, é um início positivo, sem dúvida. Os dois carros do time estiveram no top 5, o que é ótimo.”
O segundo carro da Alpine, #36, com o trio francês Maxime Vaxiviere, Julien Canal e Charles Milesi, terminou logo atrás do #35 do brasileiro, na quinta posição, com um tempo 0s183 mais lento.
“Agora vamos analisar tudo o que pudermos para melhorar nosso desempenho para as próximas sessões”, concluiu André Negrão.
Todas categorias
Na Hypercar, o mais veloz foi o trio da Ferrari AF Corse #51, com o italiano Alessandro Pier Guidi, o britânico James Calado e o italiano Antonio Giovinazzi, com a volta de 3min29s504.
Na LMP2, o #28 da JOTA, com brasileiro Pietro Fittipaldi e os dinamarqueses Oliver Rasmussen e David Heinemeier Hansson, cravou o melhor tempo, com 3min35s472. Já na LMGTE Am, a JMW Motorsport, com a Ferrari 488 GTE Evo #66 do francês Thomas Neubauer, do italiano Giacomo Petrobelli e do monegasco Louis Prette, foi a mais veloz com 3min56s088.
Além das três categorias, as 24 Horas de Le Mans de 2023 ainda contam com o NASCAR da Hendrick Motorsports, na inovativa Garagem 56. O carro, sob comando do alemão Mike Rockenfeller, o britânico Jenson Button e o norte-americano Jimmie Johnson, fez o tempo de 3min53s761 – mais rápido que todos os GT.
Antes da largada para a prova, no próximo sábado, 10 de junho, as próximas atividades serão nesta quarta-feira, 7, com treinos livres e o início da definição do grid de largada. Na quinta, 8, os oito mais bem colocados de cada categoria irão para a pista da Hyperpole, para a definição dos primeiros lugares dos grids.
Programação da 91ª edição das 24 Horas de Le Mans (horário de Brasília):
Quarta-feira, 7
9h - Treino livre 1
14h - Q1
17h - Treino livre 2
Quinta-feira, 8
10h - Treino livre 3
15h – Hyperpole
17h - Treino livre 4
Sábado, 10
7h - Treino livre 5
11h - Largada para as 24h de Le Mans
VÍDEO: Rico Pentado explica como funciona a estratégia na F1 e por que Ferrari vai tão mal
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.