MotoGP aposenta número #69 de Nicky Hayden
Categoria vai retirar oficialmente o #69 de Nicky Hayden como uma homenagem ao campeão de 2006
A MotoGP vai aposentar o número #69 que pertenceu a Nicky Hayden. Um evento acontecerá no GP das Américas, em Austin, em abril, para marcar a ocasião.
Hayden morreu em consequência de ferimentos na cabeça sofridos em um acidente de trânsito em 2017.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, promotora da MotoGP, afirmou: "Nicky Hayden foi um dos maiores deste paddock e um exemplo fantástico como piloto dentro da pista e fora dela.”
"É um grande prazer homenagear seu legado mais uma vez e garantir que o número #69 permaneça como sinônimo de lenda e campeão."
Hayden usou o #69 ao longo de sua carreira na MotoGP.
Ele chegou à categoria com a Honda como campeão do AMA American Superbike em 2003, e conquistou o título em um confronto dramático com Valentino Rossi em sua quarta temporada.
Apesar de Hayden não ter vencido mais nenhuma corrida após o ano de seu campeonato, ele permaneceu com a Honda e depois com a equipe oficial da Ducati até se mudar para o time satélite da Aspar em 2014.
Ele mudou para o World Superbike em 2016, mas fez mais duas aparições na MotoGP no final do ano.
Seu pai, Earl, chamou a decisão da MotoGP de aposentar o número de Hayden como "uma grande honra" e ficou muito satisfeito pelo evento acontecer em Austin.
"É muito apropriado que isso seja feito na corrida dos EUA, já que essas corridas significaram muito para Nicky e ele esperava muito por elas todos os anos", disse Earl Hayden.
"Para mim, em particular, este será um evento muito especial porque o #69 foi o meu número quando corri e fiquei muito orgulhoso de ver Nicky correr com o #69 nas suas motos durante toda a sua carreira.”
"Em nome de toda a minha família, gostaria de agradecer de forma especial à Dorna por homenagear Nicky desta maneira especial, juntamente com os muitos outros gestos que fizeram para nos apoiar nos momentos difíceis."
O número de Hayden é o sexto a ser formalmente aposentado da MotoGP.
O #48 de Shoya Tomizawa, o #58 de Marco Simoncelli e o #74 de Daijiro Kato foram todos retirados após suas mortes, enquanto o #34 de Kevin Schwantz e o #65 de Loris Capirossi foram aposentados em homenagem às suas conquistas.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.