MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações
No entanto, o espanhol não esperar receber mais do que os outros pilotos que correm com a GP24 da marca italiana

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Ducati deu a entender que Álex Márquez poderia ser recompensado com algumas atualizações, mas o piloto da Gresini não está esperando nenhum tratamento especial no final da temporada da MotoGP. Sua moto provavelmente evoluirá um pouco, como as dos outros pilotos da GP24.
Depois de uma queda de desempenho antes da pausa de verão, Álex Márquez se recuperou nas duas últimas corridas. Ele foi o piloto de melhor desempenho em Barcelona e venceu no domingo, além de ter terminado entre os três primeiros novamente nas duas corridas em Misano, um circuito que já lhe causou problemas no passado.
O piloto da Gresini é o último rival de Marc Márquez pelo título e, embora não acredite que consiga superá-lo na disputa pelo troféu de 2025, ele consolidou seu segundo lugar no campeonato mundial nas últimas semanas.
Esses desempenhos não passaram despercebidos pela Ducati. O caçula da família Márquez pilota a GP24 da última temporada, mas em breve poderá se beneficiar de equipamentos mais recentes.
"Vamos recompensá-lo", disse o chefe de equipe da Ducati, Davide Tardozzi, de acordo com o jornal Marca. "Álex será recompensado tecnicamente. Gigi Dall'Igna sempre se lembra dos pilotos rápidos, então Álex receberá algo".O suficiente para lhe dar esperança de uma GP26 ? "Eu não disse isso!", respondeu Tardozzi.
Seus comentários, no entanto, sugeriram que Álex Márquez poderia se beneficiar de algumas mudanças no teste de Misano na segunda-feira, mas esse não foi o caso. " Não sei com quem Davide falou sobre uma recompensa", brincou Álex Márquez após o teste, depois de ser questionado pelo Motorsport.com sobre o assunto. "Às vezes você fala demais no calor do momento".

Álex Márquez conquistou a vitória em Barcelona.
Foto de: Josep Lago / AFP via Getty Images
E mesmo que Marc Márquez tenha julgado em várias ocasiões que as diferenças entre os modelos 2024 e 2025 são muito pequenas, enquanto, por outro lado, Pecco Bagnaia não consegue redescobrir uma boa sensação com a GP25. Álex Márquez pretende tirar proveito de certos desenvolvimentos no final do ano. No entanto, ele não está esperando nenhum tratamento especial.
"Acho que teremos alguns pequenos desenvolvimentos antes do final da temporada, coisas que os pilotos oficiais têm. Não apenas para mim, mas para todas as GP24s. Mas são coisas muito pequenas, tão pequenas que você mal consegue vê-las. Elas podem ajudar na corrida, com relação à temperatura de certas partes, mas, fora isso, não são grandes mudanças. Todos os pilotos da GP24 terão essa possibilidade, e isso é positivo'.
Nesse meio tempo, Álex Márquez se concentrou em sua configuração durante o teste de Misano. Em particular, ele procurou tirar melhor proveito do controle de estabilidade que apareceu em todas as motos no Red Bull Ring, com o objetivo de obter um ganho de desempenho.
"Nós nos concentramos um pouco na eletrônica, para experimentar coisas novas. Desde a Áustria, temos o novo [software] para o sistema eletrônico. Depois de todas essas corridas, eles têm informações, então tentaram melhorar um pouco. Temos trabalhado nisso, apenas para tentar melhorar e progredir com o que está acontecendo nesse sistema eletrônico. Quanto ao resto, foram pequenas mudanças na configuração, portanto, nada de mais".

Álex Márquez
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
"[O controle de estabilidade] é para segurança, mas também estamos tentando melhorar o desempenho, especialmente quando o pneu se degrada: de acordo com os dados deles, é mais fácil para o piloto", acrescentou Álex Márquez. "Não sou um grande fã do controle de estabilidade, o piloto deveria fazer mais diferença, mas ele está nos regulamentos e é preciso aproveitá-lo".
O espanhol também sentiu que havia feito algum progresso em comparação com o fim de semana dE corridas: "Eu estava um pouco mais rápido com os pneus novos. Na corrida [de domingo], eu estava com um pouco de dificuldade nas últimas voltas".
'[Na segunda-feira], consegui dirigir em um ritmo um pouco mais consistente e me senti um pouco melhor. Talvez tenhamos encontrado algo na configuração, mas não muito. Apenas um pouco mais de equilíbrio, mas nada demais. Foi realmente um teste fácil para nós".
Com Germán Garcia Casanova
DIOGO vice-líder! MARC 1º, Bezzecchi 2º: HEPTA no Japão? ÁLEX NA VAGA DE PECCO? Preços GP Brasil. MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.