Lorenzo negocia com Honda para substituir Pedrosa
Após anunciar que Dani Pedrosa não ficará para 2019, time japonês conversa com tricampeão Jorge Lorenzo
A equipe Repsol Honda iniciou conversas com o tricampeão mundial da MotoGP Jorge Lorenzo para ser um potencial substituto para Dani Pedrosa a partir do ano que vem.
A Honda anunciou nesta terça-feira que Pedrosa, que corre no time desde 2006, "por consentimento mútuo" não estará mais na equipe no final do campeonato atual.
A montadora japonesa está disposta a colocar Lorenzo ao lado do atual campeão Marc Márquez em 2019, e já iniciou conversas preliminares com o piloto de 31 anos.
Lorenzo, que venceu títulos da MotoGP com a Yamaha em 2010, 2012 e 2015, teve dificuldades desde que ingressou na Ducati no ano passado, mas conseguiu uma grande vitória em Mugello.
Pouco depois de sua vitória, ele disse à imprensa espanhola: “minha história com a Ducati acabou”.
“Uma parte de mim está triste porque sei que com esta moto eu poderia ter lutado para ser campeão do mundo, e é por isso que vim para cá. Agora é tarde demais. Não há nada a ser feito.”
Quando ficou claro que poderia deixar a Ducati no final do seu contrato atual, Lorenzo surgiu como um dos principais alvos da Suzuki, mas a marca Hamamatsu optou por contratar Joan Mir, atualmente na Moto2.
Consequentemente, Lorenzo tem trabalhado em um retorno à Yamaha com o que se acredita que possa ser um time satélite apoiado pela Petronas ao lado do atual estreante da Marc VDS Honda, Franco Morbidelli.
Esta continua a ser uma opção para Lorenzo – mas se o espanhol decidir juntar forças com a Honda, o mais lógico seria que Pedrosa pudesse terminar no time satélite da Yamaha.
Em uma declaração após o anúncio da sua saída da Honda, Pedrosa disse que mais informações sobre o seu futuro serão divulgadas na próxima corrida da MotoGP, em Barcelona.
Se a assinatura ocorrer, Lorenzo formaria uma equipe campeã mundial com Marc Márquez do outro lado do box.
Questionado sobre a identidade de seu próximo companheiro de equipe durante seu teste de Fórmula 1 na Áustria, Márquez – que só esteve ao lado de Pedrosa desde que ingressou na MotoGP – disse: “é algo que a Honda está discutindo, tentando encontrar o melhor companheiro de equipe”.
“No momento, não tenho as últimas notícias, mas sei que eles estavam conversando com muitos pilotos, como você sabe, como anteriormente com Johann Zarco e Andrea Dovizioso.”
“Eu acho que eles vão anunciar em breve algo. Mas eu não sei, isso é algo que a Honda precisa responder. Não posso dizer nada.”
Reportagem adicional por Maria Reyer
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.