Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP do México em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP do México em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 do GP do México em Tempo Real
F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título

F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título
F1: Red Bull traz série de atualizações para o GP do México que podem ajudar Verstappen

F1: Red Bull traz série de atualizações para o GP do México que podem ajudar Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull traz série de atualizações para o GP do México que podem ajudar Verstappen
Stock Car: Rafael Reis 'voa' no primeiro treino livre de Campo Grande

Stock Car: Rafael Reis 'voa' no primeiro treino livre de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Rafael Reis 'voa' no primeiro treino livre de Campo Grande
Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2
Moto2
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2
Últimas notícias

Lorenzo testa freio traseiro acionado por polegar

Buscando a melhor adaptação possível ao estilo de pilotagem requerido pela GP17, Jorge Lorenzo testa sistema de freio traseiro operado com o polegar esquerdo em bateria de testes em Phillip Island

Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team

Jorge Lorenzo quer se adaptar o mais rápido possível à Ducati. O time italiano também quer fazer a parte dele, já que a Desmosedici GP17 exige um estilo de pilotagem diferente do qual o espanhol estava acostumado nos últimos nove anos de Yamaha, especialmente nas freadas.

Nas primeiras sessões de testes de 2017, Lorenzo explicou que a maior dificuldade está nas freadas. "Nesta moto, você precisa frear mais tarde e entrar nas curvas enquanto ainda está freando. Este é o estilo de Andrea Dovizioso agora e é bastante diferente do meu no início dos testes", disse.

Um dos elementos fundamentais para 'domar' a Ducati é o freio traseiro, algo que não tinha tanta influência na Yamaha. Para facilitar a adaptação de Lorenzo, os técnicos da equipe italiana vão dar ao espanhol um sistema de freio traseiro operado pelo polegar da mão esquerda, algo já utilizado por Dovizioso no passado.

"Jorge entendeu a necessidade de mudar o estilo de pilotagem, usando muito mais o freio traseiro do que ele estava acostumado até então. Por isso ele entrou na pista mesmo com condições climáticas desfavoráveis, já que queria seguir com o aprendizado", disse Davide Tardozzi, diretor do time de Borgo Panigale. 

Tardozzi confirmou que Lorenzo testará o sistema alternativo de freio, o que deve acontecer em Phillip Island. "Queremos que ele teste, o que vai acontecer na Austrália", afirmou.

Lorenzo tem experiência com sistemas diferentes de freio, tendo testado o acionamento com o polegar há dois anos, nos testes de pré-temporada em Sepang.

O conceito, porém, surgiu muito antes: Mick Doohan foi o primeiro a utilizá-lo, após o grave acidente sofrido no GP da Holanda de 1992, quando o australiano quase perdeu a perna direita.

Artigo anterior Honda apresenta moto para temporada 2017
Próximo artigo Para Iannone, teste em Sepang foi "além das expectativas"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros