Recomendado para você

F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock Car
Stock Car
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025
F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell

F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell
NASCAR se propõe a acordo com equipes 23XI e Front Row, mas pede mudança na mediação

NASCAR se propõe a acordo com equipes 23XI e Front Row, mas pede mudança na mediação

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
NASCAR se propõe a acordo com equipes 23XI e Front Row, mas pede mudança na mediação
F1: Verstappen analisa chances da Red Bull para segundo lugar no campeonato

F1: Verstappen analisa chances da Red Bull para segundo lugar no campeonato

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Verstappen analisa chances da Red Bull para segundo lugar no campeonato
ANÁLISE: Reações ao acidente na Indonésia mostram evolução de Bezzecchi na MotoGP

ANÁLISE: Reações ao acidente na Indonésia mostram evolução de Bezzecchi na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE: Reações ao acidente na Indonésia mostram evolução de Bezzecchi na MotoGP
Ex-F1: “McLaren agora deve deixar Norris e Piastri” brigarem pelo título

Ex-F1: “McLaren agora deve deixar Norris e Piastri” brigarem pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Ex-F1: “McLaren agora deve deixar Norris e Piastri” brigarem pelo título

ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

As duas montadoras japonesas tinham cinco motos entre as 10 primeiras na sexta-feira, mas não conseguiram chegar ao pódio, mesmo com rivais eliminados na primeira volta

Alex Rins, Yamaha Factory Racing

O GP da Indonésia foi uma espécie de oportunidade perdida para a Honda e a Yamaha marcarem um pódio na MotoGP, dado o ritmo que os dois tiveram na preparação para a corrida.

Leia também:

Com a equipe de fábrica da Ducati passando por um fim de semana de altos e baixos durante o qual conquistou o título de equipes, a corrida parecia ser a oportunidade de ouro para a Honda e a Yamaha capitalizarem a situação e marcarem alguns pontos importantes.

De fato, as duas fabricantes japonesas mostraram um ritmo promissor nos treinos de sexta-feira, com Luca Marini e Joan Mir terminando em quarto e sexto para a Honda. Já a Yamaha colocou três motos entre as 10 primeiras (e, portanto, diretamente no Q2).

Embora a Honda tenha obtido ganhos menores do que alguns de seus rivais, Marini ainda se classificou em um sólido sexto lugar, enquanto Alex Rins fez sua exibição mais impressionante como piloto da Yamaha, ficando em quarto lugar no grid.

Na corrida de domingo, tanto Marini quanto Rins chegaram a ficar em segundo lugar, atrás da dominante Gresini Ducati de Fermín Aldeguer, mas nenhum dos dois conseguiu terminar no pódio. 

Em uma corrida não convencional que se transformou em uma disputa no estilo Moto3, Pedro Acosta, da KTM, administrou brilhantemente o ritmo e defendeu sua posição, permitindo que vários pilotos se juntassem à batalha pelo segundo lugar.

Correndo com o composto médio na dianteira, mais durável, já que sua RC16, que detonava os pneus, não aguentaria fazer a corrida inteira com os macios, Acosta sofreu muita pressão de Marini, mas sempre respondia à Honda.

Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Marini passou Acosta pela primeira vez em segundo lugar na 10ª volta, mas o espanhol imediatamente reagiu para recuperar a posição. Na 12ª volta, Marini fez a manobra na Curva 12, mas Acosta reagiu na Curva 16 na volta seguinte para recuperar a segunda posição.

"Pedro bloqueou todo mundo completamente. Ele fez uma corrida incrível", disse Marini. "Não sei [como], mas a KTM permitiu que eles freassem tardiamente. Eles também usaram o composto médio na frente, talvez até para isso, e a moto acelerou de uma forma inacreditável, muito mais rápida que a Ducati também". 

"É muito difícil ultrapassar, eu tentei várias vezes, mas ele me ultrapassou novamente. Eu estava controlando um pouco a pressão dos pneus porque, depois da corrida de ontem [quando fui penalizado por exceder o limite], fiquei um pouco preocupado. Mas acho que eu tinha um bom ritmo para estar facilmente em P2. Eu só precisava fazer uma boa ultrapassagem no Pedro e não deixar que ele me passasse novamente", explicou. 

Mesmo que Marini tivesse ficado atrás de Acosta, a Honda teria conquistado o segundo pódio em um fim de semana consecutivo, após o terceiro lugar de Mir no Japão. No entanto, a maneira como Acosta controlou o ritmo fez com que vários pilotos entrassem em ação, incluindo a última Aprilia de Raúl Fernández, que havia terminado em terceiro lugar no dia anterior na sprint.

Fernández passou Marini na curva 16, na 14ª volta, mas Marini revidou na última curva e os dois entraram em contato. Os dois pilotos se afastaram e perderam posições, terminando em quinto (Marini) e sexto (Fernandez).

Luca Marini, Honda HRC, Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Luca Marini, Honda HRC, Pedro Acosta, Red Bull KTM Factory Racing

Foto de: Sonny Tumbelaka / AFP via Getty Images

Fernández descreveu as ações de Marini como "não inteligentes", enquanto Marini respondeu ao piloto da Trackhouse por ter custado o pódio a ambos.

Pódio de Rins e a queda repentina

O piloto que mais se beneficiou com o confronto foi o ressurgente Rins, que abraçou a linha interna na Curva 17 para ultrapassar os dois em uma única manobra. 

Rins havia caído da quarta para a quinta posição na primeira volta mas, como permaneceu a uma distância impressionante, conseguiu aproveitar a oportunidade para assumir a terceira posição.

De fato, o espanhol chegou a ultrapassar a KTM de Acosta cinco voltas depois, demonstrando o ritmo que tinha naquela fase da corrida. No entanto, no domingo, as Yamahas de fábrica optaram pelo pneu traseiro macio, menos durável, pois tiveram dificuldades para aquecer o composto médio com a construção mais rígida. Isso deixou Rins vulnerável no final e ele teve uma queda repentina de desempenho na 23ª volta, caindo para o 10º lugar.

Para um piloto que passou por um período contundente desde que mudou para a Yamaha em 2024, correr em posições de pódio foi um impulso moral muito necessário, mas ele simplesmente desgastou muito seus pneus no início da corrida e pagou o preço por isso.

"Foi uma pena. Sabíamos antes do início da corrida que, com o pneu macio, iríamos sofrer", disse ele. "Eu esperava que a queda fosse mais cedo, mas no final foram apenas as últimas cinco voltas. Dei o meu melhor, tentei controlar o pneu traseiro e, até as últimas cinco voltas, eu estava lá".

Alex Rins, Yamaha Factory Racing

Alex Rins, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Com Rins caindo rapidamente na classificação, foi novamente Fabio Quartararo quem terminou como a melhor Yamaha, cruzando a linha de chegada em sétimo lugar. 

"Eu estava atrás [de Rins] por duas ou três voltas, mas não conseguia ultrapassá-lo", disse o francês. "Mas depois economizei um pouco o pneu e ele foi embora em algumas voltas. Eu disse que não sabia se ele chegaria até o final, mas tinha que manter meu pneu um pouco mais fresco. Faltando sete voltas para o final, vi que ele ainda estava em segundo. Eu disse: talvez eu tenha me esforçado um pouco demais, mas, em geral, o problema é que, quando o pneu está bom, ele acaba".

Em um fim de semana em que a Yamaha teve o ritmo para se classificar na segunda fila, o ideal seria que Quartararo estivesse lá com Rins - se não vários décimos mais rápido. 

No entanto, o francês teve dificuldades durante todo o fim de semana na Indonésia e foi o único forçado a usar o pneu dianteiro duro na corrida. Mesmo assim, ele fez uma apresentação sólida no domingo para terminar apenas dois segundos atrás de Álex Márquez, que ficou com o terceiro lugar.

Mir "irritado" após o fracasso

 

Com o pódio conquistado no Japão, Mir também deveria estar na briga pelo segundo lugar. Seu fim de semana foi comprometido por "problemas" na classificação, incluindo bandeiras amarelas, o que o deixou em 12º lugar no grid, mas sua corrida até o quinto lugar na sprint mostrou que ele era rápido na corrida.

Mesmo no domingo, Mir conseguiu subir para sétimo na primeira volta, beneficiando-se do acidente entre Marc Márquez e Marco Bezzecchi. Mas sua corrida terminou prematuramente na segunda volta, depois que ele caiu sozinho na curva 16.

"Como você pode imaginar, estou com raiva porque perdemos uma boa oportunidade hoje de lutar por outro pódio, mas às vezes as coisas acontecem assim", admitiu Mir. "Temos de entender o que aconteceu com o pneu traseiro médio, porque a moto não estava mais em condições de rodar. Nas duas primeiras voltas, era completamente impossível colocar [os pneus] na temperatura [correta]. Temos de analisar porque precisamos fazer algo diferente, algo está faltando no momento". 

"Não é que eu tenha tentado ultrapassar alguém e tenha me acidentado. Eu estava atrás, apenas tentando aquecer o pneu traseiro e, em todos os pontos de frenagem, eu estava passando por cima, então estou muito irritado por esse motivo. Temos que entender o que fizemos de diferente ou como podemos melhorar, porque hoje perdemos algo tecnicamente", finalizou. 

DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior ANÁLISE: Reações ao acidente na Indonésia mostram evolução de Bezzecchi na MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros