Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Lorenzo testa freio traseiro acionado por polegar

Buscando a melhor adaptação possível ao estilo de pilotagem requerido pela GP17, Jorge Lorenzo testa sistema de freio traseiro operado com o polegar esquerdo em bateria de testes em Phillip Island

Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team

Jorge Lorenzo quer se adaptar o mais rápido possível à Ducati. O time italiano também quer fazer a parte dele, já que a Desmosedici GP17 exige um estilo de pilotagem diferente do qual o espanhol estava acostumado nos últimos nove anos de Yamaha, especialmente nas freadas.

Nas primeiras sessões de testes de 2017, Lorenzo explicou que a maior dificuldade está nas freadas. "Nesta moto, você precisa frear mais tarde e entrar nas curvas enquanto ainda está freando. Este é o estilo de Andrea Dovizioso agora e é bastante diferente do meu no início dos testes", disse.

Um dos elementos fundamentais para 'domar' a Ducati é o freio traseiro, algo que não tinha tanta influência na Yamaha. Para facilitar a adaptação de Lorenzo, os técnicos da equipe italiana vão dar ao espanhol um sistema de freio traseiro operado pelo polegar da mão esquerda, algo já utilizado por Dovizioso no passado.

"Jorge entendeu a necessidade de mudar o estilo de pilotagem, usando muito mais o freio traseiro do que ele estava acostumado até então. Por isso ele entrou na pista mesmo com condições climáticas desfavoráveis, já que queria seguir com o aprendizado", disse Davide Tardozzi, diretor do time de Borgo Panigale. 

Tardozzi confirmou que Lorenzo testará o sistema alternativo de freio, o que deve acontecer em Phillip Island. "Queremos que ele teste, o que vai acontecer na Austrália", afirmou.

Lorenzo tem experiência com sistemas diferentes de freio, tendo testado o acionamento com o polegar há dois anos, nos testes de pré-temporada em Sepang.

O conceito, porém, surgiu muito antes: Mick Doohan foi o primeiro a utilizá-lo, após o grave acidente sofrido no GP da Holanda de 1992, quando o australiano quase perdeu a perna direita.

Artigo anterior Honda apresenta moto para temporada 2017
Próximo artigo Para Iannone, teste em Sepang foi "além das expectativas"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros