Lorenzo: preocupado com pneus Michelin para Austin
Jorge Lorenzo revelou que ainda se preocupa com a resistência dos pneus franceses para o GP das Américas após problemas no final de semana do GP da Argentina
A Michelin voltou a ser alvo de críticas durante o final de semana do GP da Argentina da MotoGP, quando Scott Redding sofreu com o estouro do pneu traseiro estourou durante o quarto treino livre, no sábado. Durante a pré-temporada, Loriz Baz sofreu com um problema semelhante em Sepang, no meio da reta dos boxes.
Na Argentina, a resposta inicial da fabricante francesa foi obrigar as equipes a utilizarem um pneu traseiro com uma composição mas dura, mas tal plano não pôde ser aplicado devido ao mau tempo na manhã de domingo, quando um teste com o composto estava programado.
No fim, a decisão final para a corrida foi reduzir o número de voltas - de 25 para 20 - e estabeleceu uma troca de moto obrigatória na metade da prova. Jorge Lorenzo, um dos que criticou abertamente a Michelin após o estouro sofrido por Redding, mostrou-se preocupado com a situação da borracha francesa para Austin.
"A situação com a Michelin é bastante complicada, pois não sabemos quais os pneus que eles nos darão em Austin, que é uma pista que geralmente exige pneus muito mais macios do que a da Argentina", disse.
"Pode ser que, por razões de segurança, eles forneçam pneus mais duros - até mesmo mais duros do que os que utilizamos na corrida em Termas. É complicado, mas o que eu espero que não tenhamos mais episódios como os de Baz e Redding. Mas não depende de nós, depende da Michelin", afirmou.
Após os acidentes, chegou-se a levantar a hipótese de, por estarem entre os pilotos mais altos do grid - Baz mede 1,91m e Redding 1,85m - o peso deles teria influenciado nos estouros da borracha. No incidente com Baz, a Michelin colocou a culpa na Avintia, que teria colocado uma pressão muito baixa nos pneus da Ducati do francês. Lorenzo, entretanto, não se convenceu com tal explicação.
"Ninguém sabe exatamente o que aconteceu: se foi um furo no pneu, como alguns dizem, ou algo com a pressão dos pneus. Alguns dizem que a pressão do pneu dele estava dentro dos padrões. Mas não creio que um piloto pesando 100 kg ou utilizando a metade da pressão deveria sofrer um problema do tipo", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.