Relato de classificação

Márquez domina pista úmida e é pole em Termas; Rossi é 7º

Atual campeão levou Honda à primeira pole na temporada 2017 da MotoGP; Maverick Viñales decepcionou e larga apenas em 6º, enquanto Karel Abraham surpreendeu e parte em segundo

Qualifying: second place Karel Abraham, Aspar Racing Team, polesitter Marc Marquez, Repsol Honda Team, third place Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Márquez não deu chance aos rivais e conquistou a pole position para o GP da Argentina. Neste sábado (8), o espanhol dominou a pista molhada e conseguiu com facilidade a primeira posição no grid de largada em Termas de Rio Hondo.

Karel Abraham, com uma Desmosedici GP15, surpreendeu na Argentina e larga em segundo. Cal Crutchlow completa a primeira fila. Valentino Rossi, que teve de passar pelo Q1, larga na sétima posição.

Maverick Viñales, vencedor do GP do Catar e líder do campeonato, não andou bem no piso úmido e parte da sexta posição.

A classificação

A chuva veio após a classificação da Moto3 e já influenciou no quarto treino livre. O Q1 já prometia fortes emoções pelos nomes que participavam – Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo, entre outros – ganhou contornos ainda mais dramáticos com a pista molhada.

A disputa foi intensa e, no finalzinho, Rossi – quevinha discreto – tirou um coelho da cartola e passou para o Q2, junto com Pedrosa, o mais veloz do Q1. Dovizioso e Lorenzo ficaram pelo caminho.

Para a fase decisiva da classificação, a chuva parecia diminuir, mas a pista seguia molhada. Entretanto, Márquez não quis dar chance aos adversários e, com 1min47s512, garantiu com facilidade a pole position.

A grande surpresa da sessão ficou por conta de Abraham, que conquistou uma surpreendente segunda posição no grid, a 0s763 do tempo de Márquez. Crutchlow, costumeiramente veloz em piso molhado, completou a primeira fila, a apenas 0s003 de Abraham.

Viñales, líder do campeonato, não se deu bem com o asfalto úmido na Argentina e, apesar de dominar os treinos em pista seca, larga apenas em sexto, completando uma segunda fila formada por Danilo Petrucci e Pedrosa.

Rossi tentou melhorar o tempo até o último segundo, mas não passou da sétima posição, a 1s760 do tempo de Márquez.

Confira o grid de largada:

Pos. Num. Piloto Equipe Moto Tempo
1 93 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 1'47.512
2 17 Karel ABRAHAM Pull&Bear Aspar Team Ducati 1'48.275
3 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda Honda 1'48.278
4 9 Danilo PETRUCCI OCTO Pramac Racing Ducati 1'48.908
5 26 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 1'49.008
6 25 Maverick VIÑALES Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 1'49.218
7 46 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 1'49.272
8 41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 1'49.323
9 76 Loris BAZ Reale Avintia Racing Ducati 1'49.630
10 19 Alvaro BAUTISTA Pull&Bear Aspar Team Ducati 1'49.724
11 94 Jonas FOLGER Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1'49.825
12 29 Andrea IANNONE Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1'50.725
13 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 1'49.488
14 5 Johann ZARCO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1'49.916
15 45 Scott REDDING OCTO Pramac Racing Ducati 1'50.048
16 99 Jorge LORENZO Ducati Team Ducati 1'50.310
17 43 Jack MILLER EG 0,0 Marc VDS Honda 1'50.319
18 44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 1'50.673
19 38 Bradley SMITH Red Bull KTM Factory Racing KTM 1'50.676
20 53 Tito RABAT EG 0,0 Marc VDS Honda 1'50.910
21 8 Hector BARBERA Reale Avintia Racing Ducati 1'51.058
22 22 Sam LOWES Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 1'51.199
23 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1'52.340

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dovizioso diz que esteve “muito perto” de voltar à Honda
Próximo artigo Viñales exalta grid à frente de Rossi: "ele é mago na chuva"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil