Márquez diz que pedra no olho o atrapalhou em última tentativa
Espanhol acredita que poderia ter melhorado quinto lugar caso tivesse entendido que tinha problema no olho
O líder do Campeonato de MotoGP, Marc Marquez, disse que o acidente na qualificação em Misano o deixou com "uma pequena pedra" em seus olhos para sua última corrida.
Marquez pressionava para desafiar a pole provisória do piloto da Ducati, Jorge Lorenzo, quando ele caiu na curva esquerda do 15º Turno e rolou pelo cascalho.
Ele estava de pé imediatamente, no entanto, e rapidamente pegou uma carona em uma scooter antes de correr pelo paddock e montar sua outra moto Honda RC213V.
No entanto, apesar de ter tempo para fazer mais duas voltas, Marquez não conseguiu melhorar o seu tempo e foi reduzido a quinto até ao final da sessão.
"Olha, não é uma desculpa - mas quando eu caí, a viseira se abriu", explicou Marquez depois. “E então eu fui tão rápido em pegar a segunda bicicleta e tive uma pequena pedra no meu olho.
“Era tão difícil de ser preciso, era difícil se concentrar. E quando eu chego na caixa eu coloco água no meu olho, eu estava bem, então eles tiraram a pedra.
“Eu fui muito rápido [para subir na moto] e não percebi. Eu senti algo, mas eu disse 'eu quero a moto, eu quero a moto'.
“Até o cara com a scooter estava empurrando muito. Às vezes era assustador porque [temi] que iríamos dormir, mas ele fez um ótimo trabalho. E sim, infelizmente eu não consegui melhorar o tempo de vida, mas estava tudo bem ”.
O acidente aconteceu na segunda corrida de Q2 de Marquez, e o espanhol disse que o risco de um acidente desempenhou um papel em sua escolha de estratégia.
“É uma estratégia para o caso [algo acontece] - porque eu já senti como, 'hmm, talvez no máximo vamos ver o que acontece', porque você já sente quando tem uma grande chance de quebrar ou menos - e dessa vez eu sabia isso era um risco ”.
Marquez disse que a grande diferença entre o pneu médio traseiro que ele usou em simulações de corrida e o composto suave que ele correu na qualificação foi um fator no acidente, já que "o equilíbrio da moto estava mudando bastante".
Ao dobrar o pneu dianteiro na curva 15, ele tentou levantar-se com o cotovelo esquerdo antes de desistir e largar a moto.
"A coisa é que perdi a frente muito cedo, quando não espero, porque inclino a moto muito agressiva", explicou.
“Espero sempre perder mais tarde e depois não estava pronto para o cotovelo. Tentei salvar, mas senti que estava chegando ao cascalho, à parede, e abaixei meus ombros, que são importantes para proteger [de lesões]. ”
"Este foi um grande acidente e é importante estar em forma."
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont
Marc Marquez, Repsol Honda Team crash
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.