Lorenzo testa freio traseiro acionado por polegar
Buscando a melhor adaptação possível ao estilo de pilotagem requerido pela GP17, Jorge Lorenzo testa sistema de freio traseiro operado com o polegar esquerdo em bateria de testes em Phillip Island
Jorge Lorenzo quer se adaptar o mais rápido possível à Ducati. O time italiano também quer fazer a parte dele, já que a Desmosedici GP17 exige um estilo de pilotagem diferente do qual o espanhol estava acostumado nos últimos nove anos de Yamaha, especialmente nas freadas.
Nas primeiras sessões de testes de 2017, Lorenzo explicou que a maior dificuldade está nas freadas. "Nesta moto, você precisa frear mais tarde e entrar nas curvas enquanto ainda está freando. Este é o estilo de Andrea Dovizioso agora e é bastante diferente do meu no início dos testes", disse.
Um dos elementos fundamentais para 'domar' a Ducati é o freio traseiro, algo que não tinha tanta influência na Yamaha. Para facilitar a adaptação de Lorenzo, os técnicos da equipe italiana vão dar ao espanhol um sistema de freio traseiro operado pelo polegar da mão esquerda, algo já utilizado por Dovizioso no passado.
"Jorge entendeu a necessidade de mudar o estilo de pilotagem, usando muito mais o freio traseiro do que ele estava acostumado até então. Por isso ele entrou na pista mesmo com condições climáticas desfavoráveis, já que queria seguir com o aprendizado", disse Davide Tardozzi, diretor do time de Borgo Panigale.
Tardozzi confirmou que Lorenzo testará o sistema alternativo de freio, o que deve acontecer em Phillip Island. "Queremos que ele teste, o que vai acontecer na Austrália", afirmou.
Lorenzo tem experiência com sistemas diferentes de freio, tendo testado o acionamento com o polegar há dois anos, nos testes de pré-temporada em Sepang.
O conceito, porém, surgiu muito antes: Mick Doohan foi o primeiro a utilizá-lo, após o grave acidente sofrido no GP da Holanda de 1992, quando o australiano quase perdeu a perna direita.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.