Coluna
MotoGP GP da França

Confira estatísticas do GP da França de MotoGP

Valentino Rossi se sagraria campeão em Le Mans se última temporada tivesse começado na França

Segundo lugar Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, Ducati Team, Marc Marquez, Repsol Honda Team e Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Largada: Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing lidera
Pódio: segundo lugar Valentino Rossi, vencedor Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing e terceiro lugar Andrea Dovizioso, Ducati Team

- Para começar, um fato interessante: nas últimas 12 corridas, Lorenzo, Rossi e Márquez venceram quatro vezes cada um. No entanto a vantagem nos pontos é de Rossi, com 224, contra 213 de Lorenzo e 168 de Márquez. Já nas últimas 18 provas, Rossi soma 316, Márquez 306 e Lorenzo 305.

- Conquistando a 35ª vitória na MotoGP, Lorenzo está a três do recorde alcançado por Casey Stoner de 2006 a 2012 na classe principal.

- Chegando em segundo em Le Mans assim como há 12 meses, Valentino Rossi conseguiu seu pódio de número 201 e o nono seguido. Nas últimas 14 provas, Rossi foi para 13 pódios. A exceção é o GP de Aragón do ano passado, quando caiu.

- Nas três corridas que fez em Le Mans na MotoGP Márquez largou na pole position.

- Pela quarta corrida seguida três montadoras diferentes fizeram a primeira fila do grid de largada. Ou seja, o único time a colocar duas motos na primeira fila neste ano é a Ducati no Catar. Quem diria.

- O 12º de Loris Baz em Le Mans marca a primeira vez que um francês pontua no GP da França desde Randy de Puniet em 2010 com o sétimo posto. A pintura especial ajudou.

- Com o 14º lugar, Eugene Laverty é o primeiro irlandês a pontuar na classe principal desde que Eddie Laycock foi o 10º no GP da Hungria de 1992.

- Na Moto2, Thomas Lüthi conseguiu sua quarta vitória em Le Mans (125cc – 2005 e 2006/Moto2 – 2012 e 2015). Foi a quinta vitória de Lüthi na Moto2, que iguala seu número de triunfos nas 125cc, categoria na qual se sagrou campeão em 2005. Portanto, dez vitórias para o piloto que desde 2002 compete no mundial.

- O significado da vitória também foi especial para o suíço, já que aconteceu 10 anos e dois dias após sua primeira na carreira, na mesma Le Mans em 2005.

- Álex Rins registrou sua primeira pole na Moto2 e 14ª na carreira. Ele não largava de primeiro desde o GP de Aragón do ano passado. O espanhol é o terceiro mais jovem a conseguir o feito na Moto2, atrás de Shoya Tomizawa e Marc Márquez.

- Já o companheiro de Rins, Luis Salom, fez sua 100ª prova no mundial. Ele abandonou a duas voltas do fim tentando uma ultrapassagem suicida em Franco Morbidelli pelo quinto lugar.

- Na Moto3, Fabio Quartararo se tornou o mais jovem a conseguir duas poles seguidas no mundial, tirando o recorde de Maverick Viñales em 2011 nas 125cc. Fabio também é o primeiro francês a fazer uma pole no GP da França desde Olivier Jacque em 1997 nas 250cc em Paul Ricard. Em Le Mans um francês não largava na frente desde 1989 nas 250cc, com Jean-Philippe Ruggia.

- O pódio totalmente italiano na classe menor, formado no último domingo por Fenati, Bastianini e Bagnaia, não acontecia desde o GP do Japão de 2004, quando Dovizioso venceu à frente de Lai e Corsi.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefão da MotoGP acha difícil que Márquez consiga conciliar duas categorias
Próximo artigo Com Ducati renascida, Dovizioso domina sexta-feira em Mugello

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil