Últimas notícias

MotoGP - Capacete, macacão, botas: Quais marcas os pilotos usam e quanto eles recebem?

Proteções são uma parte fundamental de sua segurança, bem como uma fonte de renda extra que pode ultrapassar um milhão de euros

Fabio Quartararo, Yamaha MotoGP Team

Por regulamento, os pilotos da MotoGP são obrigados a competir com equipamentos de proteção aprovados pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), sejam luvas, botas, macacões e, acima de tudo, o capacete, a parte mais importante da segurança do piloto dentro e fora da pista.

As corridas são um campo de testes imbatível para os fabricantes desses produtos, que, assim como os capacetes, são obrigatórios para milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a obrigação de usar luvas, botas e macacões não seja tão rigorosa fora dos circuitos, a necessidade de usá-los está se tornando cada vez mais um requisito de segurança para motociclistas comuns.

Leia também:

Isso faz com que os fabricantes invistam grandes somas de dinheiro, tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto em promoção por meio do patrocínio de pilotos, para que o usuário final nas ruas acabe comprando seus produtos, tendo os pilotos como chamariz.

Jorge Martín, Aprilia Racing Team, es uno de los tres pilotos de MotoGP que usa casco Alpinestars

Jorge Martin, da Aprilia Racing Team, é um dos três pilotos da MotoGP que usam capacetes Alpinestars.

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Atualmente, há vários fabricantes de capacetes presentes no grid da MotoGP, incluindo a italiana AGV, a japonesa Shoei e, desde o ano passado, a Alpinestars, que venceu o campeonato com Jorge Martin, um dos três embaixadores no grid da categoria rainha que, a partir de 2024, usou o novo capacete desenvolvido pelo fabricante.

A Alpinestars é a líder absoluta quando se trata de equipar os pilotos da MotoGP, mas nesta temporada, por vários motivos, houve algumas mudanças interessantes.

Por exemplo, Jack Miller, um dos embaixadores mais conhecidos do fabricante, teve que mudar o fornecedor de seus trajes e botas para a Dainese devido ao acordo que sua nova equipe, a Pramac, tem com a marca. Por outros motivos, pilotos como Alex Rins e Raúl Fernández, que até o ano passado usavam roupas da Alpinestars, mudaram para a Ixon e a Dainese, respectivamente.

Mas o caso mais inesperado, sem dúvida, é o do piloto de testes e desenvolvimento da KTM, Dani Pedrosa, que depois de 18 anos usando roupas da Alpinestars, este ano usará Dainese, o fabricante com o qual ele fez sua estreia na categoria rainha em 2006.

Tras toda una vida con Alpinestars, Dani Pedrosa, sorprendió en los test de Sepang vistiendo Dainese

Depois de uma vida inteira com a Alpinestars, Dani Pedrosa surpreendeu no teste de Sepang vestindo Dainese.

Foto de: Dorna

Um caso curioso é o das botas. Enquanto todos os pilotos que usam macacão e luvas Dainese ou Alpinestars completam seu equipamento com a mesma marca de calçados, outros fabricantes, como Ixon, Furygan ou a japonesa Kushitani, que chega à MotoGP com o novato Ai Ogura, não têm esse equipamento homologado.

Pilotos como Brad Binder e Johann Zarco, que usaram botas TCX no ano passado, mudaram para Sidi e Forma, respectivamente, nesta temporada, enquanto outros, como Rins e Miguel Oliveira, que usam macacões e luvas Ixon, complementam com calçados Alpinestars.

O capacete de um milhão de euros

Todos os pilotos do grid da MotoGP recebem uma compensação financeira por usarem uma determinada marca de capacete e traje, alguns mais do que outros, é claro.

"Na MotoGP, todos os pilotos, sem exceção, são pagos por seu capacete e macacão", disse um dos agentes de pilotos mais habilidosos e experientes do paddock ao Motorsport.com. "Na Moto2 e na Moto3, pode haver um ou outro piloto que receba apenas material ou apoio, mas são poucos e raros", acrescenta.

Aunque ha tenido oportunidad de mejorar su contrato, Marc Márquez, ha preferido mantenerse fiel a su proveedor de cascos

Embora tenha tido a oportunidade de melhorar seu contrato, Marc Márquez preferiu permanecer fiel ao seu fornecedor de capacetes.

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Na MotoGP, todos os pilotos são pagos", confirma outro executivo especialista nesse tipo de negociação. "A faixa é de 250 mil euros [R$ 1.490.575] a dois milhões de euros [R$ 11.924.600] para capacetes e trajes", diz ele.

Durante anos, as marcas japonesas de capacetes dominaram o grid e não pagavam grandes quantias, mas, em 2013, Jorge Lorenzo, então piloto da Yamaha e bicampeão da categoria rainha, anunciou que passaria a usar capacetes da marca coreana HJC, que lhe pagava um milhão de euros por ano para usar uma de suas peças.

A notícia abalou o mercado de fabricantes, especialmente europeus e japoneses, que tiveram de começar a negociar com seus pilotos de referência para tentar segurar o cachê dos mais chamativos.

Embora as marcas japonesas, como Shoei ou Arai, não tenham o hábito de pagar grandes quantias até hoje, outros fabricantes, como a HJC, o fazem, pois seu mercado de réplicas é de milhares de unidades por ano, com lucros enormes.

Depois de alguns anos de contenção, a HJC voltou ao ataque em 2023 com Fabio Quartararo que, até hoje, recebe cerca de 1,2 milhão de euros para usar os capacetes da marca coreana.

Fabio Quartararo es el piloto mejor pagado de la parrilla en concepto de casco y mono, además de tener la ficha más alta

Fabio Quartararo é o piloto mais bem pago do grid em termos de capacete e traje, além de ter o maior salário.

Foto de: Yamaha MotoGP

"Os melhores pilotos da MotoGP neste momento estão em torno de 600 ou 700 mil euros por ano", explica o agente de pilotos.

"Na MotoGP, a faixa de preço está entre esse valor e pelo menos 150 mil euros. A isso você tem que adicionar entre 100 e 500 mil euros pelo traje", acrescenta, o que faria com que o piloto francês da Yamaha ficasse perto de dois milhões de euros por ano pelo pacote completo, tornando-o o piloto mais bem pago do grid nesse aspecto, além de ter o maior salário após sua renovação com a Yamaha no início de 2024.

Marc Márquez, o piloto mais popular do momento, usa capacete Shoei e macacão Alpinestars e, embora não se saiba o valor que recebe de ambos os fabricantes, seria mais de um milhão e meio de euros por ano, no mínimo, por todo o pacote, sendo o segundo piloto mais bem pago.

Jorge Martín, campeão da MotoGP em 2024, usa o capacete e o traje da mesma marca, Alpinestars, e somando os dois conceitos, o valor ficaria entre 1,1 e 1,3 milhão de euros, quantia semelhante à recebida por Pecco Bagnaia.

Pedro Acosta tem garantido cerca de 800 mil euros por ano pelo pacote completo de capacete e macacão, um valor que aumenta dependendo dos resultados.

Joan Mir, Honda HRC, ha cambiado este año su marca de toda la vida, AGV, a la japonesa Kabuto

Joan Mir, da Honda HRC, trocou este ano sua marca de longa data, a AGV, pela marca japonesa Kabuto.

Foto de: Honda Racing

Outro piloto que mudou seu fornecedor de capacete este ano foi Joan Mir. O piloto da Honda, que sempre usou a marca italiana AGV, estreou em novembro do ano passado no teste de Barcelona com um novo parceiro, a Kabuto.

Oliveira, de Portugal, também trocou a Shark pela HJC, melhorando em ambos os casos o valor recebido.

Pilotos como Maverick Viñales (Arai) ou o próprio Márquez, em algum momento, receberam ofertas para mudar de fornecedor de capacete, mas priorizaram a segurança e a qualidade, bem como a lealdade, em detrimento do dinheiro, embora atualmente todos os capacetes aprovados pela FIM garantam a integridade dos pilotos no campeonato mundial.

Confira os kit dos pilotos da MotoGP de 2024 a 2025:

Piloto

Capacete 2024/25

Macacão/Luvas 2024/25

Botas 2024/25

J. Martin

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

P. Bagnaia

Suomy/Suomy

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

M. M. Márquez

Shoei/Shoei

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

E. Bastianini

KYT/KYT

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

B. Binder

HJC/HJC

Ixon/Ixon

TCX/Sidi

P. Acosta

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

M. Viñales

Arai/Arai

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

A. Márquez

Shoei/Shoei

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

F. Morbidelli

AGV/AGV

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

F. Di Giannantonio

Shoei/Shoei

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

M. Bezzecchi

AGV/AGV

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

F. Quartararo

HJC/HJC

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Alpinestars

J. Miller

Alpinestars/Alpinestars

Alpinestars/Dainese

Alpinestars/Dainese

M. Oliveira

Shark/HJC

Ixon/Ixon

Alpinestars/Alpinestars

R. Fernández

Shark/Shark

Alpinestars/Dainese

Alpinestars/Dainese

J. Zarco

Shark/Shark

Furygan/Furygan

TCX/Forma

A. Rins

Scorpion/Scorpion

Alpinestars/Ixon

Alpinestars/Alpinestars

J. Mir

AGV/Kabuto

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

L. Marini

AGV/AGV

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

F. Aldeguer

LS2/LS2

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

Ai Ogura

Arai/Arai

Kushitani/Kushitani

Alpinestars/Alpinestars

D. Pedrosa

Arai/Arai

Alpinestars/Dainese

Alpinestars/Dainese

P. Espargaró

AGV/AGV

Dainese/Dainese

Dainese/Dainese

A. Fernández

KYT/KYT

Revit/Revit

TCX/Alpinestars

DUCATI em ALTA, MARTÍN em APUROS, YAMAHA melhor e MÁRQUEZ/BAGNAIA; testes Sepang com FAUSTO MACIEIRA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Marc Marquez
Fabio Quartararo
Francesco Bagnaia
Jorge Martin
Brad Binder
Marco Bezzecchi
Pedro Acosta
Red Bull KTM Factory Racing
Aprilia Racing Team
Pramac Racing
Movistar Yamaha MotoGP
Ducati Team
Repsol Honda Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Márquez sobre testes na Malásia: "Eu me dou uma nota oito de dez"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros